López bate força do motor Audi e põe Dragon na liderança do TL2 em Santiago. Di Grassi é 3º
Os carros impulsionados por motor Audi novamente mostraram extrema força no traçado temporário montado no Parque O'Higgins. Desta vez, embora Robin Frijns tenha liderado por boa parte dos 30 minutos, foi José María López quem riu por último
Um festival de mudanças na liderança da tabela de tempos inundou o segundo treino livre para o eP de Santiago, neste sábado (26). E novamente a dupla da Virgin esteve muito rápida, ocupando as primeiras colocações por boa parte do dia. No final da sessão, entretanto, José María López surpreendeu e colocou a Dragon na liderança.
Atrás do piloto da Argentina, três empurrados pela Audi: Robin Frijns e Sam Bird colocaram a Virgin respectivamente em segundo e quarto, enquanto Lucas Di Grassi pôs o time de fábrica em terceiro.
Quem continua bem no sábado é Pascal Wehrlein, segundo pela manhã e quinto colocado bem próximo agora. Mitch Evans, Jérôme D'Ambrosio, Alexander Sims, Oliver Rowland e António Félix da Costa fecharam o top-10. Sébastien Buemi, que bateu no TL1, andou normalmente e chegou até a liderar a sessão, mas terminou em 15º.
Felipe Massa causou bandeira amarela por passar direto de uma das curvas em dado momento e terminou em 16º, enquanto o companheiro Edoardo Mortara foi o 22º e último. Nelsinho Piquet foi 17º.
O treino de classificação está marcado para 13h (de Brasília).
José María López (Foto: Reprodução/Twitter)
Relacionadas
Confira como foi o TL2:
Com tudo pronto e quase todos os pilotos enfileirados no pit-lane para não haver perda de tempo no treino curto, a primeira coisa a ser notada foi que Sébastien Buemi estava pronto para a pista com o carro recuperado após a forte batida da sessão matinal.
António Félix da Costa era o único piloto ainda fora da pista após os primeiros três minutos de treino. Enquanto isso, Felipe Massa ainda dava a impressão de ter certas dificuldades com o carro. Passou direto da curva para a área de escape, o que causou uma rápida bandeira amarela.
Ainda sem voltas tão rápidas quanto as de mais cedo, Robin Frijns e Sam Bird pularem para as primeiras colocações após a saída da amarela. Da Costa marcou volta apenas após oito minutos de treino, mas conseguiu se colocar entre as Virgin, em segundo.
Os comissários da prova anunciaram que os dois pilotos, José María López e Maximilian Günther, estavam sob investigação por ignorarem as instruções do diretor de prova. Sem maiores detalhes sobre quais ou quando.
Com menos de 15 minutos para o fim do treino, Buemi apareceu na liderança da tabela. Sim, o mesmo Buemi que praticamente não andou no TL1 por causa de uma pancada que danificou o carro da Nissan. Recuperado, aparentemente.
Mitch Evans arrastou a Jaguar no muro um pouco depois. Embora tenha atrapalhado o ritmo, claramente o neozelandês escapou de algo muito pior. Pascal Wehrlein voltava aos primeiros postos, seguindo bom começo que teve no dia, mas era Frijns quem reaparecia na dianteira. Volta em 1min08s260, agora bem melhor que a da manhã.
Quem se sentiu prejudicado foi Alexander Sims, que ficou preso atrás de Tom Dillmann e mesmo assim conseguiu o terceiro posto. Logo em seguida, Stoffel Vandoorne e Frijns deram uma passada perigosa na área de escape.
E assim, sem ser esperado, 'Pechito' López tomou a ponta com 1min08s194. Isso pouco após o argentino quase colidir com o companheiro Günther.
O desafio esperado contra López não apareceu. Liderança para ele, com Frijns, Di Grassi, Bird, Wehrlein, Evans, Jérôme D'Ambrosio, Sims, Oliver Rowland e Da Costa encerraram o top-10.
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
FE, eP de Santiago, TL2, Resultado Final:
1 | JOSÉ MARÍA LÓPEZ | ARG | DRAGON PENSKE | 1:08.194 | |
2 | ROBIN FRIJNS | HOL | VIRGIN AUDI | 1:08.260 | +0.066 |
3 | LUCAS DI GRASSI | BRA | AUDI | 1:08.299 | +0.105 |
4 | SAM BIRD | ING | VIRGIN AUDI | 1:08.341 | +0.147 |
5 | PASCAL WEHRLEIN | ALE | MAHINDRA | 1:08.442 | +0.248 |
6 | MITCH EVANS | NZL | JAGUAR | 1:08.456 | +0.262 |
7 | JÉRÔME D'AMBROSIO | BEL | MAHINDRA | 1:08.533 | +0.339 |
8 | ALEXANDER SIMS | ING | BMW | 1:08.660 | +0.466 |
9 | OLIVER ROWLAND | TAI | NISSAN | 1:08.684 | +0.490 |
10 | ANTÓNIO FÉLIX DA COSTA | POR | BMW | 1:08.755 | +0.561 |
11 | DANIEL ABT | ALE | AUDI | 1:08.781 | +0.587 |
12 | OLIVER TURVEY | ING | NIO | 1:08.823 | +0.629 |
13 | JEAN-ÉRIC VERGNE | FRA | TECHEETAH DS | 1:08.833 | +0.639 |
14 | ANDRE LOTTERER | ALE | TECHEETAH DS | 1:08.856 | +0.662 |
15 | SÉBASTIEN BUEMI | SUI | NISSAN | 1:08.892 | +0.698 |
16 | FELIPE MASSA | BRA | VENTURI | 1:08.896 | +0.702 |
17 | NELSINHO PIQUET | BRA | JAGUAR | 1:08.921 | +0.727 |
18 | STOFFEL VANDOORNE | BEL | HWA VENTURI | 1:09.299 | +1.105 |
19 | MAXIMILIAN GÜNTHER | AUT | DRAGON PENSKE | 1:09.799 | +1.605 |
20 | TOM DILLMANN | FRA | NIO | 1:10.441 | +2.247 |
21 | GARY PAFFETT | ING | HWA VENTURI | 1:10.550 | +2.356 |
22 | EDOARDO MORTARA | ITA | VENTURI | 1:10.558 | +2.364 |