Fórmula E prepara calendário 2024/25 com abertura em São Paulo e eP na Tailândia

Categoria dos carros elétricos também vai anunciar eP de Miami, em Homestead, além de outras novidades, de acordo com o portal The Race

São Paulo será o palco da abertura da temporada 2024/25 da Fórmula E. Conforme o GRANDE PRÊMIO adiantou, em março deste ano, a categoria dos carros elétricos pretende abrir o calendário no circuito de rua no Sambódromo do Anhembi, no primeiro fim de semana de dezembro. De acordo com reportagem do portal The Race, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) também anunciará duas novas etapas no calendário: o eP de Miami, agora no tradicional circuito de Homestead, utilizado pela NASCAR, e em Chiang Mai, na Tailândia.

As conversas entre a Fórmula E para correr em Homestead se intensificaram nas últimas semanas e a previsão é que a etapa — de corrida única — seja realizada em abril. Com isso, a etapa deve ser a quinta pista da categoria nos Estados Unidos, depois de um circuito de rua construído em Miami [2015], uma adaptação da pista de rua de Long Beach, onde correm os carros da Indy [2015 e ’16], a pista de Red Hook, em Nova York [2017-22] e, por fim, a pista de Portland, que estreou no ano passado e sediará a categoria novamente no final do mês

Já o eP da Tailândia deve ser realizado em março. A ideia é que a corrida faça parte de um grande festival ambiental que terá como objetivo destacar as iniciativas de sustentabilidade no país, incluindo a questão da poluição do ar e a promoção de veículos elétricos.

Segundo o The Race, o Ep de Berlim, realizado em Tempelhof geralmente em abril ou maio, pode ter data alterada e ser jogado para julho ou até no início do ano, caso seja necessário. Isso porque a ideia da categoria é evitar conflito de data com o WEC (Mundial de Endurance), já que muitos pilotos correm nas duas categorias e, geralmente, os contratos contém cláusulas de prioridade para as provas de resistência.

São Paulo vai receber mais uma prova da Fórmula E em dezembro (Foto: Andrew Ferraro)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Os testes de pré-temporada serão realizados na primeira semana de novembro, incluirão um período de testes só para mulheres durante os três dias de corrida. O calendário provisório para 2024-25 deve ser divulgado na próxima semana, durante reunião do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA.

Fórmula E retorna com a rodada dupla do eP de Portland, entre os dias 28 e 30 de junho. Todas as sessões de pista terão transmissão AO VIVO e COM IMAGENS nos canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube e no Kwai.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.