Günther troca golpes com Da Costa, leva a melhor e vence eP de Santiago
A etapa chilena da temporada 2019/20 da Fórmula E terminou com uma briga ferrenha entre António Félix da Costa e Maximilian Günther pela vitória. E o alemão levou a melhor, faturando a primeira vitória dele na categoria
A segunda corrida do ano e mais uma briga pela vitória nos instantes finais. Após uma prova de grandes momentos, Maximilian Günther retomou na última volta a liderança que perdera instantes antes para António Félix da Costa no eP de Santiago deste sábado (18). A ultrapassagem sobre o português parecia improvável quando Da Costa tomou a dianteira com bela passagem, mas Günther seguiu Da Costa e terminou em grande estilo com o troco. Desta forma, o piloto alemão vence a primeira dele na categoria.
Da Costa terminou em segundo e viu se esvair a chance de alcançar a vitória de debute com a DS Techeetah ao vencer uma batalha com a ex-equipe, a BMW, e o substituto Günther. Mitch Evans segurou a terceira colocação e foi ao pódio.
O quarto lugar foi de Pascal Wehrlein, que até chegou a passar Günther na largada, mas não segurou e terminou atrás. Nyck De Vries foi o quinto na pista, mas uma punição de 5s por infração técnica empurrou o piloto da Mercedes para a sétima colocação, atrás do companheiro Stoffel Vandoorne e de Lucas Di Grassi, que largou no 23º lugar.
James Calado, Felipe Massa e Sam Bird fecharam o top-10. Massa chegou a disputar o pódio, mas um toque com o companheiro Edoardo Mortara custou ritmo. Mortara se deu melhor, mas depois teve outro toque, com Jean-Éric Vergne, e acabou fora da corrida. Vergne foi outro que caiu de quarto para o abandono após ficar com um pedaço de carro preso na asa dianteira.
A Fórmula E para por quatro semanas e volta no dia 15 de fevereiro, direto do autódromo Hermanos Rodríguez, na Cidade do México.
O ataque de Da Costa em Günther (Foto: Reprodução)
Confira como foi a corrida:
Com bastante menor calor que a classificação, o grid alinhou para a partida precisamente às 16h03 (de Brasília). Mitch Evans partiu com segurança e escapou em primeiro, ao passo que Pascal Wehrlein tomou a segunda colocação de Max Günther. Oliver Turvey também saiu bem e ganhou a posição, de Felipe Massa, enquanto Edoardo Mortara passou o brasileiro e Sébastien Buemi.
Na primeira passagem pelo hairpin, a parte de trás do pelotão viu a confusão de debute: Neel Jani precisou segurar bastante o ritmo para que não causasse um acidente de proporções médias, mas perdeu posições novamente e viu uma sequência de esbarrões – nele, inclusive. Após isso e 5min de corrida, Oliver Rowland já ganhara seis posições em relação à largada, enquanto Lucas Di Grassi tomara cinco.
Durante a rodada inicial de acionamento do modo ataque, uma série de pilotos começava a disputar espaço quando o líder do campeonato, Alexander Sims, parou na pista com problemas e acabou abandonando. Desta forma, uma rápida intervenção da bandeira amarela de curva inteira. As brigas seguintes renderam mais pano para manga: Sam Bird rodou na pista depois de um toque com Rowland, que perdeu o bico.
A Porsche sofria com problemas. Após as dificuldades de Jani no começo, o carro teve problemas com ele e com André Lotterer. Fim de festa para os dois.
Massa ganhou ritmo na corrida e aproveitou o modo ataque para recuperar posições e voltar ao quarto posto, mas logo Mortara forçou a mão para ultrapassar Turvey e perseguir o companheiro brasileiro, deixando novamente para trás num espaço de poucas voltas. Ultrapassagem numa ótima briga por posições, com ambos entrando juntos numa curva. Os dois prometiam. Massa voltou a passar, mas Mortara colou e voltou a atacar. Um toque entre os dois fez Felipe ficar preso e relar no muro, o que fez com que Jean-Éric Vergne e António Félix da Costa passassem o #19.
