Fórmula E revela traçado do eP de Puebla e confirma curva de circuito oval

O traçado da Fórmula E para o eP de Puebla mantém uma das curvas de oval, usando traçado semelhante ao usado pelo WTCC anos atrás. A pista substitui o Hermanos Rodríguez

A ultrapassagem da vitória de Pato O’Ward (Vídeo: NBCSN)

Não há mais dúvidas: o eP de Puebla será uma experiência única na Fórmula E. A categoria confirmou nesta segunda-feira (14) que a visita ao autódromo mexicano será em traçado que mantém uma das curvas de circuito oval.

A versão da Fórmula E é muito parecida com a utilizada pelo WTCC entre 2005 e 2009, mas não é idêntica. A mudança está no primeiro setor: a categoria elétrica abre mão de utilizar uma das curvas de oval para ter um traçado mais sinuoso. Em contrapartida, a alta velocidade é mantida nas curvas finais, com o trecho inclinado da curva 15 levando à reta principal. O trecho tem inclinação de 8°, semelhante ao visto em Indianápolis.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Puebla vai receber a Fórmula E com um novo traçado (Foto: Wikimedia)

Outra novidade fica por conta do modo ataque, que funciona com dinâmica diferente em Puebla. Ao contrário do visto nas corridas anteriores, a potência extra não será ativada apenas por usar uma tangência diferente em uma curva. No caso mexicano, será necessário ir para outro traçado na curva 8, numa espécie de ‘joker lap’. A perda de tempo será maior, apesar de não ser tão dramática a ponto de anular o benefício da velocidade a mais.

A Fórmula E precisou optar por Puebla em uma decisão de última hora. O Hermanos Rodríguez, casa tradicional da categoria no México, foi transformado em hospital de emergência para combater a Covid-19.

Esta será também a segunda visita da Fórmula E a um autódromo permanente na temporada 2021. A categoria esteve em Valência, no Ricardo Tormo, para realizar rodada dupla caótica em abril.

Os ePs de Puebla serão já nesta semana, com corridas 1 e 2 marcadas respectivamente para os dias 19 e 20 de junho.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar