Fórmula E anuncia adiamento do eP de Sanya por ameaça de coronavírus

A Fórmula confirmou neste domingo (2) que adiou a etapa programada para Sanya, na China, em decorrência do coronavírus. A prova estava marcada para o dia 21 de março

A Fórmula E confirmou neste domingo (2) que o eP de Sanya, originalmente marcado para o dia 21 de março, foi adiado. Em comunicado, a categoria informou que a etapa não ocorrerá em tal data na China em razão da ameaça do coronavírus.

A prova chinesa seria a sexta da temporada 2019/20, que é liderada no momento por Stoffel Vandoorne após duas etapas, na Arábia Saudita e no Chile. 

A China ainda pode receber uma etapa desta temporada, de acordo com a FE: a prova não foi oficialmente cancelada e "é estudada a possibilidade de uma nova data, que será estudada pelo tempo que for necessário". Nenhuma data foi proposta ainda, porém. Se a situação em relação ao vírus seguir, o cancelamento é colocado como provável.

A chance do adiamento ocorrer havia sido fortalecida na última quinta-feira, quando a Organização Mundial da Saúde declarou Emergência de Saúde Pública Global por conta da nova doença que tem se espalhado no mundo. De acordo com recentes informações, já são 19 os países com casos ou suspeitas do vírus.

Sébastien Buemi em Sanya (Foto: Nissan)

No informe, a FE também diz que "com a contínua propagação do coronavírus e após consultas com os departamentos da Província de Hainan e com o Governo Municipal de Sanya, a categoria, a FIA e a China decidiram não realizar a etapa no dia 21 de março."

"A medida é necessária para que se proteja a saúde e a segurança de todos que viajam com a categoria, tal como os participantes e os espectadores, que são de enorme importância. Estamos trabalhando com as autoridades locais e monitorando a situação. Todas as partes estudarão, dentro do devido tempo, a possibilidade de uma data alternativa – em caso de melhora da situação."

A próxima etapa da FE está marcada para a Cidade do México, no dia 15 de fevereiro. 

Outra preocupação que está no colo da FIA é a etapa da China da Fórmula 1. A principal categoria do automobilismo mundial está com passagem garantida pelo país em maio, com a entidade já deixando claro que monitora o caso.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube