Sem tantos problemas quanto a sessão de mais cedo, o segundo treino livre para o eP de Ad Diriyah da
Fórmula E, na madrugada desta sexta-feira (22), terminou de novo com a Virgin na frente – já
havia liderado o TL1 com Robin Frijns. Desta vez, entretanto, foi Sam Bird quem superou o resto do pelotão com volta após o cronômetro zerar: 1min14s353 e com sobras a melhor do dia.
António Félix da Costa conseguiu a segunda colocação para a DS Techeetah, mas apenas 0s8 atrás. Edoardo Mortara deixou a Venturi em terceiro e foi seguido por Sébastien Buemi, da Nissan, ainda no mesmo segundo do líder.
Oliver Rowland, Daniel Abt, Jérôme D'Ambrosio, Frijns, André Lotterer e Pascal Wehrlein fecharam o top-10 com sete equipes diferentes. Felipe Massa e Lucas Di Grassi terminaram, respectivamente, na 12ª e 13ª colocações.
O treino foi marcado por disputas de posições em dados momentos que davam realmente a impressão de corrida. Massa e Lotterer tiveram disputa dessas, assim como Alexander Sims e o bicampeão Jean-Éric Vergne. Em outra parte, três carros (os dois da Nissan e a Mercedes de Nyck de Vries) chegaram a contornar a chicane lado a lado.
O único problema mais sério foi James Calado encontrar Abt lento em parte de alta velocidade da pista, desviar e acabar colidindo contra o muro, o que causou dano na suspensão. Nada grave, contudo.
O treino de classificação está marcado para as 5h (de Brasília), enquanto a corrida da sexta-feira larga às 9h.
Sam Bird e Robin Frijns (Foto: Virgin)
Confira como foi o TL2:
Após duas voltas e quase quatro minutos sob FCY – o motivo foi uma alteração na curva quatro – para começar a sessão, o TL2 foi liberado com cerca de 26min de bandeira verde para que os pilotos andassem. Os tempos altos naturalmente foram baixando violentamente. Oliver Rowland chegou à casa de 1min17s com menos de 22 minutos para o fim e pulou na liderança.
O piloto inglês foi rapidamente ganhando companhias: Nyck de Vries encostou, Stoffel Vandoorne passou e Felipe Massa chegou junto. O brasileiro encontrou um traçado pela parte de dentro de uma das curvas e mostrou muita velocidade. Na sequência, começou um jogo de gato e rato com o Porsche de André Lotterer. Momento movimentado após um TL1 bem calmo.
O atual bicampeão também colocou uma volta rápida e baixou da casa de 1min17s: 1min16s975 para Jean-Éric Vergne. Enquanto isso, Brendon Hartley tinha enormes dificuldades para manter o Dragon #6 na pista e era chamado de volta aos boxes.
Massa continuava rápido e voltou para as primeiras colocações, assim como Lucas Di Grassi na frente dele. Estava conter as Virgin, contudo: Sam Bird primeiro, Robin Frijns depois. Com 10min para o fim, três carros empurrados por motor Audi ocupavam as três primeiras posições.
Nico Müller, rápido e ocupando o quarto posto no momento, triscou o muro de forma lateral com o carro da Dragon, mas a batida mais forte vinha logo em seguida e com outro novato. James Calado levava a Jaguar a boa volta, mas acabou encontrando Daniel Abt lento num pedaço complicado do traçado e, para sair da traseira da Audi, acertou o muro. Nada tão dramático, mas que acabava um treino promissor para o estreante, que voltava aos boxes com suspensão danificada. Abt foi colocado em investigação pelo acidente.
Dentro da marca dos 5min finais, nova corrida às voltas rápidas. Rowland se animou com modo ataque e potência de classificação para cravar 1min15s430. Lotterer andava forte também com a Porsche, enquanto Edoardo Mortara, por uma breve escapada, ficava fora da primeira colocação. Quem superaria Rowland? O companheiro de Nissan, Sébastien Buemi: 1min15s326.
Com todo mundo na pista – até Calado, que foi lançado rapidamente -, os dois últimos minutos foram de tráfego. Teve até três carros lado a lado na chicane, com a dupla da Nissan e De Vries. Mitch Evans passou logo atrás e foi passando pelos outros após o contorno da curva.
Mas a Venturi era rápida. Foi uma questão de Mortara acertar todos os trechos da volta para pular para a dianteira com 1min15s302.
O fim do treino foi uma doideira. Tinha cara de corrida, com legítimas disputas por posição. Vergne chegou a triscar o muro após uma batalha roda a roda com Alexander Sims.
Com o relógio zerado há algum tempo, Bird apareceu de novo e cravou 1min14s353 para novamente pôr a Virgn na liderança.
Fórmula E 2019/20, eP de Ad Diriyah, TL2:
1 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:14.353 |
|
14 |
2 |
A FÉLIX DA COSTA |
DS Techeetah |
1:15.147 |
+0.794 |
17 |
3 |
E MORTARA |
Venturi Mercedes |
1:15.302 |
+0.949 |
16 |
4 |
S BUEMI |
Nissan |
1:15.329 |
+0.976 |
18 |
5 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:15.430 |
+1.077 |
19 |
6 |
D ABT |
Audi |
1:15.446 |
+1.093 |
15 |
7 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:15.578 |
+1.225 |
16 |
8 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:15.824 |
+1.471 |
14 |
9 |
A LOTTERER |
Porsche |
1:15.961 |
+1.608 |
17 |
10 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:15.962 |
+1.609 |
19 |
11 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:16.019 |
+1.666 |
15 |
12 |
F MASSA |
Venturi Mercedes |
1:16.166 |
+1.813 |
17 |
13 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:16.582 |
+2.229 |
17 |
14 |
A SIMS |
BMW |
1:16.609 |
+2.256 |
13 |
15 |
M EVANS |
Jaguar |
1:16.765 |
+2.412 |
15 |
16 |
M GÜNTHER |
BMW |
1:16.871 |
+2.518 |
17 |
17 |
N MÜLLER |
Dragon Penske |
1:16.919 |
+2.566 |
11 |
18 |
O TURVEY |
NIO |
1:17.119 |
+2.766 |
14 |
19 |
S VANDOORNE |
Mercedes |
1:17.340 |
+2.987 |
16 |
20 |
N JANI |
Porsche |
1:17.474 |
+3.121 |
19 |
21 |
N DE VRIES |
Mercedes |
1:17.998 |
+3.645 |
17 |
22 |
J CALADO |
Jaguar |
1:19.843 |
+5.490 |
15 |
23 |
M QING HUA |
NIO |
1:24.830 |
+9.528 |
5 |
24 |
B HARTLEY |
Dragon Penske |
1:25.000 |
+9.698 |
2 |
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.