Dennis estende domínio, bate Di Grassi e garante segunda pole da Fórmula E em Londres
Jake Dennis mais uma vez não deu chances aos concorrentes e manteve domínio de sábado em Londres, com vitórias contundentes e mais uma pole-position garantida em casa. Concorrentes ao título ficam pelo caminho ainda na fase de grupos
A segunda classificação da Fórmula E em Londres, disputada neste domingo (31), teve o mesmo resultado do dia anterior: Jake Dennis mostrou toda sua soberania na ExCel Arena e não deu chances aos adversários para garantir a segunda pole do final de semana. O britânico bateu o brasileiro Lucas Di Grassi na grande final, em mais um dia muito complicado para os concorrentes ao título da categoria: dessa vez, todos ficaram de fora do mata-mata.
O grande destaque da classificação, inclusive, ficou por conta da eliminação de todos os postulantes à taça. Stoffel Vandoorne — líder do campeonato —, Mitch Evans e Edoardo Mortara ficaram pelo caminho ainda na primeira fase da classificação e vão embolar o meio do pelotão ao longo da corrida, todos tentando ganhar posições em relação aos seus rivais.
Relacionadas
Agora, a Fórmula E tem apenas mais uma etapa pela frente. O grande campeão da temporada será coroado no final de semana dos dias 13 e 14 de agosto, com as últimas duas corridas da temporada no eP de Seul, na Coreia do Sul.
Confira como foi a classificação da corrida 2 de Londres:
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Grupo A
A primeira rodada de voltas do Grupo A lembrou bastante o dia anterior na ExCel Arena. Jake Dennis assumiu a liderança com 1min13s558, mostrando que o domnínio da véspera não foi por acaso. Sam Bird marcou 1min13s664 no segundo lugar, com um forte Oliver Askew levando o segundo carro da Andretti ao terceiro posto e Stoffel Vandoorne completando o grupo dos classificados.
Por outro lado, Edoardo Mortara não conseguiu registrar um tempo competitivo e ficou no último lugar com sua primeira tentativa, marcando 1min14s279.
Assim, no retorno dos pilotos aos boxes em preparação para suas últimas voltas rápidas, estavam sendo eliminados: Sérgio Sette Câmara, António Félix da Costa, Oliver Rowland, Nyck de Vries, André Lotterer, Maximilian Günther e Mortara.
Com cada vez mais dificuldades de se manter na briga pelo título, Mortara não conseguiu entrar no grupo dos quatro primeiros em sua segunda tentativa. No entanto, desta vez o mesmo aconteceu com Vandoorne: o piloto da Mercedes, surpreendentemente, ficou de fora dos classificados e viu Dennis liderar a sessão, seguido por Da Costa, De Vries e Askew.
Assim, acabaram eliminados: Günther, Rowland, Vandoorne, Bird, Mortara, Sette Câmara e Lotterer, nesta ordem.
Grupo B
Ciente de que precisava ir ao mata-mata para aproveitar a classificação ruim de Vandoorne, Mitch Evans logo foi à pista no Grupo B. No entanto, marcou 1min13s797 em sua primeira volta e não conseguiu entrar no grupo do quatro primeiros, ficando na sétima colocação. Acima do neozelandês, o brasileiro Lucas Di Grassi assumiu a liderança da chave com 1min13s379.
Além do piloto da Venturi, Nick Cassidy levou a Envision ao segundo lugar, com Jean-Èric Vergne em terceiro e Pascal Wehrlein em quarto. Enquanto isso, eram eliminados: Sébastien Buemi, Robin Frijns, Evans, Antonio Giovinazzi, Oliver Turvey, Dan Ticktum e Alexander Sims.
No fim das contas, absolutamente nenhum dos pilotos que brigam pelo título passou para o mata-mata: após as eliminações de Vandoorne e Mortara no grupo anterior, Evans não passou de um sétimo lugar e Vergne fechou em quinto, também fora das quartas de final. Sem nada com isso, Di Grassi marcou 1min13s006, melhor tempo da sessão até ali, para garantir o primeiro lugar na chave.
