Dennis estende domínio, bate Di Grassi e garante segunda pole da Fórmula E em Londres

Jake Dennis mais uma vez não deu chances aos concorrentes e manteve domínio de sábado em Londres, com vitórias contundentes e mais uma pole-position garantida em casa. Concorrentes ao título ficam pelo caminho ainda na fase de grupos

FÓRMULA E VOLTA A LONDRES EM PISTA MODIFICADA PARA PRIMEIRO MATCH POINT DO ANO

A segunda classificação da Fórmula E em Londres, disputada neste domingo (31), teve o mesmo resultado do dia anterior: Jake Dennis mostrou toda sua soberania na ExCel Arena e não deu chances aos adversários para garantir a segunda pole do final de semana. O britânico bateu o brasileiro Lucas Di Grassi na grande final, em mais um dia muito complicado para os concorrentes ao título da categoria: dessa vez, todos ficaram de fora do mata-mata.

O grande destaque da classificação, inclusive, ficou por conta da eliminação de todos os postulantes à taça. Stoffel Vandoorne — líder do campeonato —, Mitch Evans e Edoardo Mortara ficaram pelo caminho ainda na primeira fase da classificação e vão embolar o meio do pelotão ao longo da corrida, todos tentando ganhar posições em relação aos seus rivais.

Agora, a Fórmula E tem apenas mais uma etapa pela frente. O grande campeão da temporada será coroado no final de semana dos dias 13 e 14 de agosto, com as últimas duas corridas da temporada no eP de Seul, na Coreia do Sul.

Confira como foi a classificação da corrida 2 de Londres:

A divisão dos grupos na classificação do eP de Londres 2 (Arte: Fórmula E)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Grupo A

A primeira rodada de voltas do Grupo A lembrou bastante o dia anterior na ExCel Arena. Jake Dennis assumiu a liderança com 1min13s558, mostrando que o domnínio da véspera não foi por acaso. Sam Bird marcou 1min13s664 no segundo lugar, com um forte Oliver Askew levando o segundo carro da Andretti ao terceiro posto e Stoffel Vandoorne completando o grupo dos classificados.

Por outro lado, Edoardo Mortara não conseguiu registrar um tempo competitivo e ficou no último lugar com sua primeira tentativa, marcando 1min14s279.

Assim, no retorno dos pilotos aos boxes em preparação para suas últimas voltas rápidas, estavam sendo eliminados: Sérgio Sette Câmara, António Félix da Costa, Oliver Rowland, Nyck de Vries, André Lotterer, Maximilian Günther e Mortara.

Com cada vez mais dificuldades de se manter na briga pelo título, Mortara não conseguiu entrar no grupo dos quatro primeiros em sua segunda tentativa. No entanto, desta vez o mesmo aconteceu com Vandoorne: o piloto da Mercedes, surpreendentemente, ficou de fora dos classificados e viu Dennis liderar a sessão, seguido por Da Costa, De Vries e Askew.

Assim, acabaram eliminados: Günther, Rowland, Vandoorne, Bird, Mortara, Sette Câmara e Lotterer, nesta ordem.

Nyck de Vries foi às quartas de final, mas viu o companheiro Vandoorne ficar pelo caminho (Foto: Mercedes)

Grupo B

Ciente de que precisava ir ao mata-mata para aproveitar a classificação ruim de Vandoorne, Mitch Evans logo foi à pista no Grupo B. No entanto, marcou 1min13s797 em sua primeira volta e não conseguiu entrar no grupo do quatro primeiros, ficando na sétima colocação. Acima do neozelandês, o brasileiro Lucas Di Grassi assumiu a liderança da chave com 1min13s379.

Além do piloto da Venturi, Nick Cassidy levou a Envision ao segundo lugar, com Jean-Èric Vergne em terceiro e Pascal Wehrlein em quarto. Enquanto isso, eram eliminados: Sébastien Buemi, Robin Frijns, Evans, Antonio Giovinazzi, Oliver Turvey, Dan Ticktum e Alexander Sims.

No fim das contas, absolutamente nenhum dos pilotos que brigam pelo título passou para o mata-mata: após as eliminações de Vandoorne e Mortara no grupo anterior, Evans não passou de um sétimo lugar e Vergne fechou em quinto, também fora das quartas de final. Sem nada com isso, Di Grassi marcou 1min13s006, melhor tempo da sessão até ali, para garantir o primeiro lugar na chave.

