Vergne bate Cassidy em final espetacular e fatura primeiro eP de Hyderabad da Fórmula E
Após se garantir na primeira fila devido às eliminações de seus rivais na classificação, Jean-Èric Vergne aproveitou corrida caótica e venceu eP de Hyderabad com direito a final emocionante contra Nick Cassidy
Após anos de desejo mútuo, a Fórmula E correu pela primeira vez em sua história na Índia neste sábado (11), e o bicampeão Jean-Èric Vergne foi o responsável por cravar a primeira vitória da categoria no eP de Hyderabad, em um final espetacular que garantiu à DS Penske seu triunfo inaugural na FE. Nick Cassidy ficou em segundo com a Envision, enquanto António Félix da Costa completou o pódio pela Porsche.
Se o fim de semana em Diriyah enfim trouxe empolgação à temporada 2022/2023 da Fórmula E, a primeira corrida da categoria na Índia não ficou atrás. Absurdamente movimentada, a disputa teve um choque bizarro entre os dois carros da Jaguar e uma disputa insana até o fim, com Vergne cruzando a linha de chegada absolutamente sem bateria.
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Sérgio Sette Câmara, com uma ótima quinta colocação com a NIO, garantiu seus primeiros pontos no campeonato após largar em 15º, enquanto Lucas Di Grassi fez boa corrida de recuperação e terminou no top-10, mas despencou no grid após ser punido por desrespeitar os limites de pista e finalizou em 14º.
A Fórmula E volta a correr ainda no mês de fevereiro, e com mais uma estreia pela frente. No dia 25, equipes e pilotos aquecem os motores para o eP da Cidade do Cabo, com a corrida prevista para as 11h (horário de Brasília).
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Confira como foi o eP de Hyderabad:
Mitch Evans conseguiu manter a dianteira na largada e se defendeu do ataque de Jean-Èric Vergne, enquanto todos os demais pilotos se mantiveram intactos nas primeiras curvas, sem incidentes. Ainda na primeira volta, Nick Cassidy atacou Sam Bird e tomou a sexta posição do britânico.
No segundo giro da corrida, Edoardo Mortara perdeu o ponto de frenagem e atingiu a Envision de Cassidy com força. Devido ao impacto, o suíço sofreu com danos na asa dianteira de sua Maserati e começou a perder diversas posições no grid.
Na abertura da terceira volta, o top-10 tinha Mitch Evans, Jean-Èric Vergne, Sébastien Buemi, Sacha Fenestraz, Maximilian Günther, Nick Cassidy, Sam Bird, René Rast, António Félix da Costa e Oliver Rowland, nessa ordem.
Sob o forte calor indiano, os pilotos gerenciavam a energia de seus carros nas primeiras voltas de corrida, já que o uso exagerado da bateria poderia levar a um superaquecimento. Stoffel Vandoorne, Jake Hughes e Nico Müller abriram os trabalhos do modo ataque na quinta volta, cada um optando por uma estratégia diferente: 3min para o belga, 2min para o britânico e 1min para o suíço.
Enquanto a asa dianteira de Mortara permanecia na pista, o suíço se arrastava no fundo do pelotão com a Maserati, que inexplicavelmente não chamava o piloto para os boxes. Àquela altura, Edoardo tinha 45s de desvantagem para o penúltimo colocado, Müller.
No momento em que Evans ativou o modo ataque pela primeira vez, na sétima volta, a experiência de Buemi falou mais alto: o suíço aproveitou uma cochilada de Vergne e tomou a ponta do francês, que ainda precisou se defender de Fenestraz. O piloto da Nissan, por sua vez, perdeu a terceira colocação para Mitch — que aproveitava a potência extra para tentar retomar a liderança.
Na volta 9, Buemi ativou o modo ataque e deixou a liderança cair no colo de Vergne — mas defendeu o segundo lugar com sucesso de Evans. No giro seguinte, quando Jean-Èric também ativou o modo de ataque, Mitch teve a oportunidade de tomar a segunda colocação — porém, mais uma vez, não conseguiu.
Um pouco mais atrás, a briga pelo quarto lugar era ferrenha: Fenestraz ativou o modo ataque e conseguiu segurar a posição, mas Bird e Günther faziam forte pressão sobre o novato francês. Enquanto isso, Buemi marcava a volta mais rápida da corrida, com 1min15s460, e começava a criar vantagem em relação a Vergne.
Na volta 13, o inacreditável aconteceu: Sam Bird tentou ultrapassar Fenestraz e se chocou violentamente com Mitch Evans, justamente seu companheiro de Jaguar. Com o impacto, os dois foram parar fora do traçado e ainda levaram Fenestraz e Günther, que despencaram no pelotão.
