Da Costa e D’Ambrosio lideram treinos antes de terceiro eP de Berlim da Fórmula E
António Félix da Costa liderou mais uma vez no TL1, mas viu a concorrência reagir no TL2. Jérôme D’Ambrosio encaixou bela volta na sessão final, que teve o português apenas em sexto. Sérgio Sette Câmara foi o melhor brasileiro, surgindo em sétimo
A Fórmula E já está de volta, partindo para o terceiro eP de Berlim neste sábado (8). E, ao que tudo indica, com um grid um pouco mais apertado na briga pelas primeiras posições: depois de uma liderança quase protocolar de António Félix da Costa no primeiro treino livre, Jérôme D’Ambrosio reagiu no segundo e fez o melhor tempo do dia até aqui.
A volta de Jérôme D’Ambrosio foi de 1min06s723, 0s109 mais rápida que a dos rivais mais próximos. O belga tirou doce da boca de Maximilian Günther, que parecia destinado a liderar o TL2, isso só para cair para segundo após a bandeira quadriculada. Jean-Éric Vergne foi terceiro, reagindo após um TL1 difícil. Sébastien Buemi e Nyck de Vries fecharam o top-5, também com tempos na casa de 1min06s.
Relacionadas
Da Costa, sem uma volta tão brilhante assim, foi sexto. Sérgio Sette Câmara fez bela apresentação, surgindo em sétimo e sendo o melhor brasileiro. O top-10 teve ainda Lucas Di Grassi, Alexander Sims e Stoffel Vandoorne. Felipe Massa, novamente discreto, surgiu em 17°.
Saiba como foi o primeiro treino livre da Fórmula E em Berlim
A primeira sessão seguiu um roteiro cada vez mais tradicional na Fórmula E. António Félix da Costa liderou, voltando a dar sinais de que é o piloto a ser batido, independente do traçado utilizado em Tempelhof.
Dessa vez, entretanto, a liderança foi por uma margem pequena. A vantagem sobre Jérôme D’Ambrosio, segundo colocado, foi de apenas 0s084. No caso, trata-se de uma surpresa agradável: a Mahindra segue sofrendo para encontrar performance e certamente faria bom uso de um pódio. Edoardo Mortara, Sam Bird e Alex Lynn fecharam o pódio, os três com tempos quase idênticos, na casa de 0s380 mais lentos que Da Costa.
Os brasileiros, todos eles, começaram na segunda metade da tabela. O melhor foi Lucas Di Grassi, o 14° mais rápido, 0s625 pior que Da Costa. Felipe Massa surgiu imediatamente atrás, em 15°. Sérgio Sette Câmara, ainda se adaptando ao bólido em sua semana de estreia na FE, teve o 17° tempo.
A sessão correu praticamente livre de incidentes. A exceção foi René Rast, que sofreu problema mecânico e estacionou na beira da pista após apenas 15 minutos de sessão. A quebra forçou um período de bandeira vermelha, que durou por pouco mais de quatro minutos.
FE 2019/20, eP de Berlim 3, Tempelhof, treino livre 1:
1 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:06.831 | |
2 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:06.915 | +0.084 |
3 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:07.212 | +0.381 |
4 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.216 | +0.385 |
5 | A LYNN | Mahindra | 1:07.218 | +0.387 |
6 | N JANI | Porsche | 1:07.231 | +0.400 |
7 | N DE VRIES | Mercedes | 1:07.235 | +0.404 |
8 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:07.248 | +0.417 |
9 | A LOTTERER | Porsche | 1:07.316 | +0.485 |
10 | M GÜNTHER | BMW | 1:07.381 | +0.550 |
11 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:07.407 | +0.576 |
12 | S BUEMI | Nissan | 1:07.428 | +0.597 |
13 | M EVANS | Jaguar | 1:07.432 | +0.601 |
14 | L DI GRASSI | Audi | 1:07.456 | +0.625 |
15 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:07.459 | +0.628 |
16 | A SIMS | BMW | 1:07.496 | +0.665 |
17 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:07.661 | +0.830 |
18 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.739 | +0.908 |
19 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:07.775 | +0.944 |
20 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:07.850 | +1.019 |
21 | J CALADO | Jaguar | 1:08.065 | +0.847 |
22 | O TURVEY | NIO | 1:08.571 | +1.353 |
23 | D ABT | NIO | 1:08.621 | +1.403 |
24 | R RAST | Audi | 1:11.035 | +3.817 |
Saiba como foi o segundo treino livre da Fórmula E em Berlim
A sessão começou precisamente às 6h45. Os pilotos partiram de imediato para voltas rápidas, com António Félix da Costa sendo já o líder. 1min07s280 foi o tempo do português, alguns décimos pior do que o visto anteriormente. Stoffel Vandoorne e Nyck de Vries fizeram tempos quase idênticos, fechando o top-3.