A maior surpresa ficou por conta da segunda colocação: Antonio Giovinazzi passou pela primeira vez ao mata-mata desde que chegou à Fórmula E e levou a Dragon às quartas de final. Cassidy e Buemi completaram o grupo, com Vergne, Wehrlein, Evans, Ticktum, Frijns, Turvey e Sims eliminados.

O encerramento do Grupo B foi inesperado: Giovinazzi passou, e concorrentes ao título ficaram pelo caminho (Vídeo: Fórmula E)

Quartas de final

Jake Dennis x Sébastien Buemi

O dominante Jake Dennis sobrou na primeira disputa do mata-mata e despachou Buemi com o melhor tempo do dia na ExCel Arena: 1min12s661. O piloto da Nissan, por sua vez, anotou 1min13s197 e ficou pelo caminho.

António Félix da Costa x Nick Cassidy

Pódio no dia anterior com a punição de Nyck de Vries, Cassidy registrou um bom tempo em seu duelo: 1min13s490. No entanto, Da Costa conseguiu ser ainda mais rápido, cravou 1min13s000 e garantiu a passagem de um dos carros da DS Techeetah às semifinais.

Antonio Giovinazzi x Nyck de Vries

No terceiro duelo do mata-mata, o que parecia impossível aconteceu: Antonio Giovinazzi marcou um tempo extremamente competitivo, com 1min12s980, e Nyck de Vries não conseguiu responder. Assim, enquanto o piloto da Dragon foi pela primeira vez à semifinal — igualando o melhor resultado de Sette Câmara —, a segunda Mercedes também foi eliminada.

Lucas Di Grassi x Oliver Askew

No último duelo, não houve disputa: Lucas Di Grassi marcou um tempo forte de 1min12s686, mas nem foi preciso. Oliver Askew sentiu um problema logo enquanto dava sua volta rápida e ficou lento na pista, sendo facilmente superado pelo brasileiro. No final, o britânico cruzou a linha de chegada com 1min44s374.

Giovinazzi não apenas passou ao mata-mata pela primeira vez, como também chegou à semifinal em Londres (Foto: Fórmula E)

Semifinais

Jake Dennis x António Félix da Costa

Nas semifinais, roteiro repetido em Londres: Dennis marcou 1min12s649, passou sem sustos por Da Costa — que chegou a no máximo 1min13s028 — e garantiu sua segunda final consecutiva na etapa de Londres.

Lucas Di Grassi x Antonio Giovinazzi

O último duelo das semifinais foi mais apertado do que se poderia esperar, mas Di Grassi não decepcionou. Giovinazzi foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com um bom tempo de 1min12s962, mas o brasileiro marcou 1min12s641 e garantiu presença na grande final.

Final

Jake Dennis x Lucas Di Grassi

Na grande final, Dennis não deu brechas ao azar: marcou 1min12s535, a volta mais rápida do final de semana, e contou com um erro de Lucas Di Grassi, que não passou de 1min13s619 e ficou mais de 1s atrás do piloto da Andretti.

Fórmula E 2021/2022, eP de Londres 2, ExCel Arena, Grid de Largada:

1J DENNISAndretti1:12.535
2L DI GRASSIVenturi Mercedes1:13.619
3A GIOVINAZZIDragon Penske1:12.962
4A.F DA COSTADS Techeetah1:13.028
5N DE VRIESMercedes1:13.043
6S BUEMINissan1:13.197
7N CASSIDYEnvision1:13.490
8O ASKEWAndretti1:44.374
9M GÜNTHERNissan1:13.497
10J.E VERGNEDS Techeetah1:13.422
11O ROWLANDMahindra1:13.544
12P WEHRLEINPorsche1:13.507
13S VANDOORNEMercedes1:13.624
14M EVANSJaguar1:13.511
15S BIRDJaguar1:13.652
16D TICKTUMNIO1:13.696
17E MORTARAVenturi Mercedes1:13.745
18R FRIJNSEnvision1:13.748
19S. SETTE CÂMARADragon Penske1:13.745
20O TURVEYNIO1:13.948
21A LOTTERERPorsche1:14.076
22A SIMSMahindra1:14.729
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.