A maior surpresa ficou por conta da segunda colocação: Antonio Giovinazzi passou pela primeira vez ao mata-mata desde que chegou à Fórmula E e levou a Dragon às quartas de final. Cassidy e Buemi completaram o grupo, com Vergne, Wehrlein, Evans, Ticktum, Frijns, Turvey e Sims eliminados.
Quartas de final
O dominante Jake Dennis sobrou na primeira disputa do mata-mata e despachou Buemi com o melhor tempo do dia na ExCel Arena: 1min12s661. O piloto da Nissan, por sua vez, anotou 1min13s197 e ficou pelo caminho.
António Félix da Costa x Nick Cassidy
Pódio no dia anterior com a punição de Nyck de Vries, Cassidy registrou um bom tempo em seu duelo: 1min13s490. No entanto, Da Costa conseguiu ser ainda mais rápido, cravou 1min13s000 e garantiu a passagem de um dos carros da DS Techeetah às semifinais.
Antonio Giovinazzi x Nyck de Vries
No terceiro duelo do mata-mata, o que parecia impossível aconteceu: Antonio Giovinazzi marcou um tempo extremamente competitivo, com 1min12s980, e Nyck de Vries não conseguiu responder. Assim, enquanto o piloto da Dragon foi pela primeira vez à semifinal — igualando o melhor resultado de Sette Câmara —, a segunda Mercedes também foi eliminada.
Lucas Di Grassi x Oliver Askew
No último duelo, não houve disputa: Lucas Di Grassi marcou um tempo forte de 1min12s686, mas nem foi preciso. Oliver Askew sentiu um problema logo enquanto dava sua volta rápida e ficou lento na pista, sendo facilmente superado pelo brasileiro. No final, o britânico cruzou a linha de chegada com 1min44s374.
Semifinais
Jake Dennis x António Félix da Costa
Nas semifinais, roteiro repetido em Londres: Dennis marcou 1min12s649, passou sem sustos por Da Costa — que chegou a no máximo 1min13s028 — e garantiu sua segunda final consecutiva na etapa de Londres.
Lucas Di Grassi x Antonio Giovinazzi
O último duelo das semifinais foi mais apertado do que se poderia esperar, mas Di Grassi não decepcionou. Giovinazzi foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com um bom tempo de 1min12s962, mas o brasileiro marcou 1min12s641 e garantiu presença na grande final.
Final
Na grande final, Dennis não deu brechas ao azar: marcou 1min12s535, a volta mais rápida do final de semana, e contou com um erro de Lucas Di Grassi, que não passou de 1min13s619 e ficou mais de 1s atrás do piloto da Andretti.
Fórmula E 2021/2022, eP de Londres 2, ExCel Arena, Grid de Largada:
1 | J DENNIS | Andretti | 1:12.535 |
2 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | 1:13.619 |
3 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:12.962 |
4 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:13.028 |
5 | N DE VRIES | Mercedes | 1:13.043 |
6 | S BUEMI | Nissan | 1:13.197 |
7 | N CASSIDY | Envision | 1:13.490 |
8 | O ASKEW | Andretti | 1:44.374 |
9 | M GÜNTHER | Nissan | 1:13.497 |
10 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:13.422 |
11 | O ROWLAND | Mahindra | 1:13.544 |
12 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:13.507 |
13 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:13.624 |
14 | M EVANS | Jaguar | 1:13.511 |
15 | S BIRD | Jaguar | 1:13.652 |
16 | D TICKTUM | NIO | 1:13.696 |
17 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:13.745 |
18 | R FRIJNS | Envision | 1:13.748 |
19 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:13.745 |
20 | O TURVEY | NIO | 1:13.948 |
21 | A LOTTERER | Porsche | 1:14.076 |
22 | A SIMS | Mahindra | 1:14.729 |