Fórmula E garante conversas com “três grandes cidades” para voltar à Índia em 2026

Cofundador da Fórmula E, Alberto Longo garantiu que o retorno à Índia é uma prioridade da categoria e admitiu que as conversas estão em andamento. Realizado em 2023, o eP de Hyderabad teve a edição de 2024 cancelada depois de problemas na política local

Quarto maior mercado de veículos do mundo, a Índia é um objetivo de “primeiro nível” para a Fórmula E, segundo o cofundador Alberto Longo. Correr no país era um plano claro da categoria no início da era Gen3, e a realização do eP de Hyderabad em 2023 deu a impressão de que a estadia no país seria longa. No entanto, problemas políticos locais causaram a queda da edição de 2024, e não há uma certeza no momento sobre quando a modalidade conseguirá voltar ao país.

Além da importância de ser um dos maiores mercados do mundo, a Índia é casa de duas fabricantes da Fórmula E: Mahindra e Jaguar — que, apesar de ser uma marca inglesa, é parte do conglomerado indiano Grupo Tata. Segundo Longo, entretanto, um retorno pode estar próximo, e a categoria mantém conversas com três grandes cidades para isso.

“A Índia é um mercado de primeiro nível para nós”, garantiu Longo à agência de notícias Press Trust of India. “Estamos trabalhando todos os dias para voltar. Temos conversas com três grandes cidades, é tudo que posso revelar. Há muito interesse por parte da Fórmula E de correr na Índia”, destacou o dirigente.

O eP de Hyderabad aconteceu apenas uma vez, no dia 11 de fevereiro de 2023, e terminou com a única vitória de Jean-Éric Vergne pela DS Penske. A corrida ficou marcada pelo drama da Jaguar, que viveu um desastre em sua estreia na Índia e viu Sam Bird bater no companheiro Mitch Evans — que estava cotado para a vitória.

Caótico e emocionante, eP de Hyderabad fez estreia dos sonhos na Fórmula E, mas caiu (Foto: Fórmula E)

A situação em Hyderabad, porém, se complicou após investigação da Comissão Eleitoral da Índia concluir que o já suspenso Anjani Kumar, diretor-geral da polícia local, violou o código de conduta durante a contabilização de votos do período eleitoral em quatro estados — Telangana, Madhya Pradesh, Chhattisgarh e Rajasthan. Com o congresso no comando, as prioridades locais mudaram e a corrida acabou em segundo plano.

A Fórmula E chegou a afirmar que “não teve outra opção” a não ser notificar as autoridades locais sobre a quebra de contrato e garantiu que iria aplicar as ações jurídicas necessárias.

“Espero que [a volta seja] em 2026”, prosseguiu Longo. “É muito mais difícil organizar uma corrida completamente nova do que retornar a um mesmo local. É por isso que há tanta frustração com a situação em Hyderabad. O evento foi incrível, e precisamos focar em ter um circuito de rua novamente”, explicou.

Vergne conquistou sua única vitória pela DS Penske em Hyderabad (Foto: Fórmula E)

CEO da Fórmula E, Jeff Dodds também disse que gostaria de fazer uma corrida de rua na Índia, mas não descartou a possibilidade de um circuito permanente e usou a China como exemplo. Para o britânico, o importante é que a categoria consiga voltar a correr no país.

“Estou completamente aberto a um circuito de rua na Índia, mas não rejeitaria um circuito permanente se isso nos der a oportunidade de voltar”, assegurou Dodds. “Voltamos à China com uma corrida em um circuito permanente, mas também adoraria fazer uma corrida de rua na China. A mesma coisa serve para a Índia”, finalizou o CEO.

Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

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