FE

Lotterer é punido por falta no pit-lane e devolve vice-liderança da Fórmula E a Di Grassi

Anndré Lotterer não é mais o vice-líder do campeonato. O piloto alemão foi punido por desrespeitar a luz vermelha na saída do pit-lane quando o eP de Berna estava em bandeira vermelha. Assim, sofreu uma adição de 22s na classificação final da corrida

Grande Prêmio / Redação GP, do Rio de Janeiro
A Fórmula E atacou de novo. Quase quatro horas após o fim do eP de Berna, André Lotterer foi punido por um motivo objetivo: ignorar a luz vermelha na saída do pit-lane. Isso foi após o acidente da primeira volta, quando bateu em Maximilian Günther e foi aos boxes com o carro danificado para tentar aproveitar a bandeira vermelha. Voltou para a pista, recuperou o lugar de largada e terminou em quarto. A punição de 22s joga o alemão para o 15º lugar.
 
Lotterer teve uma exibição de gala após voltar inesperadamente dos boxes. Uma série de ultrapassagens permitiram que ainda atacasse Sébastien Buemi pelo pódio. Não passou, mas os 12 pontos da quarta colocação fizeram com que Lotterer assumisse a vice-liderança do campeonato, 32 pontos atrás de Vergne
André Lotterer (Foto: DS Techeetah)
Com a punição, Lotterer não marca pontos e vai para Nova York 44 pontos atrás de Vergne. Di Grassi fica com a segunda posição do campeonato, 32 pontos atrás - ele soma um ponto a mais ao subir do décimo para o nono lugar. A punição foi baseada no Artigo 37.1 das Regras Esportivas da Fórmula E.

Sem ele, Sam Bird, Günther, Daniel Abt, Alex Lynn, Felipe Massa, Di Grassi e Stoffel Vandoorne fecham o top-10. 
 
António Félix da Costa também foi punido com 5s no tempo final da prova por exceder o limite de velocidade em full course yellow. O português não havia pontuado. 

Classificação do campeonato da Fórmula E após 11 etapas:  poles - vitórias - pontos                                                              
                                                                
1 J.E VERGNE DS Techeetah FRA 1 3 130
2 L DI GRASSI Audi BRA   2 98
3 A LOTTERER DS Techeetah ALE 1   86
4 M EVANS Jaguar NZL   1 87
5 A FÉLIX DA COSTA BMW POR 1 1 82
6 R FRIJNS Virgin Audi HOL   1 81
7 S BUEMI Nissan SUI 2   76
8 D ABT Audi ALE     75
9 S BIRD Virgin Audi ING 1 1 69
10 J D'AMBROSIO Mahindra BEL   1 65
11 O ROWLAND Nissan ING 3   63
12 E MORTARA Venturi SUI   1 52
13 P WEHRLEIN Mahindra ALE 1   52
14 F MASSA Venturi BRA     36
15 S VANDOORNE HWA Venturi BEL 1   31
16 A SIMS BMW ALE     24
17 M GÜNTHER Dragon Penske ALE     20
18 A LYNN Jaguar ING     10
19 G PAFFETT HWA Venturi ING     8
20 O TURVEY NIO ING     6
21 J MARÍA LÓPEZ Dragon ARG     3
22 N PIQUET Jaguar BRA     1
23 T DILLMANN NIO ING      
24 F NASR Dragon Penske BRA      
25 F ROSENQVIST Mahindra SUE      


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.