Como era de se esperar, as e.dams estavam escondidas em algum lugar no meio do pelotão e nos cinco últimos minutos do primeiro treino livre para o eP de Pequim, ainda na noite brasileira desta sexta-feira (23), e trucidaram a competição. Sébastien Buemi, diferente do que aconteceu no treino coletivo pela manhã, foi melhor que o companheiro.
Na realidade, o 1min36s991 de Buemi bateu o recorde do circuito de rua do Parque Olímpico na capital chinesa. E novamente mostrou que a equipe francesa sai na frente das rivais ao menos em termos de ritmo de classificação.
Atrás de ambos, a Dragon deu um pontapé promissor. A segunda colocada no Campeonato de Equipes do ano inicial ficou com as posições três e quatro. Loïc Duval acabou batendo Jérôme D'Ambrosio com voltas também nos instantes finais, emulando Buemi e Prost.
Sébastien Buemi (Foto: F-E)
Líder na maior parte do treino, Sam Bird ficou com o quinto lugar. Nick Heidfeld ficou com o sexto lugar, mas foi quem mais andou entre os dez primeiros. Stéphane Sarrazin, Daniel Abt, Oliver Turvey e António Félix da Costa encerraram o top-10. Bruno Senna, 11º, foi o melhor entre os três brasileiros.
Assim como Heidfeld e Senna, Simona de Silvestro também deu 20 voltas durante a sessão – eles foram os três a rodar mais. Quem andou menos de uma dezena de vezes, no entanto, foi Piquet, que bateu na barreira de proteção ainda nos primeiros minutos do treino. Problemas para a sequência do dia do brasileiro.
Confira como foi o treino:
A primeira atividade do ano da F-E começou com, digamos, pouca velocidade. Os pilotos, em geral, correram para ir à pista, mas com pouquíssima velocidade. Quem marcou o tempo mais veloz de início, para se ter uma ideia, foi Sam Bird: 1min41s280.
Eram cerca de 4s mais lento que o tempo mais rápido anotado no teste coletivo. Em 10 minutos de treino, alguns pilotos já completavam 10 voltas. Simona de Silvestro, Nicolas Prost e as duas Mahindra já se adiantavam em acumular mais quilometragem.
23 minutos para o final do treino quando Nelsinho Piquet tinha problemas. O atual campeão perdeu o controle do carro logo na saída do pit-lane e acabou batendo na barreira protetora. Imediatamente, os comissários pediram que Piquet se reportasse a eles. A equipe foi rápida em entrar em contato com os comissários.
Nelsinho Piquet bateu na saída do pit-lane no TL1 (Foto: Reprodução/Twitter)
Bruno Senna e Nick Heidfeld foram aos boxes para trocar os carros e andar um pouco com ambos na sessão inicial do dia. Enquanto isso, na frente, Bird fazia a primeira volta abaixo da marca de 1min40s: 1min38s594.
Stéphane Sarrazin, Jérôme D'Ambrosio, António Félix da Costa, Sébastien Buemi, Oliver Turvey, Simona, Loïc Duval, Prost e Jean-Éric Vergne completavam o top-10 quando o francês ficou com o carro da Virgin parado na pista, exigindo bandeira vermelha.
Os números de voltas anotadas pararam de crescer na mesma forma como acontecera nas primeiras. 40 minutos rolados, e Simona e Heidfeld, com 16 voltas, eram os que mais haviam entrando em ação.
A três minutos do fim, na realidade, era apenas a volta de Bird que estava abaixo de 1min40s. Só que aí, como de costume, apareceram os carrinhos azuis da e.dams.
De uma vez, Buemi e Prost destruíram a volta de Bird. O suíço passou de passagem também pela volta recorde da pista, anotada pelo companheiro pela manhã. 1min36s991 começava a colocar o tempo mais próximo da realidade da classificação de mais tarde.
No fim das contas, as duas Dragon ainda acabaram conseguindo baixar o tempo de Bird. Assim, duas e.dams, Buemi e Prost, duas Dragon, Duval e D'Ambrosio, a Virgin de Bird, a Mahindra de Heidfeld, a Venturi de Sarrazin, a Audi ABT de Daniel Abt, a China de Turvey e a Aguri de Félix da Costa formaram o top-10.
F-E, Pequim, Treino Livre 1:
1 |
SÉBASTIEN BUEMI |
SUI |
E.DAMS |
1:36.991 |
|
19 |
2 |
NICOLAS PROST |
FRA |
E.DAMS |
1:37.484 |
+0.493 |
19 |
3 |
LOÏC DUVAL |
FRA |
DRAGON |
1:37.890 |
+0.899 |
17 |
4 |
JÉRÔME D'AMBROSIO |
BEL |
DRAGON |
1:38.110 |
+1.119 |
18 |
5 |
SAM BIRD |
ING |
VIRGIN |
1:38.594 |
+1.603 |
16 |
6 |
NICK HEIDFELD |
ALE |
MAHINDRA |
1:40.636 |
+3.645 |
20 |
7 |
STÉPHANE SARRAZIN |
FRA |
VENTURI |
1:40.684 |
+3.693 |
17 |
8 |
DANIEL ABT |
ALE |
AUDI ABT |
1:40.946 |
+3.955 |
10 |
9 |
OLIVER TURVEY |
ING |
CHINA |
1:40.992 |
+4.001 |
18 |
10 |
ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA |
POR |
AGURI |
1:41.061 |
+4.070 |
15 |
11 |
BRUNO SENNA |
BRA |
MAHINDRA |
1:41.212 |
+4.221 |
20 |
12 |
ROBIN FRIJNS |
SUI |
ANDRETTI |
1:41.453 |
+4.462 |
19 |
13 |
SIMONA DE SILVESTRO |
SUI |
ANDRETTI |
1:41.551 |
+4.560 |
20 |
14 |
JEAN-ÉRIC VERGNE |
FRA |
VIRGIN |
1:42.000 |
+5.009 |
13 |
15 |
LUCAS DI GRASSI |
BRA |
AUDI ABT |
1:42.199 |
+5.208 |
15 |
16 |
JACQUES VILLENEUVE |
CAN |
VENTURI |
1:42.590 |
+5.599 |
16 |
17 |
NATHANAËL BERTHON |
FRA |
AGURI |
1:43.695 |
+6.704 |
13 |
18 |
NELSINHO PIQUET |
BRA |
CHINA |
1:56.662 |
+19.671 |
8 |
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.