Jacarta divulga traçado para receber primeira corrida da Fórmula E na Indonésia

Traçado do eP de Jacarta, que acontece pela primeira vez no início de junho, foi enfim divulgado com 2,4 km de extensão, 18 curvas e diversos pontos de ondulação ao longo da pista

FÓRMULA E FECHA METADE DA TEMPORADA COM BRIGA ACESA PELO TÍTULO EM 2022

O traçado da próxima etapa da Fórmula E, que marca a estreia da categoria em Jacarta, na Indonésia, foi enfim revelado pela organização do circuito. Em uma pista que combina elementos das tradicionais disputas em Nova York e Valência e que teve seus trabalhos de construção iniciados apenas em fevereiro deste ano, é esperado um asfalto bastante ondulado para a corrida do dia 4 de junho.

A pista de pouco menos de 2,5 km fica situada no complexo litorâneo de Ancol, cidade conhecida como um dos pontos turísticos da Indonésia. O local serviu para substituir o plano inicial da categoria, que era de correr ao redor da Praça Merdeka, ponto central de Jacarta que possui um dos monumentos nacionais mais importantes do país: o Monas.

No entanto, o sonho foi imediatamente descartado pela cidade, que recusou a proposta devido ao movimento de pessoas que seria interrompido em um ponto central da cidade e o distúrbio causado pelo final de semana de corrida em uma área tomada por prédios governamentais.

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Traçado oficial do eP de Jacarta, que recebe a Fórmula E em 4 de junho (Foto: Reprodução)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Assim, com os planos de correr na Indonésia suspensos em 2020 e 2021 pelos problemas de logística e — principalmente — pela pandemia de Covid-19, a pista construída em Ancol passou a ser uma opção e foi confirmada pela Fórmula E como palco da disputa ainda no início deste ano.

Os primeiros blocos de limitação da pista — utilizados na construção dos traçados da Fórmula E, já que eles ocupam as ruas das cidades — já foram colocados no local, e o circuito será completado na próxima semana — quando equipes e pilotos começam a chegar a Jacarta para a disputa da corrida.

Entre os destaques esperados pelo traçado, a pista em Jacarta terá 18 curvas, com uma grande reta principal que possui uma virada um pouco mais fechada na curva um, diversos trechos de ondulação no asfalto — principalmente próximo à curva sete — e o modo de ataque colocado na parte externa da curva 16.

Um detalhe revelado pelo portal inglês The Race dá conta de que Jacarta chegou perto de hospedar uma rodada dupla da Fórmula E, que precisou encontrar uma pista para substituir Vancouver, no Canadá. No entanto, os promotores do circuito pediram para que a categoria esperasse por uma resposta, e a FE optou por garantir o retorno de Marrakech ao calendário.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.