FE

Lotterer sobra no fim e coloca DS Techeetah na liderança do TL2 da Fórmula E em Berlim. Massa é 6º

O segundo treino livre para o eP de Berlim terminou com André Lotterer na dianteira e a DS Techeetah assustando as rivais. Novamente foi Edoardo Mortara quem acabou superado no final, mas a Venturi sai forte da sexta-feira com os dois pilotos no top-6

Grande Prêmio / PEDRO HENRIQUE MARUM, do Rio de Janeiro
É difícil saber a avaliação que a Fórmula E fez sobre o modelo dos treinos livres na sexta-feira, mas ao menos nesta sexta (24), do ponto de vista de pilotos e equipes, foi um sucesso. Assim como o primeiro treino, o TL2 terminou com 95 minutos limpos de pista, sem qualquer incidente que impedisse a atividade na pista. A liderança ficou com André Lotterer e a DS Techeetah.

Lotterer superou Edoardo Mortara com cerca de 1min30s ainda no relógio para o fim do treino e foi com sobras: liderou com o tempo de 1min07s401 e a vantagem de 0s284. Mortara, aliás, voltou a ser segundo colocado batido no fim do treino. O mesmo aconteceu quando Mitch Evans deixou a Venturi para trás na sessão de abertura do dia.
 
Alexander Sims, Sébastien Buemi, Evans, Felipe Massa e António Félix da Costa ainda conseguiram se colocar na casa de 1min07s: entre os sete, duas Venturi e duas BMW. Oliver Rowland, Alex Lynn e Daniel Abt fecharam o top-10: com menos separação, visto que Jaguar e Nissan colocaram os dois bólidos na zona que equivale à de pontuação.
 
Lucas Di Grassi ficou com o 13º posto, ao passo que o líder do campeonato, Jean-Éric Vergne, passou menos tempo na pista e fechou no 17º lugar. 
André Lotterer (Foto: DS Techeetah)
Vale lembrar que a FE adiantou a programação para realizar a corrida na hora do almoço do sábado local. O motivo é fugir da competição local com a decisão da Copa da Alemanha de futebol, também jogada em Berlim, onde vão se enfrentar Bayern e RB Leipzig.
 
As equipes agora trabalham durante a noite para o treino de classificação, marcado para a madrugada. Veja os horários da FE em Berlim.

Confira como foi o TL2:
 
Movimentação na pista começou imediatamente após a bandeira verde para o segundo e último treino da sexta-feira na Fórmula E em Berlim. Todo mundo para pista logo de cara, tráfego no pit-lane e forte desejo por encher o carro de voltas antes da classificação da madrugada do sábado. 18 dos 22 saíram imediatamente. 
 
As primeiras voltas rápidas foram de Pascal Wehrlein e Felipe Massa, ocupando a ponta, mas ainda com tempos distantes daqueles que apareceram no TL1. Edoardo Mortara e José María López preferiram fazer uma simulação de perseguição de corrida para abrir as atividades.
 
Quase 1/3 de treino e apenas duas Virgin ainda não haviam anotado uma volta rápida. Sam Bird até tentou sair, mas deu uma relada no muro na volta de instalação e voltou imediatamente. Robin Frijns, não, apenas esperava. Pascal Wehrlein também voltou para o pit-lane para mudança: mudou a asa dianteira por causa do setup.
 
Edoardo Mortara, segundo colocado no treino inicial, pulou para 1min07s685 e assumiu o segundo posto. E Felipe Massa, pouco depois, fez 1min07s895 para pular de volta para o segundo posto e montar um 1/2 temporário para a Venturi.
 
Quem deu uma forte travada dos pneus foi Gary Paffett, que realmente quase perdeu o controle do HWA. Os testes continuavam, enquanto isso, e Jean-Éric Vergne voltou para os boxes para que a DS Techeetah trocasse os pneus. Jérôme D'Ambrosio avisou para a equipe Mahindra que os freios estavam funcionando melhor que no TL1, quando vários pilotos reclamaram. 

Bird enfim foi para a pista e cravou a primeira volta rápida a sete minutos do fim pulando o 13º posto. Nos cinco minutos finais, happy hour: as voltas começaram a cair e as posições mudavam freneticamente durante alguns instantes. Mas Mortara foi desbancado somente com 1min30s para o fim: por André Lotterer. O piloto da casa sobrou e deixou 1min07s401 no relógio. 

Fórmula E, eP de Berlim, TL2, Final:

1 A LOTTERER DS Techeetah 1:07.401  
2 E MORTARA Venturi 1:07.685 +0.284
3 A SIMS BMW 1:07.715 +0.314
4 S BUEMI Nissan 1:07.773 +0.372
5 M EVANS Jaguar 1:07.888 +0.487
6 F MASSA Venturi 1:07.895 +0.494
7 A FÉLIX DA COSTA BMW 1:07.976 +0.575
8 O ROWLAND Nissan 1:08.019 +0.618
9 A LYNN Jaguar 1:08.076 +0.675
10 D ABT Audi 1:08.089 +0.688
11 P WEHRLEIN Mahindra 1:08.118 +0.717
12 R FRIJNS Virgin Audi 1:08.120 +0.719
13 L DI GRASSI Audi 1:08.137 +0.736
14 J D'AMBROSIO Mahindra 1:08.177 +0.776
15 O TURVEY NIO 1:08.260 +0.859
16 T DILLMANN NIO 1:08.365 +0.964
17 J.E VERGNE DS Techeetah 1:08.457 +1.056
18 S VANDOORNE HWA Venturi 1:08.554 +1.153
19 G PAFFETT HWA Venturi 1:08.668 +1.267
20 M GÜNTHER Dragon Penske 1:08.817 +1.416
21 S BIRD Virgin Audi 1:08.849 +1.448
22 J.M LÓPEZ Dragon Penske 1:19.017 +11.616


Apoie o GRANDE PRÊMIO: garanta o futuro do nosso jornalismo

O GRANDE PRÊMIO é a maior mídia digital de esporte a motor do Brasil, na América Latina e em Língua Portuguesa, editorialmente independente. Nossa grande equipe produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente, e não só na internet: uma das nossas atuações está na realização de eventos, como a Copa GP de Kart. Assim, seu apoio é sempre importante.

Assine o GRANDE PREMIUM: veja os planos e o que oferecem, tenha à disposição uma série de benefícios e experiências exclusivas, e faça parte de um grupo especial, a Scuderia GP, com debate em alto nível.