Fórmula E apresenta protótipo do novo Gen3 e promete “carro mais rápido da história”

A Fórmula E divulgou nesta quinta-feira as primeiras imagens de sua terceira geração de carros, e promete que serão os carros de corrida mais eficientes e sustentáveis de sua história

SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?

A Fórmula E revelou nesta quinta-feira (28) em Mônaco, onde acontecerá a sexta etapa de 2021-22, as primeiras imagens e detalhes da sua terceira geração de carros, que será introduzida na próxima temporada, que deve começar em 2023. Os monopostos da Gen3 foram desenhados para circuitos de rua, e a intenção é mostrar que é possível criar uma máquina de alta performance que seja extremamente sustentável.

“Tanto tecnologicamente quanto ambientalmente, a Gen3 estabelece novos padrões no esporte. As equipes de desenvolvimento da FIA e da Fórmula E fizeram um trabalho excelente, e agradeço a eles por seu trabalho duro neste projeto. Estou muito feliz em ver tantos fabricantes importantes já se inscrevendo para a próxima era do campeonato, e aguardo com grande expectativa a estreia competitiva do Gen3 na 9ª temporada”, afirmou Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação internacional de Automobilismo durante o evento.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Terceira geração de carros da Fórmula 3 foi divulgada antes do eP de Mônaco (Foto: Fórmula E)

Os carros da Gen3 serão os mais rápidos da história da Fórmula E, atingindo uma velocidade máxima de 322 km/h. Grande parte desta potência vem da inclusão de uma unidade de potência extra, na parte da frente do carro, que pode regenerar até 250kW apenas com a frenagem. O motor de tração traseiro tem 350 kW, gerando uma potência de 600 kW, mais do que o dobro dos carros atuais.

A eficiência dos novos motores também é de 95%, altíssima quando comparada a um motor tradicional de combustão interna, que converte apenas 40% da energia em potência.

Os freios também serão completamente diferentes. Os carros da terceira geração serão os primeiros monopostos a não ter freios hidráulicos traseiros. Além disso, a energia recuperada nas frenagens representará 40% do total gasto pelos pilotos nas corridas.

LEIA TAMBÉM:
+TVR fecha acordo para patrocinar Fórmula E e visa expor novo carro em Mônaco e Londres

Carros da Gen3 serão os mais potentes da história da Fórmula E (Foto: Fórmula E)

Nos avanços para tornar a categoria ainda mais sustentável, a Fórmula E afirmou que as novas baterias estão entre as mais eficientes já feitas, consistindo de minerais sustentáveis, e que as células das baterias poderão ser reutilizadas e recicladas.

Os carros vão utilizar fibra de carbono reutilizada no chassi, algo nunca antes feito. A estimativa da categoria é que essa mudança vai reduzir em 10% a pegada de carbono da construção dos bólidos. Além disso, os pneus da próxima temporada serão compostos com diferentes materiais, com 26% sendo de borracha natural e fibras recicláveis. Eles também serão completamente reciclados após as provas.

A nona temporada da Fórmula E em 2022-23 ainda não tem data marcada de estreia, e contará com a entrada da Maseratti. A categoria retorna neste domingo, no dia 30 de abril, para o eP de Mônaco, sexta etapa do campeonato atual.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.