Mortara aproveita final sob safety-car e vence em Diriyah. Di Grassi vai ao pódio
Edoardo Mortara, vice-campeão de 2020/2021, venceu sua primeira em 2022 nas ruas de Diriyah, em corrida com final confuso sob safety-car e até trator na pista. Robin Frijns e Lucas Di Grassi completaram pódio
Em corrida que ofereceu diversas trocas de posição mas terminou com um anti-clímax em Diriyah, na Arábia Saudita, a Fórmula E tem seu segundo vencedor da temporada 2022. O vice-campeão do ano passado, Edoardo Mortara, saiu da segunda colocação no grid para tomar a liderança de seu companheiro de equipe, Lucas Di Grassi — que liderava após superar Nyck De Vries — e contou com o encerramento da corrida em regime de safety-car para sustentar a posição e garantir seu primeiro triunfo do ano. Robin Frijns finalizou em segundo lugar com a Envision, e o próprio Di Grassi completou o pódio.
A corrida 2 do eP de Diriyah certamente ofereceu mais disputas na frente do pelotão do que a prova de estreia — que limitou a briga pela vitória aos dois carros da Mercedes. De Vries liderava a prova após manter o primeiro lugar na largada, mas perdeu o primeiro lugar para Di Grassi e ainda errou em disputa com Vergne, o que o fez despencar no pelotão. No final, um erro de Alexander Sims causou a entrada de um safety-car que determinou o encerramento da corrida.
Relacionadas
A próxima etapa da Fórmula E está marcada para o dia 12 de fevereiro, com a disputa do eP da Cidade do México. A disputa foi realizada em Puebla no ano passado, pois o Autódromo Hermanos Rodríguez — que também recebe a F1 — serviu de hospital de campanha devido à pandemia. Em 2022, a categoria de monopostos elétricos retorna à capital para a terceira etapa do ano — em corrida única.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Confira como foi a corrida 2 da FE em Diriyah
De Vries fez excelente largada e manteve a primeira posição sem problemas, enquanto Edoardo Mortara se defendeu da investida de Robin Frijns e continuou na segunda colocação. Em um início sem incidentes, Alexander Sims foi o maior prejudicado ao errar a freada da primeira curva e despencar de décimo para o 15º lugar com a Mahindra. Companheiro de Nyck na Mercedes, Stoffel Vandoorne ultrapassou Oliver Askew pela 11ª posição e iniciou uma disputa de recuperação após largar em 12º.
Ao final da primeira volta, o top-10 tinha De Vries, Mortara, Frijns, Lucas Di Grassi, André Lotterer, Jean-Èric Vergne, Oliver Rowland, Jake Dennis, António Félix Da Costa e Pascal Wehrlein.
O décimo colocado Wehrlein ultrapassou a Techeetah de Da Costa na segunda volta para assumir a nona colocação, enquanto uma briga interna acontecia no fundo do pelotão: estreante na Fórmula E neste final de semana, Antonio Giovinazzi ultrapassou o companheiro de equipe da Dragon, Sérgio Sette Câmara, pelo 19º lugar.
Os primeiros a acionarem o modo ataque foram Oliver Rowland e Jake Dennis, que brigavam diretamente pelo sétimo lugar — em posse do piloto da Mahindra. Logo após Vergne — o sexto — também acionar o modo ataque para se defender dos dois rivais, o competidor da Andretti conseguiu ultrapassar o britânico para assumir a sétima colocação.
Lucas Di Grassi ganhou a posição de Robin Frijns após o holandês acionar o modo ataque, mas perdeu o posto ao também optar pelo ganho de potência na volta seguinte. Entretanto, o brasileiro conseguiu permanecer na perseguição ao piloto da Envision e tentou fazer a ultrapassagem após a potência extra do rival acabar, mas Frijns conseguiu manter a terceira colocação.
Logo depois, a situação se inverteu: Di Grassi optou por acionar o modo ataque antes de Frijns, que o fez na volta seguinte e perdeu a terceira posição para o brasileiro. Lucas ainda ganhou mais um posto após o companheiro de equipe na Venturi, Edoardo Mortara, acionar o modo ataque e cair para o quarto lugar.
