Fornecedora única da Fórmula E, Michelin planeja introduzir novos pneus a partir de 2020

Gerente da Michelin, Serge Grisin confirma que fornecedora trabalha para desenvolver novos pneus que chegarão com as atualizações ao Gen 2. Ele também afirmou que os pneus foram grandes responsáveis na melhora dos tempos.

Fornecedora de pneus da Fórmula E desde a criação da categoria, em 2014, a Michelin deve introduzir novos compostos para a temporada 2020-21. A empresa se reuniu na semana passada e deve iniciar a criação de novos pneus. que provavelmente serão lançados juntos da atualização do Gen 2, a segunda geração de monopostos da categoria, que começou a ser utilizada nesta temporada.

Em entrevista concedida na última semana, Serge Grisin, gerente da Michelin em assuntos da FE, comentou sobre os avanços e evoluções da empresa nos últimos anos para ajudar no desenvolvimento dos carros.

"É ok para introduzirmos novos desenvolvimentos, é o tempo certo [cinco anos] para aprender em algumas categorias e introduzir evoluções. Então, sempre estaremos procurando colocar novas coisas", afirmou Grisin ao site inglês 'e-Racing365'. "Ainda não é oficial, então está em discussão, mas sempre claro pra introduzir evoluções. Não é simples para criarmos um pneu em termos de performance ou de grip porque demos um grande passo em termos de grip", comentou.

Os pneus da Michelin na FE (Foto: Reprodução/Youtube)

Serge também falou sobre a contribuição dos pneus para as melhoras de tempos do Gen2, que chega a ser 3s mais rápido que seu antecessor. Ele acredita que os compostos da Michelin são responsáveis por até metade do avanço nos tempos alcançados.

"É difícil dizer o quanto veio do pneu e o quanto veio do carro, mas acredito que metade dos segundos são possíveis pelos pneus", disse o gerente "Algumas equipes vão dizer que é isso ou mais. É difícil julgar, mas uma boa parte [da melhora dos tempos] veio dos pneus. Logo, esta evolução no desempenho é boa quanto um pneu mais leve, e é difícil de fazer isso", concluiu.

Com a chegada do Generation 3 para a temporada 2021-22, Grisin também comentou que já existem ideias da fabricante para o fornecimento de pneus para a próxima geração de monopostos.

"Generation 3 é uma história diferente porque é um carro completamente novo. Em termos de pneus, provavelmente faremos uma oferta, estamos olhando isso. Já temos algumas grandes ideias para os pneus do Gen3", finalizou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.