Em Superpole cheia de erros, Rowland acerta e põe Nissan na pole do eP de Sanya. Di Grassi é 10º

O treino de classificação para o eP de Sanya mostrou uma série de pilotos equiparados em briga pela pole-position. Ficou claro desde cedo que era uma briga entre os dois pilotos da Nissan e os dois da BMW. Mas os erros da Superpole colocaram Oliver Rowland em vantagem

Desde o começo do primeiro treino livre para o eP de Sanya, Nissan e BMW deram a letra de que comandariam as ações – ao menos em ritmo de classificação. E foi exatamente o que aconteceu no treino classificatório no começo da madrugada deste sábado (23). Com as duplas de ambas na Superpole, a briga era real entre os quatro pilotos com os melhores carros na mão. No fim das contas, foi Oliver Rowland quem levou a melhor e a pole-position, além dos três pontos que andam junto com ela. 

A fase de grupos da classificação terminou com as duas equipes dominando. Sébastien Buemi e Rowland foram respectivamente, primeiro e quarto para a Nissan; António Félix da Costa e Alexander Sims foram segundo e terceiro. A sensação de que as duas equipes brigaram pela pole seguiu quando, na Superpole, Rowland foi o primeiro a andar e já pulou para a ponta. 
 
Mas surpresas aguardavam. O próximo na pista seria Sims, mas o carro do alemão teve algum problema e nem sequer saiu para a pista. Da Costa assumiu as chances da BMW, mas estava em volta um pouco mais lenta que Rowland. Na tentativa de achar tempo, errou no trecho final e acabou atrás inclusive de Jean-Éric Vergne. Buemi, última ameaça a Rowland, errou de forma similar ao que havia feito no TL2: bateu na saída da curva três e encerrou ali a tentativa.
 
Vergne é quem larga ao lado de Rowland, enquanto Da Costa e Abt formam a segunda fila. Buemi e Sims fazem a terceira. O top-10 é encerrado por André Lotterer, Jérôme D'Ambrosio, Pascal Wehrlein e Lucas Di Grassi. O resto dos pilotos brasileiros terminou mais atrás: Felipe Massa é 15º, enquanto Felipe Nasr larga em 18º e Nelsinho Piquet é o último. 
 
A largada para o eP de Sanya está marcada para as 4h (de Brasília).
Oliver Rowland (Foto: Nissan)

Confira como foi o treino classificatório:

Grupo 1 – Sam Bird, Jérôme D'Ambrosio, Lucas Di Grassi, Edoardo Mortara e António Félix da Costa

 
Ninguém no grupo dos líderes se preocupou em sair muito na frente para ganhar espaço na pista e, assim, todos os cinco terminaram após a bandeira quadriculada aparecer. O primeiro a completar foi exatamente Bird. O líder do campeonato foi nada bem: 1min08s641. Conforme o resto dos pilotos foi completando volta, ele caia mais e mais.
 
Di Grassi foi para 1min08s4, ao passo que Da Costa voou para 1min07s951. D'Ambrosio ainda superou Di Grassi, enquanto Mortara ficou logo atrás. Nas comparações com os treinos livres, nenhuma volta muito impressionante. Ao menos Da Costa conseguiu se colocar em posição privilegiada. 
Grupo 2 – André Lotterer, Robin Frijns, Pascal Wehrlein, Daniel Abt e Mitch Evans
 
Assim como no grupo anterior, ninguém se adiantou muito. Lotterer foi o primeiro marcar a volta rápida, ainda com alguns segundo no relógio, e pulou para a segunda colocação. Mas Abt superou o compatriota por 0s013. Mesmo próximos, os dois fecharam mais de 0s4 atrás de Da Costa.
 
Quem se deu mal foi Evans. O piloto da Jaguar tocou a traseira do carro no muro e acabou pegando um banner de publicidade. Com a dificuldade, acabou na décima posição entre os dez que haviam andado. Wehrlein passou na quinta posição, enquanto Frijns cruzou apenas em oitavo.
Alexander Sims (Foto: BMW)

Grupo 3 – Alexander Sims, Felipe Massa, Oliver Turvey, Sébastien Buemi, Oliver Rowland e Jean-Éric Vergne

 
Neste grupo, sim, alguém se adiantou para sair bem na frente do resto. Sims partiu certo do que faria e também entrou na casa de 1min07s9. Ficou apenas 0s006 mais lento que o companheiro Da Costa. 
 
