Evans supera Lotterer e faz volta mais rápida do dia no TL2 em Marrakech. Rowland tira ‘casquinha’ de Massa

A Jaguar vai para o treino classificatório como uma das favoritas para o restante do dia em Marrakech. Mitch Evans impressionou no TL2, liderou durante a primeira rodada de voltas rápidas e depois voltou para marcar um tempo voador e liderar a sessão à frente de André Lotterer e Sébastien Buemi. Oliver Rowland tinha volta rápida, sentiu-se atrapalhado por Felipe Massa - que tinha dificuldades com o carro - e disparou: "Idiota"

Sessão mais rápida dos fins de semana da Fórmula E, o segundo treino livre é sempre compacto, com briga pela volta mais rápida no final. Mitch Evans foi quem ganhou a disputa na manhã deste sábado (12). Com 1min17s262, cravou a primeira colocação.
 
Evans liderou por quase todo o treino, mas chegou a perder a liderança para Robin Frijns e, depois, André Lotterer. Nos minutos finais, recuperou. Lotterer ficou com o segundo lugar para a DS Techeetah, enquanto Sébastien Buemi ficou no terceiro posto.
 
Vencedor da abertura da temporada, António Félix da Costa foi quarto colocado, enquanto Frijns ficou em quinto. O sexto foi Oliver Rowland, que ficou bravo com Felipe Massa no fim de sua melhor volta. Rowland encontrou com Massa mais lento perto da reta dos boxes. Felipe, que está lutando com o carro da Venturi, acabou novamente ofendido: agora foi chamado de "idiota" pelo inglês da Nissan.
Mitch Evans (Foto: Jaguar)

José María López, Oliver Turvey, Jean-Éric Vergne e Alexander Sims fecharam o top-10. Nelsinho Piquet foi o 14º, enquanto Massa ficou em 20º e Lucas Di Grassi, piloto que menos andou no treino por conta de um problema na bomba d'água, foi somente 21º.

 
A classificação para o eP de Marrakech começa às 9h (de Brasília). 

Confira como foi o TL2:
 
Diferente do primeiro treino do dia, o TL2 já começou com uma série de pilotos apostando em voltas com esquema do modo de ataque. Os tempos, assim, já começaram baixos. Mitch Evans foi quem pulou para a frente, com 1min18s663. Uma série de pilotos entrou em 1min18s, mas ainda não se aproximavam dos melhores momentos da manhã.
 
Como é comum no treino mais curto da FE, quase todos os pilotos pulam para a pista imediatamente para aproveitar os 30 minutos o máximo possível. Mas Lucas Di Grassi, que não fez uma volta verdadeiramente rápida no TL1, demorou 15 minutos para anotar tempo. E nem foi tão bom, jogou o campeão apenas para 16º.

Após a corrida inicial por voltas de modo de ataque, o ritmo ficou morno para a metade da corrida. Daniel Abt escapou da pista na última curva e precisou de uma manobra para voltar ao circuito, mas fora isso pouco acontecia digno de nota.

 
Com dez minutos para o final, Felipe Massa fazia uma boa volta rápida, mas o carro da Venturi simplesmente apagou durante a reta dos boxes e causou bandeira amarela. Cerca de dois minutos depois, conseguiu fazer o carro voltar a funcionar. 
 
Mesmo enquanto isso, Robin Frijns aproveitou para repetir a velocidade de mais cedo: 1min17s663, melhor volta do dia e exatamente 1s mais rápido que o então líder do TL2, Evans.
Bird também deu uma leve parada na pista, mas se recuperou. As duas HWA seguiam sem problemas e se esgueiravam entre os primeiros colocados: Stoffel Vandoorne em quarto e Gary Paffett em sexto. 
Stoffel Vandoorne (Foto: HWA)

A briga pelos primeiros lugares esquentou novamente no fim. André Lotterer cravou 1min17s511 e passou a ser o líder, mas Evans recuperou e deixou 1min17s262 como a marca do treino. 

 
Oliver Rowland tinha uma volta bastante rápida, mas perdeu tempo no último setor exatamente por ficar atrás de Massa – que estava claramente brigando contra o carro da Venturi. Rowland, como Piquet mais cedo, ficou insatifeito. "O que esse sujeito Massa está fazendo? Que idiota", questionou. E terminou apenas em sexto.
 
Líder mais cedo, Frijns fechou em quinto.

FE, eP de Marrakech, TL2, Final:

1 MITCH EVANS NZL JAGUAR 1:17.262   14
2 ANDRE LOTTERER ALE TECHEETAH DS 1:17.511 +0.249 17
3 SÉBASTIEN BUEMI SUI NISSAN 1:17.567 +0.305 18
4 ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA POR BMW 1:17.652 +0.390 10
5 ROBIN FRIJNS HOL VIRGIN AUDI 1:17.663 +0.401 13
6 OLIVER ROWLAND TAI NISSAN 1:17.783 +0.521 16
7 JOSÉ MARÍA LÓPEZ ARG DRAGON PENSKE 1:17.818 +0.556 15
8 OLIVER TURVEY ING NIO 1:17.894 +0.632 15
9 JEAN-ÉRIC VERGNE FRA TECHEETAH DS 1:17.951 +0.689 16
10 ALEXANDER SIMS ING BMW 1:17.966 +0.704 14
11 DANIEL ABT ALE AUDI 1:17.974 +0.712 13
12 EDOARDO MORTARA ITA VENTURI 1:18.226 +0.964 21
13 STOFFEL VANDOORNE BEL HWA VENTURI 1:18.332 +1.070 16
14 NELSINHO PIQUET BRA JAGUAR 1:18.357 +1.095 14
15 GARY PAFFETT ING HWA VENTURI 1:18.411 +1.149 16
16 PASCAL WEHRLEIN ALE MAHINDRA 1:18.504 +1.242 15
17 JÉRÔME D'AMBROSIO BEL MAHINDRA 1:18.535 +1.273 16
18 SAM BIRD ING VIRGIN AUDI 1:18.780 +1.518 8
19 TOM DILLMANN FRA NIO 1:19.385 +2.123 11
20 FELIPE MASSA BRA VENTURI 1:19.425 +2.163 15
21 LUCAS DI GRASSI BRA AUDI 1:20.257 +2.995 5
22 MAXIMILIAN GÜNTHER AUT DRAGON PENSKE 1:20.441 +3.179 13

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.