Vergne supera Da Costa e conquista pole em 1-2 da DS Techeetah no eP de Jacarta
Na primeira classificação da história da Fórmula E na Indonésia, Jean-Éric Vergne levou a melhor. Assim, larga na pole do eP de Jacarta
O primeiro pole-position da história da Fórmula E na Indonésia é Jean-Éric Vergne. O piloto da DS Techeetah voou na classificação disputada no começo da madrugada brasileira deste sábado (4) – fim da manhã no horário local. Desta maneira, largará na posição de honra do eP de Jacarta, marcado para logo mais no complexo turístico da Praia de Ancol.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fórmula E quer ‘modo ataque 2.0’ para Era Gen3: “Inovador e diferente do que temos”
Relacionadas
Desde o começo, a DS Techeetah mostrou a força de anos recentes. Mais rápida dos treinos livres com Vergne, viu o francês avançar e António Félix da Costa ser mais rápido de seu grupo. Os dois foram adiante também nas quartas e nas semifinais para o que se tornou um duelo interno pela pole. Vergne conseguiu levar a melhor.
Na ordem de largada, Vergne e Da Costa fecham a primeira fila, enquanto Mitch Evans, Edoardo Mortara, Jake Dennis, Sébastien Buemi, Stoffel Vandoorne, André Lotterer, Nyck de Vries e Lucas Di Grassi fecharam o top-10.
Pascal Wehrlein seria o sexto colocado, mas carrega uma punição de cinco posições por uma troca de motor. Assim, larga na 11ª colocação. Sérgio Sette Câmara larga somente em 17º.
A largada do eP de Jacarta está marcada para as 4h50 (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi a classificação:
Grupo A – Stoffel Vandoorne, Jean-Éric Vergne, Robin Frijns, André Lotterer, Lucas Di Grassi, Jake Dennis, Nick Cassidy, Sébastien Buemi, Maximilian Günther, Oliver Askew e Sérgio Sette Câmara
Um dos únicos dois pilotos do grid ainda sem pontos em 2022 – o outro é o companheiro de equipe -, Sette Câmara saiu na frente para tentar alguma vantagem em Jacarta. A realidade é que, como se trata de uma pista totalmente nova, o traçado estava melhor que nos treinos livres, mas ainda bastante empoeirado. Era notório que a situação melhoraria a cada volta.
Quem não teria como aproveitar a melhora da pista seria Frijns, que foi avisado de que estava punido e não poderia andar com o carro. O aviso da FIA foi somente de que os procedimentos de classificação da Envision estavam sob investigação. Sairia em último, portanto.
Na primeira rodada de voltas rápidas, Dennis saiu em vantagem para os demais, mas estava na cara que tudo isso seria mudado conforme os carros voltassem à pista nos últimos dos 12 minutos disponíveis no traçado. E assim foi.
Conforme os pilotos voltaram, foram superando Dennis e a primeira rodada de tempos. Vandoorne colocou a Mercedes na frente, com 1min08s829. Vergne veio em segundo, somente 0s069 atrás. Dennis conseguiu colocar mais uma boa volta e passou em terceiro, enquanto Buemi classificou a Nissan para a fase de mata-mata.
O quinto mais rápido e já eliminado foi Lotterer, seguido por Cassidy, Günther, Sette Câmara, Askew e Frijns.
Grupo B – Edoardo Mortara, Mitch Evans, Nyck de Vries, Pascal Wehrlein, António Félix da Costa, Sam Bird, Oliver Rowland, Oliver Turvey, Alexander Sims, Dan Ticktum, Antonio Giovinazzi
Assim como no grupo inicial, a Dragon mandou seu zerado representante no campeonato, Giovinazzi, para sair à pista antes dos demais. A volta rápida de abertura teve erro e uma volta altíssima para o italiano.
A rodada inicial de voltas rápidas teve Da Costa andando na frente – apenas ele e Mortara chegaram à casa de 1min08s. Wehrlein e Rowland vinham em seguida, abrindo a lista de sete pilotos em 1min09s, enquanto Turvey aparecia em 1min10s. Giovinazzi? 1min18s.