Cassidy tomou o terceiro lugar, com Rast, Dennis, Rowland, Nato, Da Costa, Vandoorne e Sérgio Sette Câmara completando o top-10. A briga se formou de vez entre os primeiros colocados quando Buemi ativou o modo ataque, perdendo a posição para o companheiro Cassidy e atrapalhando Rast — que também foi em direção ao traçado externo.
Na volta 16, foi a vez de Cassidy ativar o modo ataque e perder o segundo lugar para Dennis. Rapidamente, entretanto, o piloto da Envision retomou a posição e se manteve 1s atrás do líder Vergne.
Com o modo ataque ativado, Dennis partiu para cima de Buemi com tudo para tomar o terceiro lugar e quase se chocou com o suíço, que manteve a posição. Cumprindo o plano de gerenciamento de energia à risca, Cassidy passou a se aproximar perigosamente de Vergne na volta 21 e abriu boa distância em relação ao companheiro de Envision, 2s3 atrás.
Buscando manter os 100% de aproveitamento nos top-10 da temporada, Jake Hughes viu seu sonho chegar ao fim na volta 23, quando perdeu o controle do carro sozinho e atingiu o muro de proteção do circuito indiano. Com isso, a direção de prova optou pela entrada do safety-car na pista.
O top-10, naquele momento, tinha uma configuração bem diferente do início da corrida: Vergne, Cassidy, Buemi, Dennis, Rast, Rowland, Da Costa, Vandoorne, Wehrlein e Lucas Di Grassi, o dono da volta mais rápida da corrida até então: 1min14s757.
Quando o safety-car deixou o traçado, uma nova confusão se formou: Rast atingiu a traseira da Andretti de Dennis no primeiro hairpin e destruiu a dianteira da McLaren. O britânico, com o carro danificado, também recolheu para os boxes e despencou no grid.
Em um final de tirar o fôlego, Vergne e Cassidy passaram a trocar golpes pela liderança, e o francês fazia de tudo para segurar o rival — que tinha seu companheiro de Envision, Buemi, colado atrás. Fazendo a festa da torcida indiana, Di Grassi aproveitava o caos para galgar posições no pelotão e já aparecia em oitavo, longe de incidentes.
Na 29ª volta da corrida, Vergne foi advertido pela direção de prova sobre desrespeitar os limites de pista e recebeu uma bandeira preta e branca. Neste momento, o francês tinha 3% de energia a menos do que o vice-líder Cassidy e segurava a ponta de todas as formas possíveis.
Oliver Rowland tentou um movimento ousado para cima de Buemi na volta seguinte e quase foi espremido no muro pelo suíço, que manteve o terceiro lugar e levou Da Costa consigo. Mais atrás, Sette Câmara também entrou no top-10 e andava logo atrás de Di Grassi, na nona colocação.
Nos últimos suspiros da disputa, a direção de prova resolveu distribuir punições: Jake Dennis, Lucas Di Grassi e Stoffel Vandoorne foram punidos em 5s cada por desrespeitarem os limites de pista, e Sébastien Buemi levou um drive-through — convertido em 17s — por ultrapassar o limite de energia permitido.
Na última volta, Cassidy abandonou o gerenciamento de energia e pisou fundo atrás de Vergne, que tinha 4% de bateria a menos. Em um final espetacular, a energia do francês acabou em cima da linha, e Nick precisou se contentar com o segundo lugar — e com 2% de bateria ainda restantes no carro. Com a distribuição de punições, António Félix da Costa assegurou o terceiro lugar para a Porsche, que ainda comemorou a quarta colocação de Pascal Wehrlein.
Fórmula E 2022/2023, 4ª Etapa, eP de Hyderabad:
1 | J.E VERGNE | DS Penske | 33 voltas |
2 | N CASSIDY | Envision | +0.400 |
3 | A.F DA COSTA | Porsche | +1.859 |
4 | P WEHRLEIN | Porsche | +2.855 |
5 | S. SETTE CÂMARA | NIO | +3.523 |
6 | O ROWLAND | Mahindra | +7.138 |
7 | N NATO | Nissan | +7.318 |
8 | S VANDOORNE | DS Penske | +7.564 |
9 | A LOTTERER | Andretti | +8.703 |
10 | E MORTARA | Maserati | +9.073 |
11 | N MÜLLER | Abt Cupra | +10.622 |
12 | S FENESTRAZ | Nissan | +11.635 |
13 | M GÜNTHER | Maserati | +15.446 |
14 | L DI GRASSI | Mahindra | +15.999 |
15 | S BUEMI | Envision | +17.735 |
16 | J DENNIS | Andretti | +1:10.562 |
17 | R RAST | McLaren | NC |
18 | J HUGHES | McLaren | NC |
19 | S BIRD | Jaguar | NC |
20 | D TICKTUM | NIO | NC |
21 | M EVANS | Jaguar | NC |
22 | K VAN DER LINDE | Abt Cupra | NC |