Ticktum enxerga falta de personalidade em pilotos da F1: “Você precisa ficar calado”

Piloto da NIO na Fórmula E a partir desta temporada, Dan Ticktum criticou necessidade de controlar o que pilotos falam na Fórmula 1 e vê maior liberdade na categoria de carros elétricos

F1 VAI NA CONTRAMÃO DE MUDANÇAS E ESCONDE TESTE EM BARCELONA

Em sua temporada de estreia na Fórmula E, Dan Ticktum acredita que pode mostrar melhor sua personalidade na modalidade de monopostos elétricos do que poderia na Fórmula 1, por exemplo. O piloto da NIO — que foi mandado embora pela Williams após tecer comentários criticando o titular da equipe, Nicholas Latifi — admitiu que suas chances de chegar à maior categoria do automobilismo se tornaram pequenas, mas vê aspectos positivos em permanecer na FE.

De acordo com a opinião de Ticktum, os pilotos da Fórmula 1 não possuem o direito de se expressarem de forma honesta. Para o piloto britânico, os competidores precisam se equilibrar entre a verdade pedida pelo público e o discurso que beneficia os interesses dos investidores.

“É relativamente perturbador, combina um pouco com a minha personalidade”, disse Ticktum ao site Motor Sport Magazine. “Sinto que somos todos profissionais nesse paddock. Todos estão permitidos a terem sua identidade um pouco mais do que quando se está no caminho para a F1, quando você precisa ficar calado e não falar nada. Especialmente em nossa sociedade, e eu tenho um problema com isso, para ser honesto — acho ridículo”, disparou.

Ticktum não teve uma estreia de destaque com a NIO, ficando em 18º e 19º em Diriyah (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Tudo que os fãs pedem é por pessoas que sejam diferentes, e todas as grandes corporações que colocam dinheiro nisso pedem pelo oposto, então é um equilíbrio — você precisa agradar aos dois”, explicou. “No final do dia, sinto que em algum momento a sociedade vai permitir que pessoas se expressem um pouco mais, mas no momento eu ainda preciso filtrar as opiniões”, afirmou.

O grid da Fórmula E conta com alguns ex-participantes da F1, como os campeões Jean-Èric Vergne e Lucas Di Grassi, além do novato Antonio Giovinazzi. Ticktum, que disputava a F2 até o ano passado — terminou em quarto lugar na classificação final — vê a conquista de resultados como única forma de poder se expressar de forma sincera.

“Preciso manter minha cabeça baixa e me estabelecer”, continuou Ticktum. “Mas a Fórmula E permite que você crie sua própria identidade — quanto mais resultados você tiver, mais munição você tem para falar o que quiser”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.