No segundo grupo, os tempos até melhoraram mesmo, mas não como o esperado. Da Costa manteve a liderança com a volta inicial em 1min08s715. Mortara cresceu e fez 1min08s716 – sim, 0s001 mais lento que o português. Wehrlein colou em 1min08s974, ao passo que Evans fez 1min09s045. Os quatro se classificaram aos duelos.
Atrás disso, o primeiro eliminado foi o campeão De Vries, seguido por Rowland, Bird, Turvey, Ticktum, Sims e Giovinazzi. Como Buemi levou a Nissan pela primeira vez na temporada aos Duelos, a NIO fica como única equipe ainda zerada de avançar.
Duelos de quartas de final: Vandoorne x Evans, Vergne x Wehrlein, Mortara x Dennis e Da Costa x Buemi
O primeiro embate já apresentou grande surpresa: na volta decisiva, Vandoorne errou a curva um e terminou sem conseguir recuperar. Ponto para Evans! Na sequência, Vergme superou Wehrlein – que carrega punição de cinco posições – por somente 0s112. Mortara tirou Dennis no terceiro confronto, enquanto Da Costa, voando, deixou Buemi para trás.
Duelos de semifinal: Evans x Vergne e Mortara x Da Costa
A superioridade da DS Techeetah era notória. Evans foi veloz dentro das possibilidades da Jaguar e melhorou a volta que fez dentro dos Duelos, mas mesmo assim foi engolido por Vergne no confronto inicial. Faltava o segundo, que foi ainda mais desequilibrado. Da Costa colocou 0s4 em Mortara, que cometeu um erro, para garantir a primeira fila da equipe.
Duelo final: Vergne x Da Costa
Na hora da decisão, Vergne recebeu a bandeira verde antes e saiu primeiro para a pista. Logo no primeiro setor da pista de Jacarta, estava claro que o francês tinha ampla vantagem. E assim foi: pole para o piloto bicampeão da categoria.
Fórmula E 2022, eP de Jacarta, Indonésia, Grid de Largada:
1 | J.E VERGNE | DS Techeetah | 1:08.523 | ||
2 | A.F DA COSTA | DS Techeetah | 1:09.340 | +0.817 | |
3 | M EVANS | Jaguar | 1:08.658 | +0.135 | |
4 | E MORTARA | Venturi Mercedes | 1:08.693 | +0.170 | |
5 | J DENNIS | Andretti | 1:08.653 | +0.130 | |
6 | S BUEMI | Nissan | 1:09.188 | +0.665 | |
7 | S VANDOORNE | Mercedes | 1:09.268 | +0.745 | |
8 | A LOTTERER | Porsche | 1:09.101 | +0.745 | |
9 | N DE VRIES | Mercedes | 1:09.078 | +0.578 | |
10 | L DI GRASSI | Venturi Mercedes | 1:09.118 | +0.555 | |
11 | P WEHRLEIN | Porsche | P+5 | 1:09.029 | +0.595 |
12 | O ROWLAND | Mahindra | 1:09.134 | +0.611 | |
13 | N CASSIDY | Virgin Audi | 1:09.157 | +0.634 | |
14 | S BIRD | Jaguar | 1:09.148 | +0.625 | |
15 | M GÜNTHER | Nissan | 1:09.266 | +0.743 | |
16 | O TURVEY | NIO | 1:09.413 | +0.890 | |
17 | S. SETTE CÂMARA | Dragon Penske | 1:09.406 | +0.883 | |
18 | D TICKTUM | NIO | 1:09.688 | +1.165 | |
19 | O ASKEW | Andretti | 1:09.524 | +1.001 | |
20 | A SIMS | Mahindra | 1:09.723 | +1.200 | |
21 | R FRIJNS | Virgin Audi | |||
22 | A GIOVINAZZI | Dragon Penske | 1:18.034 | +9.511 |