Fórmula E volta a Monte Carlo após dois anos em cenário diferente e com Buemi longe do protagonismo
Quando a Fórmula E passou em Mônaco pela última vez, em 2017, os carros eram outros e o cenário era ainda aquele dos primeiros dias onde Renault e Audi lutavam pela dianteira. Sébastien Buemi, vencedor das duas corridas no Principado, está bem longe. Outros oito pilotos já venceram nesta temporada, entretanto, e o campeonato chega a Monte Carlo sem a menor ideia do que será da briga pelo título quando for a Berlim no fim do mês
Até onde vai o campeonato? Com quatro etapas para o fim da temporada está acabando o tempo hábil para que algum piloto desgarre do resto da disputa pelo título. A natureza próxima do campeonato faça com que as previsões sejam absolutamente impossíveis e as mudanças na ponta da tabela de classificação acabem se mostrando inesperadas. Robin Frijns não tinha se aproximado em qualquer momento e acabou com a batata quente nas mãos após Paris. Diferente do que acontece com qualquer tipo de competição, não há aposta pouco arriscada para se fazer nas bolsas de valores da vida.
Relacionadas
Na realidade, aos poucos a expectativa em ver uma briga pelo título direcionar a algum lado dá lugar à tensão para ver quem descola o suficiente para remontar ou aparecer pela primeira vez entre os líderes. A natureza das classificações com ordem proporcional ao campeonato somado à pouca distância na pontuação faz com que uma vitória coloque ao menos 13 pilotos em condições reais de sonhar com um título internacional.
O holandês tem 81 pontos, enquanto André Lotterer marcou 80 até aqui – esse ainda nem venceu, mas anotou a segunda colocação nas duas últimas provas. Perguntassem por aí no começo da temporada, Frijns e Lotterer não seriam apontados como favoritos sequer dentro de suas equipes, respectivamente a Virgin de Sam Bird e a DS Techeetah de Jean-Éric Vergne.
Corrida: eP de Mônaco
Circuito: Circuit de Monaco
Extensão da pista: 1.765 km
Curvas: 12
Inscritos: 11 equipes, 22 pilotos
Calendário (horários de Brasília):
Sábado, 11 de maio:
2h30-3h15 – FE TL1
3h25-3h55 – eTrophy TL
5h-5h30 – FE TL2
6h45-7h50 – FE Classificação
8h45-9h15 – eTrophy Classificação
9h-9h35 – eTrophy Corrida
11h34-12h30 – eP de Mônaco (45 minutos + 1 volta)
Vencedores anteriores:
2015 – Sébastien Buemi, Renault
2017 – Sébastien Buemi, Renault
Volta mais rápida:
Sam Bird, DS Virgin – 53s822, 13 de maio de 2017
Último pole-position:
Sébastien Buemi, Renault – 53s313, 13 de maio de 2017
Pneus: Michelin Pilot Sport
Previsão do tempo: Dia com sol entre nuvens, 16 – 20ºC
TV: Fox Sports (11h)
|