DS Penske aposta em IA para processos internos e captar dados em transmissão da TV

A DS Penske começou a utilizar inteligência artificial para facilitar a leitura de dados e acelerar a coleta de informações mostradas para os fãs da Fórmula E pela TV ou internet, mas que não chegavam 'limpas' aos engenheiros durante as corridas

A inteligência artificial deu grandes saltos de desenvolvimento nos últimos anos e, agora, está tão difundida que é quase impossível trabalhar sem ela. O automobilismo não foge à regra, sobretudo na Fórmula E, categoria focada no desenvolvimento de carros elétricos.

Tanto é assim que engenheiros da DS Penske estão utilizando IA nos programas de análise de dados em tempo real e desenvolvimento de unidades da categoria. São sensores virtuais, criados pela Stellantis e colocados no carro que, como parte do sistema de bordo dos bólidos, ajudam o software dos próprios carros a melhorar o desempenho.

Os dados coletados pela inteligência artificial complementam as informações fornecidas pelos sensores físicos dos Gen3 Evo, entre elas informações sobre aceleração, ângulo de direção, pressão dos pneus e velocidade das rodas.

Ao analisar os dados da bateria, por exemplo, o software pode ajudar a equipe a otimizar a estratégia para gerenciar melhor a corrida.

DS Penske já trabalha com processos feitos por inteligência artificial na Fórmula E (Foto: DS Penske)

Outra função da IA dentro da DS Penske tem sido a aceleração na análise de dados de outras fontes com mais facilidade. Isso inclui os dados mostrados durante as transmissões das corridas da Fórmula E na TV e internet.

No caso dos níveis de energia de todos os pilotos do grid, são informações que não estão disponíveis para as equipes, mas que, com a IA, são lidas automaticamente e disponibilizadas aos engenheiros com mais rapidez, de forma mais ‘limpa’.

Além dos níveis das baterias, os engenheiros do time americano também conseguem coletar outros dados das transmissões como o número e duração das ativações restantes do Modo Ataque para que a melhor estratégia seja adotada durante a corrida.

“O uso da inteligência artificial foi rapidamente absorvido em todos os nossos diferentes programas de pesquisa e desenvolvimento”, explicou Eugenio Franzetti, diretor da DS Automobiles, ao site e-Formula.news.

Jean-Éric Vergne (Foto: DS Penske)

“A Fórmula E é, obviamente, uma competição extremamente exigente que torna necessário adotar as soluções mais inovadoras, que nossos engenheiros são capazes de dominar perfeitamente”, concluiu o dirigente.

Fórmula E 2024/25 volta a acelerar nos dias 10 e 11 de janeiro do próximo ano, com o eP da Cidade do México, no Autódromo Hermanos Rodríguez, para a segunda etapa do calendário. O GRANDE PRÊMIO faz cobertura completa do evento e transmite todas as atividades AO VIVO e COM IMAGENS pelo YouTube.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.