DS Penske testa Gen3Evo em shakedown com Vergne e Vandoorne na Espanha

A DS Penske levou o carro Gen3Evo da equipe à pista para um shakedown com os dois titulares da equipe, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne, na Espanha. Foi a primeira vez que o time teve acesso ao novo kit aerodinâmico do monoposto que vai estrear na próxima temporada

A DS Penske partiu para o Circuito de Maiorca, na Espanha, e realizou um shakedown com o carro Gen3Evo da Fórmula E, que será introduzido a partir da próxima temporada, nesta quarta-feira (19). Como fornecedora, a equipe tem direito a 20 dias de testes com o monoposto, que vai de 0 a 100 km/h em menos de 2s.

Com os dois titulares na pista, Jean-Éric Vergne e Stoffel Vandoorne deram 200 voltas ao redor do traçado neste primeiro dia, coletando dados para os engenheiros da DS Penske sobre o funcionamento do novo monoposto — que vai permanecer na Fórmula E por duas temporadas, até a entrada do Gen4 ao fim de 2026.

“O dia de testes com Vergne e Vandoorne foi muito educativo”, disse Eugenio Franzetti, diretor da DS. “A equipe tem trabalhado com o Gen3Evo e com os novos pneus desde o início do ano, mas foi a primeira vez que tivemos o novo kit de carroceria”, destacou.

“Mal podemos esperar para ver esse carro na pista durante a 11ª temporada. Com tração nas quatro rodas e uma aceleração incrível, a competição será ainda mais atrativa”, completou.

DS Penske levou o Gen3Evo à pista na espanha com Vergne e Vandoorne (Foto: DPPI)

Um dos grandes destaques é o alto poder de aceleração, que vai de 0 a 96 km/h em apenas 1s82 30% mais rápido que os carros atuais da Fórmula 1. As melhorias de performance também significam um aumento de 2% em comparação com o atual Gen3. O novo desenho foi feito para ser mais forte, mais robusto e com mais aerodinâmica, aproximando também as batalhas roda a roda da categoria.

Passa também a ser o carro mais rápido da história da Fórmula E, podendo bater a velocidade de 320 km/h. Traz a frenagem regenerativa de 600 kW, que gera quase 50% da energia necessária para uma corrida durante o próprio eP.

As atualizações de desempenho serão feitas por meio de engenharia de software, e o carro é o mais eficiente de todos os tempos: motor elétrico com 90% de eficiência, superando os 40% dos carros com potência a combustão interna.

Fórmula E retorna com a rodada dupla do eP de Portland entre os dias 28 e 30 de junho. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.