Felipe Massa (Foto: Venturi)
Turvey ia caindo no pelotão enquanto isso e rapidamente saía do top-10. Na frente a coisa esquentava: Günther atacou e deixou Wehrlein para trás e partiu para enfrentar Evans. A chegada inicial fez com que os dois perdessem tempo, mas Günther conseguiu encaixar a velocidade na reta oposta para tomar a posição.
Os vencedores do FanBoost foram: Stoffel Vandoorne, Da Costa, Abt, Di Grassi e Nyck de Vries.
Massa não conseguia recuperar rendimento após a colisão. Mesmo em modo ataque, não alcançou De Vries, que acabara de passar, e ainda foi pressionado por Vandoorne. O companheiro dele, Mortara, recebia pressão e era ultrapassado por Vergne no quarto lugar.
Com 15 minutos para o fim, Mortara era quem passava a apresentar perda de ritmo e ficava para trás no pelotão, logo assistindo uma nova ultrapassagem de Massa. Di Grassi enfim colava na briga por pontos, em 11º, exatamente com o objetivo de lutar contra o companheiro Abt, o 10º.
No problema na briga pelo pódio: Vergne surgiu envolto de fumaça por conto de algum destroço preso na asa dianteira e, após subir oito colocações, perdia todas e abandonava a prova. A direção de prova anunciou punições de 5s acrescidos ao tempo final de corrida a De Vries, D'Ambrosio e Buemi por infrações técnicas.
Da Costa tinha destino inverso ao do companheiro de DS Techeetah: passou Wehrlein e atacou Evans decidido a entrar na briga pela vitória. Não demorou a passar: com seis minutos para a quadriculada, estava somente 1s5 atrás e tirando distância para Günther.
Da Costa chegou com facilidade impressionante em menos de três voltas e partiu para a agressão. Da primeira vez, não deu; da segunda, uma ultrapassagem de videogame para tirar o alemão da frente. Entretanto, o português já sentia o carro superaquecer e não teve como abrir de Max. Günther se reposicionou e atacou de forma certeira na última volta. Retomou a ponta e venceu a corrida, a primeira dela na categoria.
Evans fechou o pódio, enquanto Wehrlein, Vandoorne, Di Grassi, De Vries, Calado, Massa e Bird terminaram no top-10. Entre estes, Bird teve a melhor volta.
Relacionadas
Fórmula E 2019/20, eP de Santiago, Chile, corrida:
1 | M GÜNTHER | BMW | 40 voltas | |
2 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | +2.067 | |
3 | M EVANS | Jaguar | +5.119 | |
4 | P WEHRLEIN | Mahindra | +7.050 | |
5 | N DE VRIES | Mercedes | +9.883 | |
6 | S VANDOORNE | Mercedes | +11.237 | |
7 | L DI GRASSI | Audi | +14.437 | |
8 | J CALADO | Jaguar | +18.255 | |
9 | F MASSA | Venturi Mercedes | +20.430 | |
10 | S BIRD | Virgin Audi | +21.780 | |
11 | N MÜLLER | Dragon Penske | +23.786 | |
12 | O TURVEY | NIO | +27.778 | |
13 | S BUEMI | Nissan | +43.257 | |
14 | D ABT | Audi | +47.198 | |
15 | R FRIJNS | Virgin Audi | +1 volta | |
16 | M QING HUA | NIO | +1 volta | |
17 | O ROWLAND | Nissan | +4 voltas | |
18 | J D'AMBROSIO | Mahindra | + 4 voltas | NC |
19 | B HARTLEY | Dragon Penske | + 5 voltas | NC |
20 | J.E VERGNE | DS Techeetah | + 8 voltas | NC |
21 | E MORTARA | Venturi Mercedes | +11 voltas | NC |
22 | A LOTTERER | Porsche | +12 voltas | NC |
23 | A SIMS | BMW | +36 voltas | NC |
24 | N JANI | Porsche | +38 voltas | NC |
#GALERIA(10007)
Paddockast #46 OS 10 MELHORES PILOTOS DA DÉCADA |