Pouco mais da metade do primeiro treino livre para o eP de Paris, na madrugada deste sábado (27), aconteceu com bandeira verde. Por cerca de 20 dos 45 minutos da sessão inicial, bandeiras vermelhas ou o teste do sistema de amarela de pista inteira. Tudo isso impulsionado por uma chuva forte que caiu no começo da manhã em Paris, ainda que tenha parado logo no início do treino. A atividade na pista ficou em segundo plano, mas terminou com André Lotterer na ponta.
O piloto da DS Techeetah conseguiu dominar a sessão quando o sol começou a sorrir para a Esplanada dos Inválidos – e entre as bandeiras vermelhas causadas pelos dois pilotos da Virgin. Cravou uma melhor volta em cima da outra três vezes seguidas, saindo da casa de 1min12s para 1min11s e, por fim, 1min10s667.
Junto de Lotterer na casa de 1min10s, apenas a dupla da Nissan: Sébastien Buemi, um dos que rodou durante o treino, foi o segundo e teve Oliver Rowland atrás. Gary Paffett, Sam Bird, Pascal Wehrlein, Jean-Éric Vergne, Edoardo Mortara, Tom Dillmann e José María López encerraram o top-10. Felipe Massa ficou com a 15ª colocação.
André Lotterer (Foto: DS Techeetah)
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Lucas Di Grassi terminou na 22ª e última posição e com a ressalva de que foi o primeiro piloto a encontrar o muro após um erro bem no princípio da sessão. Mas os dois responsáveis por parar por mais tempo foram Robin Frijns e Bird. Os companheiros de Virgin bateram na mesma curva, a última, em momentos diferentes e obrigaram os comissários a interromper o treino para consertar a barreira de proteção. No caso de Frijns, levou dez minutos; depois, quando Bird bateu, o treino tinha apenas mais sete minutos. O resultado foi o fim da sessão.
Confira como foi o TL1:
Após um amanhecer chuvoso, a água parou de cair do céu logo após a bandeira verde, mas deixou a pista bastante afetada para a sessão. A dupla da Audi se apressou para liderar um grande grupo de pilotos tomando a pista na abertura da sessão. E Lucas Di Grassi entrou em problemas rapidamente. O piloto brasileiro perdeu o controle do carro na reta, aparentemente por conta de aquaplanagem, e bateu com força a frente do carro no muro. Conseguiu até sair de lá e levar o bólido para os boxes, mas os danos eram claros.
Bastante água na pista causava um efeito. Logo após Di Grassi, Jean-Éric Vergne escapou do traçado enquanto Sam Bird e Sébastien Buemi rodaram. Na realidade, Buemi perdeu o carro e acabou tocando a traseira da Virgin. Tudo isso nos primeiros cinco minutos, antes da tradicional chamada da full-course yellow para testar o sistema.
De volta para a bandeira verde, era Robin Frijns quem abria a segunda parte da sessão na liderança – mas ainda na casa de 1min13s, que seria deixada para trás conforme as condições da pista fossem melhorando. Logo José María López pulou para a ponta e Frijns foi para o muro após perder o carro. Mais uma batida forte no treino. Após a batida, bandeira vermelha. Frijns até levou o carro para o pit-lane, mas a barreira precisou ser reparada.
Na retomada do treino, foi Vergne quem rodou e deu sorte ao não bater em alguma barreira de proteção. Mas o sol começou a dar as caras após 30 minutos, afastando a chuva por enquanto e ajudando a secar a pista para o fim do treino – e o TL2. Os comissários aproveitaram para avisar que o tempo perdido o conserto da barreira não seria adicionado à sessão.
Os minutos seguintes, enfim, tiveram bastante atividade de voltas rápidas. André Lotterer, um dos primeiros pilotos a voltar para a pista, pulou para a ponta com 1min12s014. Na oportunidade seguinte, uma volta ainda melhor. Depois, melhor ainda e 1min10s667. De fato, a pista estava em condições renovadas. Buemi e Oliver Rowland também entravam na casa de 1min10s com as duas Nissan.
O relógio ainda mostrava mais de sete minutos de treino quando Bird perdeu o controle do carro após uma traseirada na entrada na última curva do circuito parisiense – exatamente no mesmo lugar que o companheiro Frijns havia batido. E foi parar no mesmo muro, causando uma nova bandeira vermelha para reparação da barreira de proteção. Foi o fim do treino, que a direção de prova avisou que não seria retomado.
Com cerca de 25 dos 45 minutos de fato em bandeira verde, Lotterer, Buemi, Rowland, Gary Paffett, Bird, Pascal Wehrlein, Vergne, Edoardo Mortara, Tom Dillmann e López formaram o top-10.
Fórmula E, eP de Paris, TL1, Resultado Final:
1 |
A LOTTERER |
DS Techeetah |
1:10.667 |
|
2 |
S BUEMI |
Nissan |
1:10.900 |
+0.233 |
3 |
O ROWLAND |
Nissan |
1:10.922 |
+0.255 |
4 |
G PAFFETT |
HWA Venturi |
1:11.276 |
+0.609 |
5 |
S BIRD |
Virgin Audi |
1:11.277 |
+0.610 |
6 |
P WEHRLEIN |
Mahindra |
1:11.417 |
+0.750 |
7 |
J.E VERGNE |
DS Techeetah |
1:11.474 |
+0.807 |
8 |
E MORTARA |
Venturi |
1:11.571 |
+0.904 |
9 |
T DILLMANN |
NIO |
1:11.808 |
+1.141 |
10 |
J.M LÓPEZ |
Dragon Penske |
1:11.853 |
+1.186 |
11 |
A LYNN |
Jaguar |
1:11.921 |
+1.254 |
12 |
D ABT |
Audi |
1:11.937 |
+1.270 |
13 |
M EVANS |
Jaguar |
1:12.056 |
+1.389 |
14 |
S VANDOORNE |
HWA Venturi |
1:12.119 |
+1.452 |
15 |
F MASSA |
Venturi |
1:12.129 |
+1.462 |
16 |
M GÜNTHER |
Dragon Penske |
1:12.439 |
+1.772 |
17 |
J D'AMBROSIO |
Mahindra |
1:12.514 |
+1.847 |
18 |
A FÉLIX DA COSTA |
BMW |
1:12.831 |
+2.164 |
19 |
O TURVEY |
NIO |
1:12.853 |
+2.186 |
20 |
A SIMS |
BMW |
1:12.938 |
+2.271 |
21 |
R FRIJNS |
Virgin Audi |
1:13.066 |
+2.399 |
22 |
L DI GRASSI |
Audi |
1:13.414 |
+2.747 |
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