Enquanto a Fórmula E prepara o começo da temporada 2018/19, no próximo dia 15 de dezembro, ainda arredonda regras para o crescido grid da categoria. Uma das propostas realizadas para o começo do ano vindouro foi proibir a transferência automática de dados de eventos para as fábricas. A proposta foi negada, entretanto.
De acordo com o site inglês 'E-Racing365', ao menos três equipes bloquearam a proposta durante uma votação online realizada na última semana. Há pressão de algumas equipes para que o Código Esportivo Internacional da FIA receba uma cláusula extra para especificar medidas às regras já existentes. É um pedido que leva em conta o Artigo 19.2.3.a do código.
"Mudanças nas regras esportivas e aquelas não especificadas em parágrafo anterior precisam ser realizadas até 20 dias antes do começo do campeonato", é o que diz o livro de ações da FIA.
O período de 20 dias é chave porque dentro dele já existe a consideração de que a temporada está iniciada. Qualquer mudança realizada com mais de 20 dias para o começo da temporada é valida porque as equipes entraram na competição com aquele conjunto de regras como vigente, mas mudanças dentro deste período precisam ser aprovadas de forma unânime.
Sébastien Buemi (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
"Todo o processo tem sido bastante político. Até agora a FIA está mudando regulamento esportivo e outras regras quando acham que vai tornar o campeonato melhor. Algumas fábricas estão forçando a barra para que eles façam isso de acordo com Código Esportivo Internacional", afirmou uma pessoa que o site inglês credita como figura importante de uma fábrica da FE.
A desconfiança das equipes que propuseram e foram a favor do banimento é que a FIA demorou demais a votar a proposta. Caso a votação fosse realizada duas semanas antes, a exigência para a proposta ser aprovada seria ter maioria dos votos, não unanimidade.
A grande questão com a transferência de dados é que não há como fiscalizar de forma eficiente como as tecnologias de Wi-Fi e bluetooth estão sendo utilizadas e as informações sendo passadas.
"Algumas equipes sentem que fábricas estão mexendo os músculos para terem uma vantagem no futuro, e esse caso é claramente um desses. Está acontecendo lentamente, mas está acontecendo. Tem gente na FE sem experiência de lidar com grandes fábricas, e isso está ficando evidente", afirmo outra figura descrita pelo site como "de liderança".
Outra votação que foi realizada na semana que passou foi sobre o crescimento do FanBoost, que vai contemplar cinco pilotos. A aprovação foi unânime e será ratificada no encontro do Conselho Mundial da FIA nesta semana.