Fórmula E anuncia suspensão temporária da temporada por conta do coronavírus

A categoria implementou sistema de bandeiras vermelha, amarela e verde para determinar as fases do campeonato. Alejandro Agag afirmou trabalhar com autoridades locais para rearranjar as datas das provas

A Fórmula E tomou uma importante decisão para o restante da temporada 2019/20. Nesta sexta-feira (13), mostrando preocupação com o coronavírus, optou por suspender o restante do calendário temporariamente.
 
A decisão foi tomada em conjunto com as principais autoridades locais. Portanto, as três etapas restantes do calendário, Berlin, Nova Iorque e Londres, estão congeladas. A categoria apontou como a medida mais responsável a ser tomada para tentar combater a pandemia do Covid-19.
 
Ainda, a FE está implementando um sistema de bandeiras já bastante conhecido no esporte a motor. Nas cores vermelha, amarela e verde, vai determinar as diferentes fases e janelas de tempo em que as provas podem ser rearranjadas ou seguem inalteradas. Vermelho aponta sem etapa, amarelo ainda há a possibilidade e verde é seguir com o planejado.
 
Os meses marcados com a bandeira vermelha são março e abril, com maio atualmente categorizado com bandeira amarela. Junho e julho aparecem com bandeira verde, quando a situação pode se estabilizar e melhorar.
Fórmula E suspende a temporada (Foto: BMW)
Como consequência da suspensão, a Fórmula E não vai mais realizar os ePs de Paris, Seoul e Jacarta, três eventos que seguiriam com o calendário. A categoria ainda informou trabalhar de perto com a FIA e autoridades locais para monitorar a situação e avaliar possíveis datas para continuar com o campeonato.
 
“Agora é a hora de tomar atitudes responsáveis e é por isso que decidimos suspender temporariamente a temporada e seguir com o congelamento das corridas dos próximos dois meses”, explicou Alejandro Agag, fundador a FE.
 
“O esporte a motor tem enorme papel em nossas vidas e é importante, mas o que é mais importante é a saúde e segurança de nossa equipe, fãs e suas famílias, assim como os cidadãos das cidades em que corremos”, seguiu.
 
“A Fórmula E vai voltar com força total, uma vez que a atual crise na saúde e o contagio do Covid-19 estiver controlado”, completou.
 
A categoria elétrica disputou quatro etapas da temporada 2019/20, passando por Arábia Saudita, Chile, México e Marrocos. Quem aparece atualmente na liderança do campeonato é Antonio Félix da Costa.
 
Outras categorias foram igualmente afetadas pelo coronavírus. A Fórmula 1 cancelou o GP da Austrália deste final de semana, enquanto a Indy realiza o GP de St. Pete de portões fechados e adiou o GP de Long Beach. Já a MotoGP tem adiado as primeiras etapas do calendário, que deve começar em maio. No Brasil, Stock Car proibiu convidados estrangeiros na Corrida de Duplas.
 

Paddockast #51
QUEM VENCEU DRIVE TO SURVIVE 2

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.