A terceira chave também contava com as Nissan, que dominaram os treinos livres de mais cedo. Rowland foi o primeiro na pista e andou bem: ficou 0s001 mais lento que Sims e 0s007 atrás de Da Costa. Mas Buemi não teve problemas e passou inapelável: 1min07s670 e a ponta. Duas Nissan, duas BMW nos primeiros quatro lugares.
 
Massa não foi bem. Passou pouco mais lento que o companheiro Mortara e apenas no 13º posto, enquanto Turvey foi 15º. Vergne, ao contrário, andou forte e entrou na zona da Superpole com o quarto posto. 

Grupo 4 – Gary Paffett, Nelsinho Piquet, Stoffel Vandoorne, Felipe Nasr, José María López e Tom Dillmann
 
Com a pista bem menos limpa que no começo do treino, Paffett se adiantou para anotar a volta, mas foi muito mal com a HWA. Fez a pior das 17 voltas dadas até aquele momento. E, ao passo que os companheiros de chave andavam, foi confirmado como o penúltimo colocado. O companheiro Vandoorne passou na sequência: andou melhor mesmo errando no primeiro setor e pegando tráfego. Mas nada perto da Superpole.
 
Dillmann, na sequência passou no 17º lugar – bom para ficar em vantagem para o companheiro Turvey, mas muito pouco. Piquet foi o pior entre todos na pista – com Evans em 20º, uma nova decepção da Jaguar em treinos classificatórios. 
 
Nasr fez o 18º tempo, ao passo que López ficou com o 14º lugar.
 
Assim, top-6 formado por Buemi, Da Costa, Sims, Rowland, Vergne e Abt.
Buemi parou no muro (Foto: Reprodução/Twitter)

Superpole – entre vários erros, Rowland é quem fica com a pole

 
Abt foi o primeiro a sair e fez apenas uma volta cuidadosa e sólida. Sem um dos dois carros favoritos, Vergne foi para tentar a pole e andou bem, passou em 1min08s0. Rowland, abrindo a sequência Nissan e BMW, pulou para a dianteira e abriu o Carnaval de erros na sequência. Sims, com problemas no carro, nem andou. Da Costa tentou andar mais que o carro, errou e saiu da primeira fila. Buemi, por fim, estampou a frente do carro da Nissan no muro logo na saída da curva três de forma quase idêntica ao que havia feito mais cedo, no último treino livre. 

FE, eP de Sanya, Treino de Classificação:

1 O ROWLAND Nissan 1:07.945  
2 J.E VERGNE DS Techeetah 1:08.045 +0.100
3 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:08.122 +0.177
4 D ABT Audi 1:08.331 +0.386
5 S BUEMI Nissan 1:34.036 +26.091
6 A SIMS BMW    
7 A LOTTERER DS Techeetah 1:08.371 +0.426
8 J D'AMBROSIO Mahindra 1:08.372 +0.427
9 P WEHRLEIN Mahindra 1:08.455 +0.510
10 L DI GRASSI Audi 1:08.468 +0.523
11 E MORTARA Venturi 1:08.504 +0.559
12 R FRIJNS Audi 1:08.546 +0.601
13 S VANDOORNE HWA Venturi 1:08.560 +0.615
14 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:08.568 +0.623
15 F MASSA Venturi 1:08.585 +0.640
16 S BIRD Virgin Audi 1:08.641 +0.696
17 T DILLMANN NIO 1:08.800 +0.855
18 F NASR Dragon Penske 1:08.823 +0.878
19 O TURVEY NIO 1:08.923 +0.978
20 M EVANS Jaguar 1:08.955 +1.010
21 G PAFFETT HWA Venturi 1:09.072 +0.950
22 N PIQUET Jaguar 1:09.399 +1.277

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.