Frijns lidera TL1 com cara de teste de resistência da Fórmula E em Ad Diriyah
O primeiro treino livre da temporada 2019/20 da Fórmula E foi recheado de problemas e terminou com Robin Frijns acertando o momento de andar rápido nos últimos segundos para colocar a Virgin mais de 1s2 na frente do resto do pelotão na atividade que abriu o campeonato
A atividade de pista inicial da temporada 2019/20 da Fórmula E foi um teste para quem conseguia ficar na pista e superar os problemas alheios que picotavam a sessão. Em meio aos problemas, diversas equipes passaram pelas colocações frontais nos minutos finais, incluindo as duas novatas do campeonato, mas foi Robin Frijns quem conseguiu terminar na frente para a Virgin. O tempo foi de 1min16s137 e mais de 1s2 de vantagem.
A Virgin pode vibrar discretamente com o primeiro treino, aliás. Além da dianteira com Frijns, colocou Sam Bird na terceira colocação. Entre os dois, uma Dragon: de Nico Müller. Stoffel Vandoorne pôs a Mercedes em quarto, seguido por Sébastien Buemi, com a Nissan, e António Félix da Costa, com a DS Techeetah. Os seis primeiros ficaram separados por menos de 2s.
Mitch Evans, Daniel Abt, Nyck de Vries e Lucas Di Grassi fecharam o top-10. Felipe Massa emplacou a 12ª colocação.
Os problemas foram vários. Quem mais vezes causou dor de cabeça foi Pascal Wehrlein: por três vezes o piloto parou com a Mahindra na pista. Em duas destas três, bandeira amarela; na restante, FCY. Além disso, duas batidas nos muros causaram bandeiras vermelhas: a primeira, com Ma Qing Hua, que perdeu o freio após a colisão; na sequência, Brendon Hartley escapou no remendado e desnivelado traçado da curva 14.
O segundo treino livre começa às 3h (de Brasília), enquanto a classificação está marcada para as 5h. A corrida da sexta-feira larga às 9h.
Robin Frijns (Foto: Virgin)
Confira como foi o TL1:
No horário correto das 1h (de Brasília), a bandeira verde acionou o começo oficial da temporada 2019/20, a sexta da história da Fórmula E. Logo no começo das movimentações, a primeira ação que mereceu destaque veio logo com 2min: Pascal Wehrlein parou a Mahindra na parte de fora da curva um, exigindo uma chamada de bandeira amarela de pista completa.
Durou pouco antes da liberação do traçado. Com tempos rápidos sendo anotados, foi o holandês Robin Frijns quem saiu na frente: 1min23s414 após a rodada inicial de giros.
Contudo, outra paralisação pouco depois: Ma Qing Hua triscou o muro e ficou sem freios. Bandeira vermelha para permitir o retorno aos boxes do carro da NIO. Sem controle do bólido, Ma parou na pista e deixou que os fiscais empurrassem até o pit-lane.
Durante a interrupção, o aviso: Edoardo Mortara, Alexander Sims e Neel Jani eram investigados por andar acima da velocidade limite durante o VSC causado por Wehrlein – o trio acabou liberado.
Depois de quatro minutos de interrupção e pouco após a verde, novamente havia a Mahindra de Wehrlein parada na pista. Desta feita, entretanto, pegou sozinha. Oliver Rowland aproveitou o retorno para lançar a Nissan para adianteira com 1min20s045. O relógio marcava 20min para o fim.
Com a possibilidade de testar o modo ataque, Mitch Evans saltou para a liderança, mas outros tiveram a ideia ao mesmo tempo. Apesar do neozelandês ser o primeiro a baixar de 1min20s, Sam Bird, com 1min19s127, desbancou com sobras e tomou a ponta.
GUIA DA FE 2019/20
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
➠ Pós-revolução, Fórmula E apara arestas e recebe novas gigantes
➠ Com calmaria após tempestade, Fórmula E busca ajuste de rota
➠ ‘Estranhas no ninho’, Mercedes e Porsche estreiam sob holofotes
Enquanto o relógio marcava 13min para o final, o estreante Brendon Hartley deixou a traseira do Dragon escapar e acertou com força o muro da curva 14 após ultrapassar uma das Mahindra. Ainda aproveitaram para visar que o investigado da vez era Daniel Abt, por acelerar demais no pit-lane.
O acidente de Hartley mostrava um problema sério da pista saudita: o traçado estava remendado em certas partes e causava um desnível perigoso no solo.
A bandeira verde voltou com 7min30s para o final do treino. Todos para a pista e tentativas de modo ataque para teses e novas voltas rápidas, mas Wehrlein, pela terceira vez, parou na pista e forçou nova bandeira amarela. Mesmo assim, Nyck de Vries, o novato da também nova Mercedes, completou a volta em 1min18s426. Nico Müller jogou a Dragon para logo atrás, em segundo.
Era a hora da happy hour e mais gente se lançava para voltas voadoras. André Lotterer entrou no páreo, mas Bird cravou a nova liderança. E Vandoorne. E Frijns, no fim das contas, para fechar com a Virgin na ponta: 1min16s137.
Relacionadas
Fórmula E, eP de Ad Diriyah, TL1:
1 | R FRIJNS | Virgin Audi | 1:16.137 | 21 | |
2 | N MÜLLER | Dragon Penske | 1:17.401 | +1.264 | 20 |
3 | S BIRD | Virgin Audi | 1:17.561 | +1.424 | 21 |
4 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:17.693 | +1.556 | 19 |
5 | S BUEMI | Nissan | 1:17.847 | +1.710 | 20 |
6 | A FÉLIX DA COSTA | DS Techeetah | 1:17.996 | +1.859 | 22 |
7 | M EVANS | Jaguar | 1:18.347 | +2.210 | 22 |
8 | D ABT | Audi | 1:18.406 | +2.269 | 19 |
9 | N DE VRIES | Mercedes | 1:18.426 | +2.289 | 20 |
10 | L DI GRASSI | Audi | 1:18.441 | +2.304 | 18 |
11 | J D'AMBROSIO | Mahindra | 1:18.581 | +2.444 | 22 |
12 | F MASSA | Venturi Mercedes | 1:18.618 | +2.481 | 21 |
13 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:18.749 | +2.612 | 18 |
14 | A SIMS | BMW | 1:18.839 | +2.702 | 21 |
15 | A LOTTERER | Porsche | 1:18.873 | +2.736 | 18 |
16 | O TURVEY | NIO | 1:19.185 | +3.048 | 20 |
17 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:19.310 | +3.173 | 18 |
18 | N JANI | Porsche | 1:19.327 | +3.190 | 20 |
19 | O ROWLAND | Nissan | 1:20.045 | +3.908 | 16 |
20 | M GÜNTHER | BMW | 1:20.303 | +4.166 | 20 |
21 | J CALADO | Jaguar | 1:20.701 | +4.564 | 21 |
22 | B HARTLEY | Dragon Penske | 1:21.536 | +5.399 | 15 |
23 | M QING HUA | NIO | 1:20.220 | +2.659 | 1 |
24 | P WEHRLEIN | Mahindra | 1:25.000 | +7.439 | 8 |
Paddockast #42 QUEM É VOCÊ NO GP DO BRASIL? Ouça: Spotify | iTunes | Android | playerFM |