Fórmula E divulga primeiras imagens do Gen3, geração de carros para 2023

A Fórmula E divulgou algumas imagens dos carros Gen3, que têm estreia confirmada na categoria em 2023, com o objetivo de serem mais leves e sustentáveis

HAMILTON E O MOTOR APIMENTADO: A ARMA DA MERCEDES NA ARÁBIA SAUDITA

Em conjunto com a FIA (Federação Internacional de Automobilismo), a Fórmula E apresentou às suas equipes nesta segunda-feira (29), durante o primeiros dia de teste em Valência, o design completo e as especificações do carro para a temporada de 2023. E, conforme esperado desde 2019, os carros Gen3 seguem o mesmo objetivo: serem mais leves e sustentáveis.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Ainda não foi divulgado um número específico, mas estima-se que os Gen3 irão pesar 120kg a menos — o que entra diretamente nas ambições da categoria. Nas poucas imagens divulgadas para o público, é possível notar que a traseira dos Gen3 será mais larga. A nova tecnologia dos carros elétricos também terá um senso maior de individualidade, diferente do que os carros das últimas temporadas detinham.

Um dos grandes destaques fica por conta da proposta da FIA e da FE em fazer dos carros Gen3 “os mais eficientes do mundo”. Isso porque, nos Gen2, o tempo de recarga ficava em 30% a 35%. Agora, eles prometem recuperar cerca de 40%, permitindo uma resposta mais rápida. Por isso, devido à adição do trem de força dianteiro e sua capacidade regenerativa, o eixo traseiro não terá freios hidráulicos.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

As diferenças, ainda que não muito nítidas, dos carros Gen3 (Foto: Formula E)

Os Gen3 também terão um motor elétrico capaz de fornecer até 350kw de potência (470BHP), com uma velocidade máxima de 200 mph (320 km/h), com uma relação potência/peso que é duas vezes mais eficiente que um motor de combustão interna (ICE) 470BHP equivalente. Outras medidas que serão tomadas pela categoria estão nos novos pneus Hankook, que serão compostos por mais materiais sustentáveis (cerca de 26%).

Jean Todt, presidente da FIA, revelou que as inovações são uma mistura de alto desempenho, eficiência e sustentabilidade. “É um carro criado na intersecção de alto desempenho, eficiência e sustentabilidade. O trabalho realizado pelas equipes da FIA em conjunto com a Fórmula E, desde o lançamento da categoria há oito temporadas, buscam incansavelmente impulsionar a inovação e fomentar o desenvolvimento da mobilidade sustentável. Não tenho dúvidas de que este novo monoposto elevará a Fórmula E ao próximo nível”, disse.

O CEO da Fórmula E, Jamie Reigle, acrescentou: “Ao projetar o carro Gen3, pretendemos demonstrar que alto desempenho, eficiência e sustentabilidade podem coexistir sem concessões. Junto com a FIA, construímos o carro de corrida de alto desempenho mais eficiente e sustentável do mundo. O Gen3 é nosso carro de corrida mais rápido, mais leve, mais poderoso e eficiente. É uma criatura projetada para seu habitat: competir nas ruas da cidade em combate roda a roda”, concluiu.

MERCEDES DEVERIA TROCAR BOTTAS POR RUSSELL NA RETA FINAL DA F1 2021?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.