Fórmula E prepara circuito adaptado para estreia em pista que recebe F1 em Jedá

Na primeira visita da história a Jedá, a Fórmula E prepara um traçado mais curto do que o normalmente usado pela F1 e com algumas mudanças importantes. A primeira curva será mantida, porém, assim como boa parte da maior reta

Prestes a mudar de palco na Arábia Saudita, a Fórmula E vai correr em um traçado adaptado no Circuito de Jedá, que recebe anualmente a Fórmula 1 para a etapa local. Para beneficiar a regeneração de energia dos carros, a categoria vai adotar quatro chicanes no que será uma versão bem diferente da pista, segundo o portal inglês The Race. A etapa será uma rodada dupla, programada para os dias 14 e 15 de fevereiro, e há a possibilidade de receber a estreia do Pit Boost — novo nome do Attack Charge.

O traçado começa com uma primeira curva igual à usada pela Fórmula 1 e se mantém o mesmo até a curva 4. Neste ponto, há uma interseção que liga diretamente para as curvas 21 e 22. Daí em diante, um grande período de aceleração será interrompido pelas duas primeiras chicanes.

Seguindo pelo maior trecho de aceleração do traçado, no que seria o terceiro setor da F1, o desenho se mantém até as curvas finais, que levam à reta principal. Antes da linha de chegada, porém, mais duas chicanes em sentidos opostos completam a volta.

A extensão do circuito está estimada em cerca de 3,5 km. Como referência, a pista do eP de São Paulo, que abre a temporada no Anhembi, tem 2,93 km.

No mapa da pista da F1 em Jedá, o verde marca o traçado da Fórmula E (Arte: Thiago Rocha/GRANDE PRÊMIO)

A mudança da Fórmula E de Diriyah para Jedá se deu por conta das obras ao redor do circuito normalmente utilizado pela categoria. As construções no local já se estendem por duas temporadas, e o resultado foi uma pista suja e que dificultou as ultrapassagens, com muita perda de aderência ao sair da linha de corrida.

Com a tecnologia do Pit Boost testada na pré-temporada de Valência — com alguns problemas, vale dizer —, a intenção da Fórmula E é trazer o retorno dos pit-stops no Circuito de Jedá, primeira rodada dupla do campeonato. O plano é alternar a novidade com o tradicional Modo Ataque nos finais de semana de duas corridas: uma prova com um, outra prova apenas com outro. Nada, porém, foi confirmado oficialmente.

Após o fim do período de testes, a Fórmula E começa a se preparar oficialmente para a estreia da temporada, programada para o dia 7 de dezembro, em São Paulo. O GRANDE PRÊMIO fará a cobertura completa do evento, com presença IN LOCO, e do campeonato na íntegra.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.