A aderência da pista estava melhor que mais cedo, ao menos na teoria, mas os pilotos seguiam cometendo erros pequenos. Lucas Di Grassi quase passou reto em uma curva, isso enquanto Sérgio Sette Câmara perdia a traseira e precisava driftar para evitar o muro.
Os minutos passavam e a tabela de tempos ficava estável. O top-3 seguia intacto, mas agora com um inesperado James Calado em quarto. Jérôme D’Ambrosio ficou em quinto, indicando uma repetição da boa forma do TL1. Jean-Éric Vergne e André Lotterer apareciam em sexto e sétimo, mas com tempos um pouco mais distantes dos de Da Costa.
Foi só mais tarde, com 11 minutos restando no cronômetro, que a liderança mudou. Mitch Evans conseguiu 1min17s190, superando Da Costa por 0s090. Só que nada estava resolvido, considerando que os últimos momentos costumam reservar tentativas de voltas de classificação.
E isso ficou claro em seguida. Maximilian Günther fez o tempo de 1min06s832, virando líder com certa tranquilidade. O resto veio em seguida, com Sébastien Buemi virando o segundo colocado, 0s047 pior. Nyck de Vries e Sérgio Sette Câmara também alcançar a casa de 1min06s, ficando respectivamente em terceiro e quarto.
O tempo se esgotou e a bandeira foi agitada, mas nem isso garantia a liderança de Günther. Jérôme D’Ambrosio guardou a melhor volta para o último instante e tomou a liderança, sendo 0s1 mais rápido.
1 | J D’AMBROSIO | Mahindra | 1:06.723 | |
2 | M GÜNTHER | BMW | 1:06.832 | +0.109 |
3 | J E VERGNE | DS Techeetah | 1:06.866 | +0.143 |
4 | S BUEMI | Nissan | 1:06.879 | +0.156 |
5 | N DE VRIES | Mercedes | 1:06.900 | +0.177 |
6 | A F DA COSTA | DS Techeetah | 1:06.943 | +0.220 |
7 | S SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:06.949 | +0.226 |
8 | L DI GRASSI | Audi | 1:06.987 | +0.264 |
9 | A SIMS | BMW | 1:07.019 | +0.296 |
10 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:07.034 | +0.311 |
11 | A LOTTERER | Porsche | 1:07.069 | +0.346 |
12 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:07.098 | +0.375 |
13 | M EVANS | Jaguar | 1:07.119 | +0.396 |
14 | S BIRD | Virgin Audi | 1:07.128 | +0.405 |
15 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:07.134 | +0.411 |
16 | J CALADO | Jaguar | 1:07.195 | +0.472 |
17 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:07.210 | +0.487 |
18 | A LYNN | Mahindra | 1:07.219 | +0.496 |
19 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:07.313 | +0.590 |
20 | O ROWLAND | Nissan | 1:07.324 | +0.601 |
21 | N JANI | Porsche | 1:07.388 | +0.665 |
22 | R RAST | Audi | 1:07.403 | +0.680 |
23 | O TURVEY | NIO | 1:07.590 | +0.867 |
24 | D ABT | NIO | 1:08.001 | +1.278 |