D’Ambrosio mantém liderança e Bird sobe para 2° na FE com vitória em Santiago. Confira classificação

Sam Bird triunfou no eP de Santiago deste sábado (26) e assumiu a vice-liderança da temporada 2018/19 da FE. Mas o topo segue com Jérôme D'Ambrosio, oitavo no Chile

Sam Bird se tornou neste sábado (26) o único piloto a vencer ao menos uma corrida nas cinco temporadas da Fórmula E, ao triunfar no eP de Santiago. E isso alavancou o britânico na classificação geral do campeonato. Agora, ele aparece na segunda colocação, com 43 pontos.

O piloto da Virgin passa, também, a pressionar o líder: Jérôme D'Ambrosio manteve a ponta na classificação, mesmo com a oitava colocação na capital chilena, mas agora tem apenas um ponto de vantagem sobre o rival, com 45.

Pior para António Félix da Costa: o português abandonou a corrida em Santiago e caiu para terceiro. Agora, o piloto da BMW e vencedor da primeira prova da temporada tem 28 pontos. A pontuação, inclusive, é a mesma de Robin Frijns e Jean-Éric Vergne, mas Félix da Costa leva vantagem no desempate.

Sam Bird (Foto: Virgin)

Entre os brasileiros, Lucas Di Grassi é o melhor, mas agora é 13°, após eP de Santiago prejudicado por punição após conquistar a pole no treino de classificação. Nelsinho Piquet é 16°, com 1 ponto, e Felipe Massa segue zerado.

Eles voltam à pista no dia 16 de fevereiro, na Cidade do México, para a quarta etapa da temporada.

ATUALIZAÇÃO: Quase quatro horas após o fim da prova, a FE anunciou punições a D'Ambrosio e Vergne por andarem acima da velocidade permitida durante bandeira amarela de pista inteira. A punição ao francês, que acabou abandonando a corrida, é inócua, mas D'Ambrosio cai da oitava para a décima colocação. Desta forma, marca três pontos a menos, o que muda a liderança do campeonato. Sam Bird, por dois pontos, é o ponteiro. 

Confira a classificação completa da Fórmula E 2018/2019:

        Poles Vitórias PONTOS
1 SAM BIRD ING VIRGIN AUDI 1 1 43
2 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL MAHINDRA 1 41
3 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW 1 1 28
4 ROBIN FRIJNS HOL VIRGIN AUDI 28
5 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH DS 28
6 MITCH EVANS NZL JAGUAR 22
7 DANIEL ABT ALE AUDI 21
8 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH DS 19
9 PASCAL WEHRLEIN ALE MAHINDRA 18
10 ALEXANDER SIMS ING BMW 18
11 SÉBASTIEN BUEMI SUI NISSAN 1 15
12 EDOARDO MORTARA ITA VENTURI 12
13 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI 9
14 OLIVER ROWLAND ING NISSAN 6
15 OLIVER TURVEY ING NIO 2
16 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1
17 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON PENSKE 1
18 MAXIMILIAN GÜNTHER AUT DRAGON PENSKE 0
19 TOM DILLMANN FRA NIO 0
20 GARY PAFFETT ING HWA VENTURI 0
21 STOFFEL VANDOORNE BEL HWA VENTURI 0
22 FELIPE MASSA BRA VENTURI 0
23 FELIX ROSENQVIST SUE MAHINDRA 0

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.