Não é sempre que o resultado do primeiro treino livre serve como indicativo da realidade das forças num fim de semana de Fórmula E, mas é o que começa a acontecer em Marrakech. Após terminar a sexta-feira como o mais rápido, António Félix da Costa dominou a Superpole deste sábado (29). Inicialmente, sobreviveu saindo do Grupo 1 e, na luta pela posição de honra, sobrou com relação às voltas iniciais. Recebeu a companhia de uma dupla alemã no fim, mas mesmo assim é ele quem larga na frente no Marrocos.
Após Da Costa colocar quase 0s5 para quem andara no começo da Superpole, os dois últimos pilotos que tomaram a pista ameaçaram. Primeiro, André Lotterer cravou 1min17s253 – contra 1min17s158 do rival. Perto, mas não o bastante para passar. Maximilian Günther teve a chance de fechar a atividade e ainda cravou 1min17s227. Mais perto ainda, somente 0s069 atrás. Suficiente para largar na primeira fila, enquanto Lotterer sai em terceiro.
Se a BMW vem na segunda colocação e a Porsche larga em terceiro, então quem ficou com o quarto posto? A Mercedes, claro. Nyck de Vries foi o responsável. A terceira fila fica entre Edoardo Mortara e Sébastien Buemi. Jérôme D'Ambrosio, Alexander Sims, Oliver Rowland e James Calado fecham o top-10, com o atual bicampeão, Jean-Éric Vergne, logo atrás, na 11ª posição.
Lucas Di Grassi conseguiu viver um classificatório melhor que nas últimas etapas, mas ainda assim terá de remar novamente: é o 13º. Felipe Massa, por outro lado, não consegue se entender com a pista marroquina: será o 21º, enquanto o companheiro sai em quinto.
O momento mais importante da classificação, entretanto, foi relacionado a Mitch Evans, líder do campeonato e que havia ponteado o TL2 uma hora antes. Um erro de cálculo da Jaguar mandou o neozelandês para a pista tarde demais. Com isso, não conseguiu abrir volta rápida e vai largar na última posição.
A largada para o eP de Marrakech está marcada para as 11h03 (de Brasília).
António Felix da Costa (Foto: DS Techeetah)
Confira como foi o treino classificatório:
Grupo 1 – Mitch Evans, Alexander Sims, António Félix da Costa, Stoffel Vandoorne, Lucas Di Grassi e Sam Bird
O primeiro piloto a sair para a pista no grupo inicial foi o inglês Sims, que até passou bem dentro da realidade, diferente do que costuma acontecer com o desbravador do treino classificatório. Com 1min17s830, ficou mais lento somente que Da Costa, com 1min17s640, que saiu com a dianteira.
Di Grassi ainda ficou na casa de 1min17s9, enquanto Vandoorne não foi bem e encerrou no tempo de 1min18s2.
Mas a grande notícia ficou mesmo com o líder do campeonato, Evans, que segurou até o último momento para ir à pista e acabou não conseguindo sequer abrir volta rápida. Assim, vai para a corrida sem tempo registrado e no fim do pelotão.
Grupo 2 – Oliver Rowland, Maximilian Günther, Edoardo Mortara, André Lotterer, Nyck de Vries e Jean-Éric Vergne
Tradicionalmente o grupo que mais forma classificados para a Superpole, o G2 começou com a outra BMW, Günther. E mais uma vez a decisão foi acertada: o alemão pulou para 1min17s562 e saltou para a liderança da sessão. Lotterer também ficou na casa de 1min17s5, enquanto Mortara fez 1min17s6. O trio assumiu as três primeiras colocações.
De Vries caminhava numa boa volta lançada, mas a batida com a lateral direita do carro da Mercedes no muro no terceiro setor fez com que o holandês perdesse tempo e ficasse atrás de Da Costa. Rowland também não foi bem e chegou com o sétimo tempo, ligeiramente melhor que Vergne.
Edoardo Mortara (Foto: Venturi)
Grupo 3 – Sébastien Buemi, Pascal Wehrlein, Robin Frijns, James Calado, Daniel Abt e Jérôme D'Ambrosio
Após o fiasco com Evans, a Jaguar mandou Calado para a pista rapidamente e direto da volta de instalação para a volta lançada. O resultado, entretanto, não foi muito impressionante: apenas o décimo tempo geral após três grupos. Ainda melhor que o resultado de Wehrlein e Frijns, que impressionaram no TL2, e de Abt, mais lento entre todos os que haviam completado uma volta. Frijns, aliás, deu uma pancada com a lateral do carro na barreira de proteção e teve sorte em conseguir concluir a volta.
O único membro do G3 que entrou na briga pela Superpole foi Buemi, que anotou 1min17s779 e pulou para o sexto posto. Restava torcer contra quem vinha da chave derradeira. Logo atrás dele, D'Ambrosio era o sétimo.
Grupo 4 – Felipe Massa, Brendon Hartley, Oliver Turvey, Nico Müller, Neel Jani e Ma Qing Hua
Buemi conseguiu garantir a vaga na Superpole pelo simples fato do último grupo não ter sido sequer competitivo. O melhor resultado entre o sexteto final foi o de Hartley, que pulou para o 12º lugar, bem no meio do pelotão. O companheiro de Dragon, Müller, ficou no 17º posto.
Os outros quatro se amontoaram, mesmo, nas últimas posições entre aqueles que tiveram voltas lançadas. Turvey foi o 20º, com Jani, Massa e Qing Hua na sequência, até o 23º posto.
Assim, a Superpole ficou com Günther, Lotterer, Mortara, Da Costa, De Vries e Buemi.
Fórmula E 2020, eP de Marrakech, Treino de Classificação:
1 |
A.F DA COSTA |
DS Techeetah |
|
1:17.158 |
|
2 |
M GÜNTHER |
BMW |
|
1:17.227 |
+0.069 |
3 |
A LOTTERER |
Porsche |
|
1:17.253 |
+0.095 |
4 |
N DE VRIES |
Mercedes |
|
1:17.590 |
+0.432 |
5 |
E MORTARA |
Venturi Mercedes |
|
1:17.803 |
+0.645 |
6 |
S BUEMI |
Nissan |
|
1:17.811 |
+0.770 |
7 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
|
1:17.798 |
+0.653 |
8 |
A SIMS |
BMW |
|
1:17.830 |
+0.640 |
9 |
O ROWLAND |
Nissan |
|
1:17.839 |
+0.672 |
10 |
J CALADO |
Jaguar |
|
1:17.867 |
+0.681 |
11 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
|
1:17.928 |
+0.709 |
12 |
B HARTLEY |
Dragon Penske |
|
1:17.944 |
+0.786 |
13 |
L DI GRASSI |
Audi |
|
1:17.958 |
+0.800 |
14 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
|
1:18.047 |
+0.889 |
15 |
S BIRD |
Virgin Audi |
|
1:18.064 |
+0.906 |
16 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
|
1:18.069 |
+0.911 |
17 |
N MÜLLER |
Dragon Penske |
|
1:18.203 |
+1.045 |
18 |
S VANDOORNE |
Mercedes |
|
1:18.218 |
+1.060 |
19 |
D ABT |
Audi |
|
1:18.229 |
+1.071 |
20 |
O TURVEY |
NIO |
|
1:18.313 |
+1.155 |
21 |
N JANI |
Porsche |
|
1:18.556 |
+1.398 |
22 |
F MASSA |
Venturi Mercedes |
|
1:18.675 |
+1.448 |
23 |
M QING HUA |
NIO |
|
1:19.359 |
+2.106 |
24 |
M EVANS |
Jaguar |
|
|
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