ERT vira Kiro após concluir negociação para ser cliente da Porsche na Fórmula E
Mudanças na nomenclatura da equipe chinesa já foram feitas no site oficial da categoria e o novo site oficial do time será lançado na próxima quinta-feira (10)
A ERT se movimentou e, como já era esperado, alterou o nome da equipe após completar a negociação para virar cliente da Porsche na Fórmula E. A partir da próxima temporada, a equipe passará a se chamar Kiro. Mudanças na nomenclatura da equipe chinesa já foram feitas no site oficial da categoria e o novo site oficial do time será lançado na próxima quinta-feira (10).
A equipe, que teve Sérgio Sette Câmara e Dan Ticktum em 2023/24, vai deixar o posto de fabricante e passará a usar trens de força da montadora alemã a partir da próxima temporada. O acordo prevê o fornecimento de motores de especificação antiga e é válido por duas temporadas — até o início da Era Gen4 —, segundo o portal inglês The Race.
A mudança marca a primeira vez na história da Fórmula E que uma fabricante vai produzir trens de força para três equipes no grid. Além dos próprios carros e da ERT, a Porsche fornece os motores à Andretti, mas estes de especificação atual.
Inicialmente, não estava nos planos dos alemães fornecer motores para três equipes diferentes. Esse foi, inclusive, um dos fatores que fizeram as conversas com a ABT não avançarem na época do eP de São Paulo. Porém, a Porsche mudou de ideia desde então, viu o formato do contrato agradar e enxerga com otimismo a chance de coletar dados de mais dois carros no grid.
O time chinês correu apenas um ano com o atual nome, Electric Racing Technology, e já foi inscrita como NIO 333, NEXTEV NIO e Team China Racing em anos anteriores.
Sobre a definição da dupla de pilotos, Ticktum e Sette Câmara são favoritos para compor o grid da próxima temporada, embora a ERT tenha conversado recentemente com Sacha Fenestraz, que deixou a Nissan e busca uma forma de permanecer na Fórmula E. A confirmação da dupla de pilotos também deve acontecer na próxima semana.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.