carregando
FE

Conselho da FIA dá luz verde para Fórmula E realizar eP de Santiago

A última reunião de 2019 do Conselho da FIA bateu o martelo para que a Fórmula E corra, de verdade, em Santiago no próximo dia 18 de janeiro

Grande Prêmio / Redação GP, do Rio de Janeiro
O Conselho Mundial da FIA se reuniu na manhã desta quinta-feira (5), em Paris, durante a Assembleia Geral de 2019 e realizou o último encontro de 2019. Entre as decisões tomadas pelo órgão máximo do automobilismo internacional esteve a confirmação de diversos calendários para 2020. No que diz respeito à Fórmula E, a prova do Chile está garantida.
 
O eP de Santiago está marcado para o próximo dia 18 de janeiro e irá funcionar como segunda etapa da temporada 2019/20 da Fórmula E, atrás apenas da rodada dupla de Ad Diriyah, realizada no fim do mês de novembro. O evento chileno fora lançado pela FE pouco antes do início do campeonato e agora está reiterado. 
 
A dúvida se dá por conta dos sérios protestos populares que tomaram as ruas da capital Santiago e de boa parte do Chile desde outubro. Os protestos seguem acontecendo, enquanto o governo chileno continua respondendo de forma violenta. Há duas semanas, o Campeonato Chileno de futebol foi cancelado e não terá seu desfecho realizado nos campos. 
O traçado do O'Higgins (Foto: Virgin)
Ainda no futebol, Santiago perdeu também a decisão da Copa Libertadores da América, que pulou para Lima, no Peru. Eventos fora do esporte, como a reunião da cúpula da APEC (Cooperação Econômica Ásia-Pacífico), a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, também tiveram de mudar de sede.
 
O calendário da FIA traz Santiago com um asterisco ao lado, mas que se deve não a assunto relacionado à segurança, mas é sobre a homologação da pista. O traçado, estabelecido no Parque O'Higgins, terá mudanças para a corrida marcada para daqui a um mês.
 
A organização vai alterar os trechos da pista que irão contar com cotovelos, o pit-lane e a reta dos boxes vão trocar de lado e as curvas um e dois ficarão instaladas em espaços diferentes aos atuais. A chicane da reta oposta também será sacada, aumentando a velocidade dos carros para o trecho final. 
 

Paddockast # 44
RETROSPECTIVA 2019: MUITO QUE BEM, MUITO QUE MAL


Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.