Com “amadurecimento”, BMW diz entender bom começo melhor que em 2019

O diretor-esportivo da BMW, Jens Marquadt, lembrou do começo forte na temporada passada para afirmar que a fábrica está mais pronta para o que vai encontrar no restante do campeonato agora, que vive o segundo ano como time oficial. O objetivo, como ele destaca, é transformar o bom começo em boa temporada

Um ano atrás, na temporada 2018/19 da Fórmula E, a BMW passou pela pré-temporada como grande favorita ao campeonato. Após vencer a primeira corrida, entretanto, o ritmo caiu e a fábrica alemã ficou fora de qualquer briga pelo título. O bom começo na atual temporada, na Arábia Saudita, traz otimismo, mas medo de repetir a decepção de um ano atrás, mas a equipe se enxerga mais pronta para o desafio que vem pela frente. 
 
O diretor-esportivo da BMW, Jens Marquadt falou sobre o assunto antes da viagem para o eP de Santiago, no próximo dia 18. Segundo ele, ano passado o time pagou o preço do noviciado, uma vez que era o ano 1 da BMW como equipe de fábrica na Fórmula E. Agora, com muito mais experiência, a abordagem ao restante do campeonato é diferente. 
 
"A equipe aprendeu e amadureceu desde esse período do ano passado. Nós, juntos, amarramos as coisas. O desafio será converter o bom início em boa temporada, mas acredito que, com uma temporada já feita, temos uma compreensão melhor sobre isso do que tínhamos ano passado", disse ao site inglês 'E-Racing365'.
Alexander Sims (Foto: FIA Fórmula E)
Marquadt destacou como mudanças positivas algumas trocas de postos realizados com profissionais que já faziam parte da BMW no passado. Sem demissões ou contratações, necessariamente, a reorganização de responsabilidade ajudou.
 
"Fizemos algumas mudanças, mas não muitas. Por exemplo, Valentino Conti, que lidera nossa organização da parte da BMW, foi o engenheiro de Alexander ano passado. Ele conhece bem o time e o setup. Loic [Deschamps] estava na parte de desempenho, mas agora é o engenheiro de Sims. Mexemos algumas pessoas, mas mudamos muito dentro do time. Está tudo muito positivo, mas ainda é o começo", seguiu.
 
Outro destaque foi com relação à experiência. Por ter um ano de vantagem, a BMW está posicionada melhor que as rivais Porsche e Mercedes e está em posição de competir mais de perto com Audi e DS, por exemplo.
 
"Na FE, experiência vale muito. Olhe para os últimos campeões, olha quantos novatos foram bem-sucedidos. Não é apenas para os pilotos, mas também para as equipes. É um ambiente especial. Há sempre situações que são inéditas. Temporada passada foi a primeira para nossa equipe na parte de configurações de um ano inteiro, mas trabalhamos com a Andretti por um ano e meio, o que nos ajudou. Estamos em posição melhor agora que ano passado, não há dúvida", argumentou.
 
Pergunta recorrente após António Félix da Costa deixar a equipe rumo à DS Techeetah foi sobre o papel de Alexander Sims no time. Segundo Marquadt, o inglês pode, sim, tornar-se líder do time. Maximilian Günther, em seu primeiro ano de BMW, tem tudo para auxiliar, ele destaca.
Alexander Sims (Foto: FIA Fórmula E/Divulgação)
"Claro, Sims está com o time pelo segundo ano [na FE] e trabalha conosco há algum tempo. Definitivamente ele vê que pode ter sucesso na categoria, então, por tudo que sabemos, certamente pode ser o líder da equipe na pista. Creio que Maximilian é o cara que anda ao lado dele, o parceiro, alguém que pode dar munição durante a temporada. Os dois juntos formam uma combinação fortíssima", elogiou
 
Sobre o plano para Santiago, segunda etapa do campeonato, Marquadt lembrou o que aconteceu na segunda corrida do ano passado, em Marrakech: a BMW partia para uma dobradinha quando um acidente tirou ambos do páreo e António Félix da Costa acabou abandonando. "[O plano é] ter certeza de que nossos dois pilotos, caso estejam em posição de liderança, não batam um no outro. Esse seria o plano A".
 
O eP de Santiago está marcado para o sábado e será o primeiro da temporada realizado sem a companhia do Jaguar eTrophy. Na rodada dupla de Ad Diriyah, Sims fez as duas poles e venceu uma das corridas, saindo, assim, como líder do campeonato.
 
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.