FE cancela primeiro treino livre do eP de Ad Diriyah por conta de chuva torrencial no deserto saudita

O treino que marcaria o retorno da Fórmula E às pistas, na madrugada deste sábado (15), foi cancelado por conta de uma chuva torrencial na cidade saudita - e desértica - de Ad Diriyah

Em quatro temporadas a Fórmula E jamais teve uma corrida com chuva, mas há grande chance que essa tabu termine neste sábado (15). Isso porque chove copiosamente na cidade de Ad Diriyah, no meio do deserto da Arábia Saudita. Tanto que o primeiro treino livre foi cancelado.
 
A sessão estava marcada para as 2h05 (de Brasília, 7h05 locais). Conforme o horário foi se aproximando ficou claro que não havia maneira de colocar carros na pista.

Com uma chuva torrencial, o traçado de rua saudita tinha poças que se acumulam nas laterais do traçado, como é comum em ruas urbanas de todo o mundo.  Inicialmente, houve apenas um atraso,  mas após alguns minutos de dúvida os comissários confirmaram o cancelamento.

É uma tempestade no deserto (Foto: Andretti)
Para minimizar as perdas de equipes e pilotos, a organização fez uma mudança posterior. Em vez de começar o segundo treino livre às 4h05 (sempre de Brasília) e realizar uma sessão de 30 minutos, agora os bólidos elétricos vão desfilar numa sessão de 60 minutos que vai começar às 3h35. A previsão, porém, aponta possibilidade de mais chuva forte pelas próximas horas.
O treino classificatório para a corrida inaugural da eTrophy estava marcada para dez minutos após o fim do TL1, então a relização ficou obviamente impraticável. Com a sessão cancelada, os resultados do treino livre da sexta-feira valem como formação do grid: Simon Evans é o primeiro pole de todos os tempos. Bryan Sellers é o segundo colocado, enquanto a dupla brasileira forma a segunda fila, com Sérgio Jimenez à frente de Cacá Bueno.
 
Stefan Rzadzisnki, Bandar Alesayi, Alice Powell, Ahmed Bin Khanen, Katherine Legge, Célia Martin, Tao Wang e Yaqi Zhang encerram o grid.  

ATUALIZAÇÃO: Os planos da Fórmula E seguiram sendo frustrados na sequência. Quando o relógio bateu 3h35, estava evidente que era impossível ir para a pista. Após 30 minutos de muita espera e tentativa de secar a pista – ainda cheia de poças embora a chuva tivesse estiado – e muita conversa entre pilotos para tentar sugerir ideias sobre o que fazer, a FE anunciou que o segundo treino livre também estava cancelado. 

Sem anúncio sobre o que fazer – embora a classificação esteja marcada para 5h50 -, a FE prometeu novas informações às 4h30.

A FE demorou bastante, mas decidiu às 5h que o treino livre solo seria realizado entre as 5h15 e 5h50 e que, por causa disso, o treino classificatório seria atrasado em alguns minutos.

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.