Fórmula E revisa calendário, inclui Valência e marca rodada dupla em Santiago para junho

A FIA publicou, na manhã desta quinta-feira (28), o calendário revisado com as oito primeiras etapas da temporada 2021 da categoria dos carros elétricos. Uma das novidades será a inclusão de um traçado no circuito Ricardo Tormo, em Valência, palco dos testes de pré-temporada, e da volta de Marrakech ao calendário. Santiago, que tinha a previsão de abrir o calendário em janeiro, foi remanejado para o começo de junho

Tal qual a Fórmula 1 fez na temporada 2020, marcada pela pandemia, a Fórmula E tem lançado em blocos as etapas do seu sétimo ciclo, em 2021. O campeonato mantém no seu calendário a rodada dupla de abertura, até então as duas únicas provas oficialmente confirmadas, para Diryah, na Arábia Saudita, nos dias 26 e 27 de fevereiro. As novidades são as provas que vão completar ao menos a primeira parte do cronograma, tornada pública pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) nesta manhã de quinta-feira (28).

Dentre as novidades está a inclusão de Roma, na Itália, como palco da terceira etapa do campeonato no dia 10 de abril. Nos últimos dias, chegou a ser especulado o circuito de Vallelunga, próximo à capital italiana, como destino da prova, mas não há menção ao traçado, o que presume que a corrida vai acontecer no traçado urbano, como é habitual.

A Fórmula E vai voltar a Marrakech, no Marrocos, na temporada 2021 (Foto: DS Techeetah)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A principal novidade mesmo é a inclusão de Valência, palco da quarta etapa, no autódromo Ricardo Tormo. Tradicional local dos testes de pré-temporada, o traçado espanhol terá uma versão exclusiva para a corrida agendada para 24 de abril. Contudo, não será a primeira vez que a Fórmula E vai acelerar no circuito permanente, uma vez que a categoria já correu no Autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.

Uma outra novidade é a inclusão da etapa de Mônaco, que volta ao calendário como local da quinta etapa, seguindo a tradição de corridas bianuais na Fórmula E. Marcada para 8 de maio, a prova no Principado dá uma indicação de que a corrida da Fórmula 1, marcada para o fim do quinto mês, também seja realizada conforme previsto.

Marrakech, no Marrocos, norte da África, também volta ao calendário da Fórmula E neste ano para a sexta etapa do campeonato, marcada para 22 de maio. E Santiago, capital do Chile, que estava alocada no cronograma para receber a etapa de abertura nos dias 16 e 17 de janeiro, foi remanejada na programação para sediar a rodada dupla nos dias 5 e 6 de junho.

A organização informa também que Paris não vai receber uma etapa da Fórmula E em 2021, voltando ao calendário para a oitava temporada da categoria dos carros elétricos. Da mesma forma, as etapas de Seul e Sanya, na Coreia do Sul e China, respectivamente, não vão acontecer em maio, como outrora estava previsto, mas não constam como canceladas oficialmente, com a Fórmula E trazendo a informação de que as provas estão, no momento, adiadas, com a decisão sobre tais eventos a ser definida na primavera europeia, ou seja, até junho.

“Estamos comprometidos em entregar um calendário global que beneficie nossa primeira temporada como campeonato mundial”, disse Jamie Reigle, diretor-executivo da Fórmula E.

“Estamos trabalhando próximos de todos os nossos parceiros nas equipes, fabricantes, patrocinadores, emissoras de TV e cidades-sede para nos adaptarmos às circunstâncias externas e garantir a saúde e a segurança de todos os envolvidos”, continuou o dirigente.

“Faremos isso ao mesmo tempo em que vamos manter o que os fãs mais amam na Fórmula E: corridas imprevisíveis, locações icônicas e a mistura entre os mundos real e virtual, tudo isso sustentado por nossa corrida por um futuro melhor”, encerrou.

Fórmula E 2021, calendário revisado até o momento:

 DATACIDADEPAÍS
126/2DIRIYAHARÁBIA SAUDITA
227/2DIRIYAHARÁBIA SAUDITA
310/4ROMAITÁLIA
424/4VALÊNCIAESPANHA
58/5MÔNACOMÔNACO
622/5MARRAKECHMARROCOS
75/6SANTIAGOCHILE
86/6SANTIAGOCHILE

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.