Fórmula E corta chicane e utiliza traçado menos travado em Valência

A pré-temporada da Fórmula E vai contar com uma novidade que, ao redor da categoria, espera-se que seja replicada durante o campeonato: pistas menos travadas. A reta dos boxes terá apenas uma chicane, diferente das duas em anos anteriores, e mesmo a que sobrou foi modificada para ser mais veloz

A Fórmula E começa nesta terça-feira, 15 de outubro, a realizar os testes coletivos de pré-temporada. Após Donington Park receber os testes em 2014, 2015 e 2016, é o Circuito Ricardo Tormo, em Valência, que serve de sede para as equipes colocarem, de forma coletiva, os carros na pista antes do início do campeonato. Neste ano, entretanto, a pista conta com importante mudança.
 
Na configuração adotada neste ano, em que a sessão está sendo organizada pela Formula E Operations, a reta dos boxes conta com somente uma chicane. A outra chicane, que fora colocada na entrada do pit-lane em 2017 e 2018, não será utilizada.
 
De acordo com o site inglês 'E-Racing365', a chicane que segue colocada na reta terá um ângulo de saída que permitirá mais velocidade no fluxo dos carros. A pista tem, ao todo, 3.094 km e 14 curvas. 
 
A mudança tem uma razão clara: o pedido geral por menos chicanes nas pistas de rua durante o campeonato. A expectativa ao redor da competição é que várias pistas sejam modificadas para as chicanes mais apertadas sejam modificadas ou extinguidas. A primeira mudança confirmada é na configuração adotada no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.
Pascal Wehrlein (Foto: Xavi Bonilla/Grande Prêmio)
As mudanças de regras para as corridas também serão testadas em Valência, numa simulação marcada para a tarde de quarta-feira. Depois da corrida-ensaio, FIA, Fórmula E e equipes irão discutir como foi o funcionamento e o que precisa ser ajustado. 
 
A mudança mais importante é a diminuição na energia disponível para todos os pilotos a cada minuto em que a corrida ficar sob safety-car ou FCY. Outra mudança está no modo ataque, que irá fazer com que os pilotos possam andar a 235 kwh. Aumento de 10 kwh em relação ao ano passado. 
 
A sessão dessa semana será a única desta pré-temporada. Os pilotos contam com dois turnos por dia, durante três dias: terça, quarta e sexta-feira. A quinta-feira será um media day.

Paddockast #37
GRANDES RIVALIDADES INTERNAS 

Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube