Em duelo entre Nissan e BMW, Rowland lidera TL1 para eP de Sanya. Di Grassi é quarto colocado

O dia em Sanya - que começou ainda durante a noite segundo o horário de Brasília - começou com Oliver Rowland como protagonista. Com ele, o top-5 teve as duplas da Nissan e da BMW - Lucas Di Grassi, em quarto, foi o intruso

O primeiro treino livre para o eP de Sanya, ainda na noite desta sexta-feira (22), teve a identificação de qual a curva mais problemática – a quinta – e uma demonstração que Nissan e BMW saem na frente pelo que mostraram nas voltas em ritmo de classificação. Oliver Rowland cravou 1min07s561 e fechou com a liderança.
 
Atrás de Rowland, que finalizou com 1min07s561, segurou 0s064 à frente de António Félix da Costa. Alexander Sims, companheiro do português na BMW, ficou com o terceiro posto. 
 
Lucas Di Grassi se esgueirou na quarta colocação, ainda um pouco mais veloz que Buemi, o parceiro de Rowland na Nissan. Robin Frijns ficou no sexto posto, ao passo que Jean-Éric Vergne, Jérôme D'Ambrosio, Mitch Evans e Daniel Abt fecharam o top-10. Felipe Nasr, Nelsinho Piquet e Felipe Massa terminaram respectivamente em 16º, 18º e 19º.

A classificação está marcada para 0h20 (de Brasília); a largada será às 4h.

Oliver Rowland (Foto: Nissan)

Confira como foi o TL1:

 
Logo na começa da sessão, a tradicional bandeira amarela de pista completa para teste de que o sistema funcionava. Durou apenas um 1min e aí, sim, as voltas rápidas começaram a aparecer. Oliver Rowland apareceu com volta em 1min10s396 e, em seguida, 1min09s942. Ambas para liderar. Mesmo assim, quase entrou em apuros pouco depois: ele e o companheiro de Nissan, Sébastien Buemi, quase colidiram no contorno do cotovelo. 
 
A bandeira amarela de teste durou tempo o bastante para que a dupla da Audi, Lucas Di Grassi e Daniel Abt, fossem colocados sob investigação por andarem rápido demais durante o teste. Enquanto isso, Jean-Éric Vergne  e o próprio Di Grassi passaram bem perto de confusão – Vergne foi para a área de escape e Lucas triscou o muro. Robin Frijns foi outro a passar bem perto do muro. A curva cinco se mostrou uma questão espinhosa.
 
Depois dos problemas, Di Grassi apertou o passo e assumiu a liderança do treino – 1min09s908 – após ter pulado para segundo lugar no giro anterior. Ficou pouco tempo, porém, porque Sam Bird foi 0s022 mais rápido enquanto o panorama mudava bastante nas primeiras posições. Pascal Wehrlein também subia, só que para o terceiro posto. 
 
O próximo a subir na classificação foi António Félix da Costa, que seguiu o segredo de Di Grassi: primeiro fez volta para o P2 e, na sequência, complementou com 1min07s625 – uma volta de classificação, enfim. Rowland apareceu em seguida para melhorar em 0s066. 
 
No fim das contas, nem tanta gente assim se preocupou em anotar voltas de classificação. Rowland se manteve na dianteira, enquanto Da Costa foi o segundo. Os companheiros de ambos, respectivamente em Nissan e BMW, foram terceiro (Alexander Sims) e quinto (Buemi. O quarto foi Di Grassi, enquanto Frijns foi sexto, Jérôme D'Ambrosio, Mitch Evans e Abt fecharam o top-10.
 
Os outros três brasileiros terminaram mais atrás. Felipe Nasr foi 16º, Nelsinho Piquet ficou com o 18º posto e Felipe Massa finalizou em 19º. Bird, líder do campeonato e que chegou a pontear o treino, foi 15º.

FE, eP de Sanya, TL1, Final:

1 O ROWLAND Nissan 1:07.561  
2 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:07.625 +0.064
3 A SIMS BMW 1:07.751 +0.190
4 L DI GRASSI Audi 1:07.752 +0.191
5 S BUEMI Nissan 1:07.858 +0.297
6 R FRIJNS Audi 1:07.971 +0.410
7 J.E VERGNE DS Techeetah 1:08.019 +0.458
8 J D'AMBROSIO Mahindra 1:08.159 +0.598
9 M EVANS Jaguar 1:08.221 +0.660
10 D ABT Audi 1:08.299 +0.738
11 S VANDOORNE HWA Venturi 1:08.302 +0.741
12 E MORTARA Venturi 1:08.329 +0.768
13 P WEHRLEIN Mahindra 1:08.523 +0.962
14 G PAFFETT HWA Venturi 1:08.548 +0.987
15 S BIRD Virgin Audi 1:08.550 +0.989
16 F NASR Dragon Penske 1:08.676 +1.115
17 O TURVEY NIO 1:08.821 +1.260
18 N PIQUET Jaguar 1:08.822 +1.261
19 F MASSA Venturi 1:09.128 +1.567
20 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:09.270 +1.709
21 T DILLMANN NIO 1:09.285 +1.534
22 A LOTTERER DS Techeetah 1:09.654 +1.903

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.