FE

Com Simona, Calderón e mais cinco pilotas, FE divulga lista de inscritos para teste coletivo de Riad

Ainda com algumas lacunas, a Fórmula E divulgou nesta terça-feira (20) a lista de pilotos inscritos para o testes coletivo de meio de temporada, que vai acontecer em 16 de dezembro. Simona de Silvestro, Tatiana Calderón, Amna Al Qubaisi, Jamie Chadwick, Carmen Jordá, Beitske Visser e Katherine Legge são as pilotas inscritas
Warm Up / Redação GP, do Rio de Janeiro
 Jamie Chadwick (Foto: NIO)

A aguardada e secreta lista de pilotos selecionados para os testes de meio de temporada da Fórmula E, marcado para o dia 16 de dezembro, em Riad, foi divulgada na manhã desta terça-feira (20). O grande destaque da lista vai para o alto número de pilotas: são sete já confirmadas. HWA e Dragon foram as únicas equipes que deixaram espaços ainda em aberto.
 
Além das já confirmadas Simona de Silvestro, com a Venturi, e Tatiana Calderón, com a DS Techeetah, estão no balaio Amna Al Qubaisi (Virgin), Carmen Jordá (Nissan), Katherine Legge (Mahindra), Jamie Chadwick (NIO) e Beitske Visser (BMW).
 
"Estou muito orgulhosa em representar as mulheres de uma forma geral e as mulheres árabes em particular", disse Al Qubaisi, que, sendo dos Emirados Árabes Unidos, é a única pilota do Oriente Médio escalada. "Esse texto é um passo adiante no meu sonho de ter uma carreira profissional no esporte a motor".
 
Chefe da DS Techeetah, Mark Preston mostrou ter gostado da oportunidade de contar com Calderón. “Quando o promotor nos abordou sobre a oportunidade de oferecer uma sessão de teste para uma talentosa pilota, nós agarramos a oportunidade. Imediatamente começamos a pensar sobre pilotos que se encaixariam no teste, e Tatiana esteve no topo de nossa lista”.
Amna Al Qubaisi (Foto: Reprodução/Twitter)
“Ela é incrivelmente talentosa e pensamos que vai fazer um trabalho estelar no teste com a experiência que vai trazer. É também bastante animador ser capaz de mostrar o maravilhoso mundo da FE com nosso carro. Espero que isso de um gostinho de como é a categoria e espero vê-la disputando na FE em um futuro próximo”, completou.
 
Tatiana também se animou. “Vai ser a primeira vez que vou pilotar um carro completamente elétrico na pista, então estou curiosa para descobrir como vou adaptar meu estilo de pilotagem para guiar o carro da maneira mais eficiente. Estou ansiosa em trabalhar com a DS Techeetah por conta de seu sucesso na última temporada e estou ansiosa em ajuda-los em seu trabalho”, finalizou.
 
A Audi e a Jaguar foram as equipes que anunciaram apenas um carro para o dia de testes. Na equipe alemã, Nico Müller vai estar ao volante, enquanto o titular Mitch Evans é o único inscrito no time inglês. 
Calderón com o carro da DS Techeetah (Foto: DS Techeetah)
Única dúvida no grid da categoria, o tailandês Alexander Albon está escalado para participar dos dois turnos: pela manhã vai dividir um dos carros com Sébastian Buemi e durante a tarde parte para o outro bólido, agora dividindo com Jordá.
 
A escalação de pilotas foi encorajada pela Fórmula E por conta da parceria com a Arábia Saudita, que fechou um contrato de dez anos para receber corridas da categoria como parte de um projeto chamado Vision 2030, que tem por objetivo mostrar que o país evolui também em questões sociais. Ao mesmo tempo em que tenta se livrar das antigas acusações de ataques aos direitos humanos básicos - como mulheres não poderem dirigir até junho de 2018 -, a Arábia Saudita prolonga uma guerra no Iêmen que causa o que a ONU considera a maior crise humanitária no mundo. 
 
E, mais recentemente, partiu do governo a ordem de assassinar um jornalismo crítico à monarquia local - a informação e da CIA, a Agência de Inteligência dos Estados Unidos.
 
O dia de testes será dividido em dois turnos, da manhã e da tarde, com três horas em cada um.

FE, Escalação, Testes Coletivos, Riad:

1 Tatiana CALDERÓN e J.E. VERGNE COL/FRA TECHEETAH DS
2 Andre LOTTERER e Tatiana CALDERÓN ALE/COL TECHEETAH DS
3 NICO MÜLLER ALE AUDI
5 Robin FRINJS e Sam BIRD HOL/ING VIRGIN AUDI
6 Amna AL QUBAISI EAU VIRGIN AUDI
7 Carmen JORDÁ e Alexander ALBON ESP/TAI NISSAN
8 Alexander ALBON e Sébastien BUEMI TAI/SUI NISSAN
9 Jérôme D'AMBROSIO BEL MAHINDRA
10 Katherine LEGGE ING MAHINDRA
11 MITCH EVANS NZL JAGUAR
13 Jamie CHADWICK ING NIO
14 Oliver TURVEY e Tom DILLMANN ING/FRA NIO
15 Felipe MASSA e Edoardo MORTARA BRA/SUI VENTURI
16 Simona DE SILVESTRO SUI VENTURI
17 J.M. LÓPEZ e Maximilian Günther ARG/ALE DRAGON PENSKE
18 A CONFIRMAR ACN DRAGON PENSKE
19 Beitske VISSER HOL BMW
20 Alexander SIMS ING BMW
21 A CONFIRMAR e Stoffel VANDOORNE ACN/BEL HWA VENTURI
22 Gary PAFFETT e A CONFIRMAR ING/ACN HWA VENTURI