Confira classificação da F-E após título de Piquet e vitória de Bird na corrida 2 do eP de Londres

O sétimo lugar de Nelsinho Piquet foi suficiente para o brasileiro se tornar o primeiro campeão da história da F-E. Enquanto protagonistas da briga pelo título lutavam por posições intermediárias, Sam Bird vencia a segunda prova do eP de Londres

A última etapa da F-E, disputada em Londres neste domingo (28), coroou Nelsinho Piquet como primeiro campeão da F-E. Com 144 pontos, o brasileiro acabou a temporada com um mísero ponto sobre Sébastien Buemi, vice.

O suíço conseguiu diminuir a vantagem para o brasileiro, mas não o suficiente para tomar a liderança do campeonato. O piloto da e.dams ficou em quinto na última etapa, enquanto o da China terminava em sétimo.

Nelsinho Piquet: campeão 2014-2015 da F-E (Foto: Reprodução/Twitter)
Lucas Di Grassi, que tinha chances diminutas, não conseguiu se recuperar. Terminando em sexto, ficou preso atrás de Buemi após uma rodada do suíço e não conseguiu avançar no grid. O piloto da Abt fechou o ano em terceiro, dez pontos atrás de Piquet.
 
O quarto colocado, primeiro dos que não lutavam pelo título, acabou ficando com Jérome D’Ambrosio, que fez um excelente final de temporada, conseguindo três pódios nas últimas quatro disputas. Mas, com 114 pontos, não foi capaz de brigar pelo título. Sam Bird, apesar da vitória, ficou com 103 e não conseguiu superar o belga, terminando em quinto.
 
O outro brasileiro no certame, Bruno Senna conseguiu seu melhor resultado na temporada em Londres. O quarto lugar, enquanto segurava Buemi e ajudava Piquet, serviu para deixar o piloto da Mahindra em décimo.
 
No Campeonato de Construtores, as duas primeiras posições não foram alteradas. A e.dams já havia sido campeã, enquanto o segundo lugar ficava com a Abt. A terceira posição, todavia, trocou de mãos: a excelente prova da Dragon colocou os americanos à frente da China Racing.

F-E, Classificação final da temporada 2014-15:

        Poles Vitórias PONTOS
1 NELSINHO PIQUET BRA CHINA 2 144
2 SÉBASTIEN BUEMI SUI E.DAMS 3 3 143
3 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI ABT 1 133
4 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL DRAGON 1 113
5 SAM BIRD ING VIRGIN 2 103
6 NICOLAS PROST FRA E.DAMS 2 1 89
7 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA ANDRETTI 3 70
8 ANTONIO FÉLIX DA COSTA POR AMLIN AGURI 1 51
9 LOÏC DUVAL FRA DRAGON 42
10 BRUNO SENNA BRA MAHINDRA 40
11 DANIEL ABT ALE AUDI ABT 1 32
12 NICK HEIDFELD ALE VENTURI 31
13 JAIME ALGUERSUARI ESP VIRGIN 30
14 STÉPHANE SARRAZIN FRA VENTURI 1 24
15 SCOTT SPEED EUA ANDRETTI 18
16 FRANCK MONTAGNY FRA ANDRETTI 18
17 KARUN CHANDHOK IND MAHINDRA 18
18 CHARLES PIC FRA CHINA 16
19 ORIOL SERVIÀ ESP DRAGON 16
20 JARNO TRULLI ITA TRULLI 1 15
21 SALVADOR DURÁN MEX AMLIN AGURI 13
22 OLIVER TURVEY ING CHINA 4
23 VITANTONIO LIUZZI EUA TRULLI 2
24 TAKUMA SATO JAP AMLIN AGURI 2
25 JUSTIN WILSON ING ANDRETTI 1

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube