FIA tira tempo de pista de Nissan e Jaguar na Fórmula E por infração ao teto de gastos
Na primeira análise completa do teto de gastos da Fórmula E, referente à temporada 2022/23, Jaguar e Nissan não passaram na investigação da FIA e foram punidas. Assim, as duas equipes vão se ausentar das primeiras três horas de testes da pré-temporada de Valência
A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) surpreendeu o mundo da Fórmula E na manhã brasileira desta quarta-feira (23) e anunciou que Nissan e Jaguar estouraram o teto de gastos da categoria, estabelecido em aproximadamente € 13 milhões (cerca de R$ 79,8 milhões), na temporada 2022/23. Como punição, as duas equipes vão ser impedidas de participar da primeira sessão da pré-temporada de Valência, no dia 4 de novembro, o que significa que terão três horas de testes a menos do que as rivais.
Além das punições, as duas equipes foram multadas. A Nissan, que ultrapassou o limite em 1,96% (cerca de € 270 mil ou R$ 1,6 milhão), terá de pagar € 300 mil (R$ 1,8 milhão); a Jaguar, por sua vez, infringiu a regra em 0,6%, o que dá cerca de € 88 mil (R$ 540 mil). Assim, a multa foi de € 100 mil (R$ 614 mil).
Por fim, a FIA recolheu as assinaturas das duas equipes no documento conhecido como ‘Accepted Breach Agreement‘, em que os times efetivamente reconhecem que ultrapassaram o limite. Algo parecido aconteceu na Red Bull, que infringiu o teto de gastos da F1 em 2021 e foi punida em 2022.
Apesar da quebra do teto orçamentário, a FIA reconheceu a cooperação das duas equipes e ressaltou o fato de que a temporada 2022/23 compreendeu a primeira investigação completa prevista pela regra. A análise concluiu que não houve evidências de qualquer atitude “desonesta, de má fé ou fraudulenta” e garantiu que Nissan e Jaguar não esconderam informações da entidade.
Desta forma, Mitch Evans, Nick Cassidy, Oliver Rowland e Norman Nato, respectivamente as duplas de Jaguar e Nissan, terão três horas a menos de testes do que os demais concorrentes do grid. A partir da segunda sessão, entretanto, os quatro estarão liberados para voltarem à pista. As punições não afetam as participações das duas equipes no teste exclusivo de pilotas, programado para o dia 7 de novembro.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com a pré-temporada na pista de Valência, que terá cobertura IN LOCO do GRANDE PRÊMIO, diretamente da Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
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