Fórmula E revela traçado do eP da Cidade do Cabo e ações sustentáveis para região

Traçado provisório do eP da Cidade do Cabo contorna estádio que recebeu Copa do Mundo de 2010. Prova na África do Sul é esperada para entrar no calendário em 2023

HORA DA VERDADE: QUAIS PILOTOS PODEM VENCER CORRIDAS NA FÓRMULA 1 2022?

A Fórmula E divulgou nesta sexta-feira (4) o traçado provisório do eP da Cidade do Cabo, na África do Sul. A configuração da pista apresentada pelos organizadores conta com 12 curvas, que vão contornar o Green Point Stadium, sede de oito partidas da Copa do Mundo de futebol de 2010. Para que a prova esteja no calendário em 2023, os promotores locais aguardam a aprovação do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA. O contrato é de cinco anos.

A expectativa é que o eP da Cidade do Cabo, anunciado como novidade da categoria em julho do ano passado, seja um dos mais rápidos em velocidade média a compor o grupo de provas da Fórmula E. Além de rápida, a corrida terá como cenário uma das ambientações litorâneas mais procuradas pelos turistas. A configuração do traçado com 2,8 km de distância vai passar pelos famosos distritos de Green Point e Waterfront.

Cofundador e diretor esportivo da Fórmula E, Alberto Longo exaltou o apoio do grupo que compõe a categoria e ficou encantado com o cenário da província de Cabo Ocidental. “Tivemos uma resposta muito positiva das equipes, pilotos e patrocinadores sobre a vinda para a Cidade do Cabo”, afirmou o dirigente.

“Quando conheci Iain Banner [presidente da promotora de corridas] em 2019, ele disse estar confiante de que a Cidade do Cabo tinha potencial para ser uma das principais cidades do nosso calendário. Esta é a minha primeira visita à África do Sul e, tendo visto agora a beleza da cidade, estou confiante de que ele está certo”, completou.

Carros elétricos vão percorrer o cenário litorâneo da Cidade do Cabo (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Programação das corridas do fim de semana na TV e no streaming: 4 a 6 de março

Conhecida como ‘Cidade Mãe’, a Cidade do Cabo será a primeira cidade da África do Sul a sediar uma prova da categoria, mas a segunda do continente africano, já que Marrakesh, no Marrocos, também recebeu o campeonato.

“O público clama por uma corrida com uma ambientação natural em circuito de rua, e agora estamos respondendo a esses pedidos. Com a Montanha da Mesa como pano de fundo e a Ilha de Robben em primeiro plano, não tenho dúvidas de que a Fórmula E terá um apoio substancial na Cidade do Cabo e em toda a África do Sul”, afirmou Iain Banner, presidente e promotor de corridas da empresa e-Movement, parceira da categoria.

Porém, para a prova ser realizada na próxima temporada, os organizadores locais terão muito trabalho pela frente. Além de transformar as ruas em pistas de corridas, com as instalações de guard-rail, arquibancadas e toda estrutura para receber as equipes, pilotos e funcionários, a Cidade do Cabo vai construir uma estrutura para apresentar soluções de sustentabilidade para a região e também uma área de lazer e entretenimento para os fãs batizada de eFest.

Objetivo é que a região seja pioneira na geração de energia sustentável no continente africano. “Acreditamos que a Cidade do Cabo mostrará a África como ser uma protagonista na transição para um futuro mais verde e posicionará a cidade e o Cabo Ocidental como o centro pioneiro de energia renovável da África do Sul”, acrescentou Banner.

Leia também

+FIA determina código de conduta para pilotos russos e aplica restrições em redes sociais
+Russell afasta favoritismo e exalta força emocional: “Não ligo para jogos mentais”

Segundo o primeiro-ministro do Cabo Ocidental, Alan Winde, as obras começam em abril e devem ser concluídas em dezembro deste ano. “Este evento também será uma oportunidade perfeita para mostrar nosso destino como um local atraente para turismo e investimento, pois nos concentramos no crescimento da nossa economia e na criação de um ambiente propício para o setor privado criar empregos”, salientou.

Enquanto não tem início a construção das estruturas do circuito de rua na Cidade do Cabo, a temporada da Fórmula E continua em 2022. A terceira e quarta etapa acontecem nos próximos dias 9 e 10 de abril, com a rodada dupla de Roma, na Itália.

COMO CONFLITO ENTRE RÚSSIA E UCRÂNIA AFETA A FÓRMULA 1 E OUTROS ESPORTES A MOTOR
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.