Hughes lidera TL2 da Fórmula E com Maserati em pista molhada no México. Di Grassi é 14º
Jake Hughes mostrou a força da Maserati na chuva e, nos instantes finais, marcou o melhor tempo do TL2 da Fórmula E no México. Lucas Di Grassi ficou em 14º
Jake Hughes, lanterna no Mundial de Pilotos após a abertura da temporada, trouxe um alento aos carros com motores da Stellantis ao colocar a Maserati na primeira posição do TL2 do eP da Cidade do México de Fórmula E. Em uma sessão marcada pela pista molhada e pela baixa temperatura, o britânico aproveitou os instantes finais para fazer uma volta em 1min25s808 e tomar a liderança de Nick Cassidy, já com o cronômetro zerado.
Hughes ficou 0s157 à frente de Cassidy, que também nos últimos segundos colocou a Jaguar no segundo lugar do TL2. O atual campeão Pascal Wehrlein completou o top-3 com 1min26s162. Jake Dennis, que ensaiou uma briga pela primeira posição, ficou com o quarto lugar a 0s422 do líder. António Félix da Costa, que liderou o TL1 de sexta-feira, completou o top-5.
Nyck de Vries, que chegou a figurar na parte de cima da tabela, concluiu apenas em sexto, a 0s839 do líder Hughes. Robin Frinjs (1min26s709), Stoffel Vandoorne (1min26s737), Maximilian Günther (1min27s413) e Oliver Rowland (1min27s527) completaram o top-10. O brasileiro Lucas Di Grassi não conseguiu repetir o feito da sexta-feira e terminou o TL2 do eP da Cidade do México da Fórmula E apenas em 14º (1min28s709).
O GRANDE PRÊMIO transmite todas as atividades pelo YouTube e faz cobertura completa do eP da Cidade do México. Neste sábado (11), os pilotos retornam para a pista na classificação, que está programada para 12h40, enquanto a transmissão da corrida tem início às 16h35.
Saiba como foi o treino livre 2 da Fórmula E na Cidade do México:
A bandeira verde para os 40 minutos do segundo treino livre da Fórmula E na Cidade do México apareceu às 10h30 (de Brasília, GMT-3). Assim que a sessão teve início, a maioria dos pilotos aproveitou para ir para a pista. Taylor Barnard, Sam Bird, Mitch Evans, Nyck de Vries, Nick Cassidy e Edoardo Mortara foram os únicos que permaneceram nos boxes. A atividade começou com o traçado molhado, uma vez que a chuva atingiu o Autódromo Hermanos Rodríguez momentos antes do início do treino.
Após dez minutos de atividade, os pilotos estavam com dificuldade de encontrar aderência no piso molhado. Sébastien Buemi, David Beckmann, Jake Dennis e Mortara foram alguns dos nomes que perderam o controle do carro em algum momento e até chegaram a passar reto na curva 1. Ainda assim, a DS Penske formava um 1-2 com Jean-Éric Vergne e Maximilian Günther. O francês estava no topo da tabela com 1min32s732, 0s763 à frente do companheiro.
Faltando pouco mais de 20 minutos para o fim, os pilotos reclamavam de forma incessante da falta de aderência na pista, mas a dupla da DS Penske seguia com o melhor desempenho. Günther chegou a tomar a liderança com 1min32s241, mas rapidamente voltou a ser superado pelo companheiro francês, que foi 0s553 mais rápido.
Um pouco mais atrás, Jake Hughes colocava a Maserati na terceira colocação com 1min32s735 e era seguido por Buemi (1min33s715) e Robin Frijns (1min34s403). No entanto, nenhum dos pilotos estava mostrando o verdadeiro ritmo, uma vez que era muito difícil permanecer na pista. Naquela altura, inclusive, Beckamnn voltou a cometer um erro na curva 1.
Faltando dez minutos para o fim, Jake Dennis colocou a Andretti no topo com 1min30s766, enquanto Pascal Wehrlein, atual campeão, subiu para segundo a 0s556 atrás do líder. Günther ainda se sustentava no terceiro lugar com 1min31s468. Oliver Rowland e Norman Nato compeltavam o top-5. O brasileiro Lucas de Grassi figurava apenas em 18º com a Lola Yamaha. Cassidy, que aparecia em 21º, continuava sofrendo com a aderência e rodou quando passava pelo estádio.
Com 35 minutos de atividade, as condições da pista melhoraram um pouco e os pilotos começaram a baixar o tempo de volta. Mostrando a força DS Penske, Vergne voltou para o topo da tabela com 1min28s064. Mas Wehrlein deu o troco a três minutos para o final e anotou 1min26s577. Vandoorne ainda conseguiu se colocar entre os pilotos da Porsche e da DS Penske e assegurava o segundo lugar.
O topo da tabela voltou a ter alterações faltando menos de 30s para o fim da sessão quando Cassidy colocou a Jaguar na liderança com 1min25s965. Wehrlein ainda melhorou a própria volta, mas terminou em terceiro, uma vez que nos últimos instantes Hughes tomou a ponta com 1min25s808. Dennis, Da Costa, De Vries, Frijns, Vandoorne, Günther e Rowland completaram o top-10. Di Grassi foi apenas o 14º com a Lola Yamaha ao registrar 1min28s709.
Fórmula E 2024/25, eP da Cidade do México, TL2:
1 | J HUGHES | Maserati | 1:25.808 | |
2 | N CASSIDY | Jaguar | 1:25.965 | +0.157 |
3 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:26.162 | +0.354 |
4 | J DENNIS | Andretti | 1:26.230 | +0.422 |
5 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:26.490 | +0.682 |
6 | N DE VRIES | Mahindra | 1:26.647 | +0.839 |
7 | R FRIJNS | Envision | 1:26.709 | +0.901 |
8 | S VANDOORNE | Maserati | 1:26.737 | +0.929 |
9 | M GÜNTHER | DS Penske | 1:27.413 | +1.605 |
10 | O ROWLAND | Nissan | 1:27.527 | +1.719 |
11 | M EVANS | Jaguar | 1:27.823 | +2.015 |
12 | N MÜLLER | Andretti | 1:28.036 | +2.228 |
13 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:28.064 | +2.256 |
14 | L DI GRASSI | Lola Yamaha ABT | 1:28.709 | +2.901 |
15 | S BUEMI | Envision | 1:28.751 | +2.943 |
16 | D TICKTUM | Cupra Kiro | 1:29.043 | +3.235 |
17 | T BARNARD | McLaren | 1:29.083 | +3.275 |
18 | S BIRD | McLaren | 1:29.736 | +3.928 |
19 | Z MALONEY | Lola Yamaha ABT | 1:31.041 | +5.233 |
20 | N NATO | Nissan | 1:31.538 | +5.730 |
21 | E MORTARA | Mahindra | 1:34.009 | +8.201 |
22 | D BECKMANN | Cupra Kiro | 1:35.052 | +9.244 |