Com volta dominante, Bird volta a colocar Virgin na frente no TL2 em Ad Diriyah
O segundo treino livre para a etapa saudita da Fórmula E não foi tão problemático quanto o primeiro e ainda apresentou disputas de espaço como se fosse uma corrida. No fim das contas, entretanto, o resultado teve a mesma equipe na frente, ainda que com outro piloto
Sem tantos problemas quanto a sessão de mais cedo, o segundo treino livre para o eP de Ad Diriyah da Fórmula E, na madrugada desta sexta-feira (22), terminou de novo com a Virgin na frente – já havia liderado o TL1 com Robin Frijns. Desta vez, entretanto, foi Sam Bird quem superou o resto do pelotão com volta após o cronômetro zerar: 1min14s353 e com sobras a melhor do dia.
António Félix da Costa conseguiu a segunda colocação para a DS Techeetah, mas apenas 0s8 atrás. Edoardo Mortara deixou a Venturi em terceiro e foi seguido por Sébastien Buemi, da Nissan, ainda no mesmo segundo do líder.
Oliver Rowland, Daniel Abt, Jérôme D'Ambrosio, Frijns, André Lotterer e Pascal Wehrlein fecharam o top-10 com sete equipes diferentes. Felipe Massa e Lucas Di Grassi terminaram, respectivamente, na 12ª e 13ª colocações.
O treino foi marcado por disputas de posições em dados momentos que davam realmente a impressão de corrida. Massa e Lotterer tiveram disputa dessas, assim como Alexander Sims e o bicampeão Jean-Éric Vergne. Em outra parte, três carros (os dois da Nissan e a Mercedes de Nyck de Vries) chegaram a contornar a chicane lado a lado.
O único problema mais sério foi James Calado encontrar Abt lento em parte de alta velocidade da pista, desviar e acabar colidindo contra o muro, o que causou dano na suspensão. Nada grave, contudo.
O treino de classificação está marcado para as 5h (de Brasília), enquanto a corrida da sexta-feira larga às 9h.
Sam Bird e Robin Frijns (Foto: Virgin)
Confira como foi o TL2:
Após duas voltas e quase quatro minutos sob FCY – o motivo foi uma alteração na curva quatro – para começar a sessão, o TL2 foi liberado com cerca de 26min de bandeira verde para que os pilotos andassem. Os tempos altos naturalmente foram baixando violentamente. Oliver Rowland chegou à casa de 1min17s com menos de 22 minutos para o fim e pulou na liderança.
O piloto inglês foi rapidamente ganhando companhias: Nyck de Vries encostou, Stoffel Vandoorne passou e Felipe Massa chegou junto. O brasileiro encontrou um traçado pela parte de dentro de uma das curvas e mostrou muita velocidade. Na sequência, começou um jogo de gato e rato com o Porsche de André Lotterer. Momento movimentado após um TL1 bem calmo.
O atual bicampeão também colocou uma volta rápida e baixou da casa de 1min17s: 1min16s975 para Jean-Éric Vergne. Enquanto isso, Brendon Hartley tinha enormes dificuldades para manter o Dragon #6 na pista e era chamado de volta aos boxes.
Massa continuava rápido e voltou para as primeiras colocações, assim como Lucas Di Grassi na frente dele. Estava conter as Virgin, contudo: Sam Bird primeiro, Robin Frijns depois. Com 10min para o fim, três carros empurrados por motor Audi ocupavam as três primeiras posições.
Nico Müller, rápido e ocupando o quarto posto no momento, triscou o muro de forma lateral com o carro da Dragon, mas a batida mais forte vinha logo em seguida e com outro novato. James Calado levava a Jaguar a boa volta, mas acabou encontrando Daniel Abt lento num pedaço complicado do traçado e, para sair da traseira da Audi, acertou o muro. Nada tão dramático, mas que acabava um treino promissor para o estreante, que voltava aos boxes com suspensão danificada. Abt foi colocado em investigação pelo acidente.
GUIA DA FE 2019/20
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
Dentro da marca dos 5min finais, nova corrida às voltas rápidas. Rowland se animou com modo ataque e potência de classificação para cravar 1min15s430. Lotterer andava forte também com a Porsche, enquanto Edoardo Mortara, por uma breve escapada, ficava fora da primeira colocação. Quem superaria Rowland? O companheiro de Nissan, Sébastien Buemi: 1min15s326.
Com todo mundo na pista – até Calado, que foi lançado rapidamente -, os dois últimos minutos foram de tráfego. Teve até três carros lado a lado na chicane, com a dupla da Nissan e De Vries. Mitch Evans passou logo atrás e foi passando pelos outros após o contorno da curva.
Mas a Venturi era rápida. Foi uma questão de Mortara acertar todos os trechos da volta para pular para a dianteira com 1min15s302.
O fim do treino foi uma doideira. Tinha cara de corrida, com legítimas disputas por posição. Vergne chegou a triscar o muro após uma batalha roda a roda com Alexander Sims.
Com o relógio zerado há algum tempo, Bird apareceu de novo e cravou 1min14s353 para novamente pôr a Virgn na liderança.
Relacionadas
Fórmula E 2019/20, eP de Ad Diriyah, TL2:
1 | S BIRD | Virgin Audi | 1:14.353 | 14 | |
2 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:15.147 | +0.794 | 17 |
3 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:15.302 | +0.949 | 16 |
4 | S BUEMI | Nissan | 1:15.329 | +0.976 | 18 |
5 | O ROWLAND | Nissan | 1:15.430 | +1.077 | 19 |
6 | D ABT | Audi | 1:15.446 | +1.093 | 15 |
7 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:15.578 | +1.225 | 16 |
8 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:15.824 | +1.471 | 14 |
9 | A LOTTERER | Porsche | 1:15.961 | +1.608 | 17 |
10 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:15.962 | +1.609 | 19 |
11 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:16.019 | +1.666 | 15 |
12 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:16.166 | +1.813 | 17 |
13 | L DI GRASSI | Audi | 1:16.582 | +2.229 | 17 |
14 | A SIMS | BMW | 1:16.609 | +2.256 | 13 |
15 | M EVANS | Jaguar | 1:16.765 | +2.412 | 15 |
16 | M GÜNTHER | BMW | 1:16.871 | +2.518 | 17 |
17 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:16.919 | +2.566 | 11 |
18 | O TURVEY | NIO | 1:17.119 | +2.766 | 14 |
19 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:17.340 | +2.987 | 16 |
20 | N JANI | Porsche | 1:17.474 | +3.121 | 19 |
21 | N DE VRIES | Mercedes | 1:17.998 | +3.645 | 17 |
22 | J CALADO | Jaguar | 1:19.843 | +5.490 | 15 |
23 | M QING HUA | NIO | 1:24.830 | +9.528 | 5 |
24 | B HARTLEY | Dragon Penske | 1:25.000 | +9.698 | 2 |
Paddockast #42 QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL? Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM |