Evans supera Jimenez e é campeão do eTrophy. Bueno vence corrida final em Berlim

Cacá Bueno venceu a última corrida do Jaguar eTrophy, que consagrou Simon Evans como campeão. O neozelandês foi segundo, superando Sérgio Jimenez por apenas 1 ponto

O Jaguar eTrophy encerrou atividades com um novo campeão nesta quinta-feira (13). Na última corrida da temporada 2019/20, Simon Evans consolidou a reação e virada sobre Sérgio Jimenez no Tempelhof: o segundo lugar bastou para ser campeão em prova vencida por Cacá Bueno.

O segundo lugar levou Evans a 163, enquanto Jimenez acumulou 162 após cruzar a linha de chegada em terceiro. O brasileiro precisava apenas terminar na frente do neozelandês, mas estava claro desde o começo que não seria tão simples assim. O ritmo do campeão da temporada passada não foi tão forte assim, impossibilitando uma briga direta entre os dois pelo campeonato.

Cacá Bueno venceu em prova que consagrou Simon Evans (Foto: Reprodução/YouTube)

A vitória foi a segunda de Bueno na temporada. O brasileiro termina em terceiro, o que já era previsível desde o começo, quando perdeu duas etapas e ficou para trás. Alice Powell e Nick Foster, quarto e quinto na corrida, repetem as mesmas posições na classificação final do campeonato.

A prova encerra a breve história do eTrophy. O campeonato nasceu com a proposta de promover carros elétricos de turismo, assim como a Fórmula E faz com monopostos, mas sofreu desde o começo com grids minguados e falta de apelo.

Saiba como foi a última corrida do Jaguar eTrophy

A largada começou já trazendo brigas importantes pelo título. Cacá Bueno segurou a liderança, mas vendo o bicho pegar logo atrás. Simon Evans segurou o segundo lugar, enquanto Sérgio Jimenez quase era ultrapassado por Nick Foster, o que seria terrível para a luta pelo título. O terceiro colocado fechou a porta de forma muito agressiva, mas eficiente para não perder contato com Evans.

As voltas passavam e a situação seguia favorecendo Evans. Mesmo sem acompanhar Bueno, com 2s de vantagem, o neozelandês mantinha 1s de vantagem sobre Jimenez. Sérgio tentou usar o modo ataque para chacoalhar as coisas, mas não conseguiu desbancar Jimenez. A única boa notícia era que Alice Powell, quarta colocada, não era capaz de aplicar pressão alguma.

O campeão é Simon Evans (Foto: Reprodução/TV)

Restavam 15 minutos de prova e a situação ainda era sombria para Jimenez. Evans encontrou ritmo e ficou apenas 1s distante de Bueno. Além disso, de forma até surpreendente, com 3s5 de vantagem sobre o rival pelo título. Salvo uma grande reviravolta, tudo indicava título para Simon.

Restavam cinco minutos e o panorama da corrida era parecido. Cacá adiantou o uso do segundo modo ataque para se proteger de Evans, o que parecia surtir efeito. A diferença entre os dois cresceu para níveis mais confortáveis. Só que Jimenez seguia de mãos atadas: depois de também usar o segundo modo ataque, a distância para Simon seguia na casa de 3s.

A corrida ganhou nova cara nas voltas finais, quando Evans se aproximou rapidamente de Bueno. A diferença ficou em apenas 0s3 no começo do último giro, abrindo caminho para Simon ser campeão com vitória, que seria a quarta seguida. Só que o neozelandês evitou riscos, aceitou o segundo lugar e celebrou o título.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.