+ GUIA DA FE 2021/22
Guia FE 2021/22: Chegou ano da adaptação na Fórmula E
Quem é quem na Fórmula E 2022? Confira pilotos e equipes
Sette Câmara quer colaboração com Giovinazzi pela Dragon
Di Grassi elogia Mortara e vê “missão dupla” na Venturi em 2022
Classificação em mata-mata e mais potência marcam Fórmula E 2022
Saída de Audi e BMW é só descamação natural da Fórmula E
Os dois primeiros anos da Mercedes na F1 e na Fórmula E
E então, Di Grassi conseguiu se aproximar do líder De Vries e partiu para cima do holandês para tomar o primeiro lugar. Os dois pilotos se tocaram após o brasileiro arriscar a ultrapassagem por fora, mas Lucas levou a melhor e ficou com a liderança. O holandês, por outro lado, passou a precisar se defender de Edoardo Mortara, que tinha o modo ataque ativado. Não conseguiu, e a Venturi passou a ocupar as duas primeiras colocações — o suíço ainda aproveitou a potência extra para tomar o primeiro posto de Di Grassi.
André Lotterer, ainda com o modo ataque ativado, ultrapassou Frijns pelo quarto lugar antes de ameaçar o terceiro posto de De Vries. Neste momento, o líder Edoardo Mortara passou a economizar energia com pouco mais de 15 minutos para o final da corrida, o que permitiu a aproximação do pelotão.
Di Grassi tentou inclusive ultrapassar o companheiro de equipe, mas não obteve sucesso. Enquanto isso, o pole Nyck De Vries cometeu um erro ao disputar posição com Vergne e atingiu o carro do rival. Assim, perdeu posições para o francês, Lotterer, Dennis, Vandoorne e Rowland — passou a ser o nono.
Bicampeão da Fórmula E, Vergne aproveitou a ativação do fan boost para ganhar mais uma posição, a sexta — deixando Vandoorne para trás. De Vries, em sérias dificuldades, perdeu mais uma colocação para Wehrlein e caiu para o décimo lugar. Lá na frente, Frijns tomou a segunda colocação de Di Grassi, que possuía mais bateria que o rival e não contestou a ultrapassagem.
Alexander Sims errou sozinho, perdeu a traseira do carro e atingiu a barreira de proteção com pouco mais de oito minutos para o encerramento da corrida, o que causou o acionamento de um safety-car na pista. Com a entrada de um trator para remover a Mahindra do britânico, os pilotos entraram em um verdadeiro engarrafamento atrás do carro de segurança, com os bólidos parados na pista — uma cena que exemplifica as dificuldades impostas pela estrutura dos circuitos da categoria.
Com sérias dificuldades na remoção do carro da Mahindra, a direção de prova optou por manter o safety-car até o final da disputa e não executou o tempo de prorrogação previsto em caso de entrada do carro de segurança — e assim, encerrou a corrida. Mortara em primeiro, Frijns em segundo e Di Grassi completando o pódio, com o terceiro lugar.
Fórmula E 2022, eP de Diriyah, Arábia Saudita, Resultado Final:
1 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 35 voltas | |
2 | R FRIJNS | Virgin Audi | +0.451 | |
3 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | +0.912 | |
4 | A LOTTERER | Porsche | +1.125 | |
5 | J DENNIS | Andretti | +1.646 | |
6 | J.E VERGNE | DS Techeetah | +3.166 | |
7 | S VANDOORNE | Mercedes | +3.568 | |
8 | O ROWLAND | Mahindra | +4.235 | |
9 | P WEHRLEIN | Porsche | +4.962 | |
10 | N DE VRIES | Mercedes | +5.294 | |
11 | M EVANS | Jaguar | +5.872 | |
12 | O ASKEW | Andretti | +6.732 | |
13 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +8.693 | |
14 | S BUEMI | Nissan | +9.015 | |
15 | M GÜNTHER | Nissan | +9.464 | |
16 | S BIRD | Jaguar | +11.690 | |
17 | N CASSIDY | Virgin Audi | +13.973 | |
18 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | +14.521 | |
19 | O TURVEY | NIO | +15.005 | |
20 | D TICKTUM | NIO | +16.744 | |
21 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | +17.681 | |
22 | A SIMS | Mahindra | NC |