Inglesa Bluebird revela projeto para construção de chassi visando temporada de estreia da F-E

Encorajada pela FIA, a Bluebird vai construir um chassi para disputar a temporada 2014 da F-E, contrariando a expectativa inicial, que era de um campeonato monomarca

A Bluebird pode se juntar à Dallara como fornecedora de chassis na nova F-E, campeonato de carros elétricos da Federação Internacional de Automobilismo com estreia prevista para 2014. Incentivada pela FIA, a empresa inglesa vai projetar e construir um chassi para participar do certame, que, em um primeiro momento, seria monomarca.

A companhia inglesa, no entanto, afirmou que a FIA pode aprovar a presença de mais de uma fabricante para o primeiro ano de vida da F-E.

Os planos da Bluebird são de operar um time próprio e também repassar chassis para outras equipes interessadas na nova categoria. Ela promete que o primeiro carro estará pronto em setembro deste ano.

Primeira imagem do projeto divulgada pela Bluebird (Foto: Divulgação)

“A Bluebird é reconhecida por apoiar novas tecnologias e fez isso ao longo de seus 100 anos de história. Vemos a oportunidade de aplicar nosso conhecimento e nossa experiência em tecnologia elétrica e faz sentido para a Bluebird usar sua própria tecnologia, em vez da de outros”, declarou Martin Rees, chefe da empresa.

“Oferecemos uma alternativa à opção atual e esperamos que a FIA considere isso no encontro de setembro do Conselho Mundial”, adicionou Rees.

Para o desenvolvimento do bólido, já está engatilhada uma parceria com a equipe Bamboo, que disputa a GP3 e o WTCC em 2013. “Estamos ansiosos para sermos associados ao primeiro teste do protótipo do carro de F-E da Bluebird no fim deste ano e por construir uma parceria forte para o futuro”, disse Richard Coleman, chefe da escuderia.

“A F-E completa as ambições da Bamboo que estão firmemente enraizadas no cenário mundial, e é uma grande honra trabalhar em parceria com esse nome tão prestigioso”, completou o dirigente.

A Bluebird é só mais uma fabricante a anunciar a intenção de competir na F-E. Além da já mencionada Dallara, que construirá chassis, a Renault, a McLaren e a Williams, equipes da F1, têm interesse em desenvolver um trem de força para os carros da categoria.

O Brasil receberá uma das dez etapas da F-E, em um circuito de rua montado na cidade do Rio de Janeiro. Outras sete praças já estão confirmadas para 2014, com duas vagas ainda em aberto no calendário provisório.

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