Fórmula E confirma calendário de 2024/25 com estreia no Brasil e rodada dupla em Mônaco

Com estreia no Brasil marcada para o fim de 2024, a primeira rodada dupla da história de Mônaco e uma corrida a ser oficializada em março, a Fórmula E confirmou o calendário da temporada 2024/25 — o maior da história da categoria

A Fórmula E oficializou nesta terça-feira (11) o calendário da temporada 2024/25, que voltará a ser realizada em dois anos diferentes e compreende o maior número de corridas da história da categoria, com 17 provas. A estreia está marcada para 7 de dezembro de 2024, com a terceira edição do eP de São Paulo — a primeira vez que a etapa brasileira abre um campeonato desde que passou a fazer parte da modalidade.

Depois do Anhembi, a Fórmula E parte para o eP da Cidade do México no dia 11 de janeiro de 2025, antes de visitar Diriyah em 14 e 15 de fevereiro — na primeira rodada dupla da temporada. A única corrida ainda sem confirmação está marcada para a rodada seguinte, em 8 de março, data em que a categoria tenta confirmar uma etapa na Tailândia, na província de Chiang Mai.

A única estreia já confirmada da temporada será no dia 12 de abril, com o eP de Miami, que será realizado em Homestead e entra no calendário para substituir Portland como a etapa americana da categoria. Ao contrário da prova do Oregon, entretanto, a pista da Nascar vai sediar uma rodada simples em sua primeira participação.

Uma das grandes novidades de 2025 aparece logo em seguida, entre 3 e 4 de maio, com a primeira rodada dupla da história do eP de Mônaco, antes de um retorno ao Japão com o eP de Tóquio — que também vai sediar seu primeiro fim de semana com duas corridas entre 17 e 18 de maio. O eP de Xangai aparece no fim do mês, com corridas em 31 de maio e 1º de junho.

Homestead, que costuma receber a Nascar, tem estreia confirmada na Fórmula E (Foto: Nascar)

Por fim, o calendário entra na reta final com o retorno de Jacarta, no dia 21 de junho, antes de mais uma visita a Berlim entre 12 e 13 de julho. O encerramento da temporada acontece mais uma vez em Londres, na ExCel Arena, em 26 e 27 de julho — no que pode ser a última participação da pista britânica na modalidade.

“Para a 11ª temporada, estamos levando o automobilismo elétrico a um outro nível e fazendo coisas que nunca foram feitas no esporte a motor”, disse Jeff Dodds, CEO da Fórmula E. “Nosso Gen3 Evo vai estrear em frente a centenas de milhões de fãs ao redor do mundo, ao mesmo tempo em que adicionamos dois novos locais e combinações de rodadas duplas para fazer nosso esporte crescer”, afirmou.

“O novo e melhorado calendário oferece uma mistura perfeita de circuitos para os pilotos levarem seus carros evoluídos ao limite enquanto permanecem fiéis ao verdadeiro DNA urbano e à ação que ele produz”, completou.

Ainda na temporada 2023/24, a Fórmula E retorna com a rodada dupla do eP de Portland entre os dias 28 e 30 de junho. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Fórmula E 2024/25, Calendário:

17/12eP de São PauloBrasilAnhembi
211/1eP da Cidade do MéxicoMéxicoAutódromo Hermanos Rodríguez
314/2eP de Diriyah 1Arábia SauditaRiyadh Street Circuit
415/2eP de Diriyah 2Arábia SauditaRiyadh Street Circuit
58/3TBDTBDTBD
612/4eP de MiamiEstados UnidosHomestead-Miami Speedway
73/5eP de Mônaco 1MônacoMonte Carlo
84/5eP de Mônaco 2MônacoMonte Carlo
917/5eP de Tóquio 1JapãoTokyo Street Circuit
1018/5eP de Tóquio 2JapãoTokyo Street Circuit
1131/5eP de Xangai 1ChinaCircuito Internacional de Xangai
121/06eP de Xangai 2ChinaCircuito Internacional de Xangai
1321/6eP de JacartaIndonésiaJakarta International ePrix Circuit
1412/7eP de Berlim 1AlemanhaAeroporto de Tempelhof
1513/7eP de Berlim 2AlemanhaAeroporto de Tempelhof
1626/7eP de Londres 1InglaterraExCel Arena
1727/7eP de Londres 2InglaterraExCel Arena
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.