Di Grassi, Andretti, Buemi, Sato e mais quatro entram para ‘clube’ de pilotos interessados em correr na F-E

A F-E revelou, nesta quarta-feira (8), uma lista com oito pilotos que pretendem competir na temporada de estreia da categoria. Lucas Di Grassi não será mais o único piloto de testes do Spark-Renault

Lucas Di Grassi, Marco Andretti, Sébastien Buemi, Takuma Sato, Karun Chandhok, Vitantonio Liuzzi, Adrien Tambay e Ma Qing Hua foram os primeiros oito pilotos a manifestar oficialmente o interesse em disputar a temporada de estreia da F-E. Outros dez nomes serão revelados nas próximas semanas, segundo os promotores.

Esse grupo faz parte do ‘Clube Oficial de Pilotos da F-E’, lançado pela organização nesta quarta-feira (8). O objetivo da formação desse grupo é mostrar ao mundo que, além do envolvimento de equipes importantes, pilotos renomados também participarão dos eventos. Destes oito, cinco já largaram em GPs de F1.

Lucas Di Grassi quer assumir um posto de titular na nova F-E (Foto: Divulgação/F-E)

Os pilotos do clube oficial ganharão, a partir de agora, tempo de pista com o modelo Spark-Renault SRT_01E, que fez sua primeira apresentação pública na segunda-feira, em Las Vegas, nos Estados Unidos.

O anúncio, de acordo com a F-E, “significa que Lucas Di Grassi não atuará mais como o único piloto de testes”. O brasileiro exerce a função desde o início do projeto e conduziu as primeiras apresentações com o bólido.

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“Desde o início, nós nos preparamos para dar aos fãs grandes corridas ao redor do mundo e, para isso, você precisa de pilotos de alto calibre. Agora que anunciamos os dez times, todos querem saber quem serão os pilotos. Claro, não podemos confirmar os pilotos ainda, pois os times escolherão seus pilotos. Contudo, esperamos oferecê-los um ‘pool’ de pilotos internacionais para escolherem”, afirmou o promotor Alejandro Agag.

“Também esperamos que isso mostre para os fãs, televisões e potenciais patrocinadores os nomes respeitados que a F-E está atraindo e o nível de pilotos que podem esperar”, completou o dirigente.

Buemi, que é piloto da Toyota no Mundial de Endurance e tem ligação com a Red Bull na F1, ressaltou o papel importante que o campeonato deve assumir no desenvolvimento de novas tecnologias para o mercado automotivo. “O automobilismo deve ser visto como líder no desenvolvimento de novas e sustentáveis tecnologias, então será ótimo ver como isso vai influenciar não somente o esporte, mas também o futuro dos carros de rua e o meio-ambiente”, falou o suíço.

Andretti, por sua vez, admitiu que ainda não formou uma ideia de como será o aspecto esportivo. “Eu não sei exatamente o que esperar, mas, para mim, essa é a parte mais interessante da experiência: o fator desconhecido”, relatou. Embora não tenha sido anunciado, parece natural que o norte-americano corra na F-E pelo mesmo time que defende na Indy: a Andretti, chefiada por seu pai.

A rodada inaugural da F-E está marcada para 13 de setembro e acontecerá em um circuito de rua em Pequim, na China. A etapa brasileira está marcada para o feriado da Proclamação da República, 15 de novembro, e será disputada no Rio de Janeiro.

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