Di Grassi completa 1.600 km em teste da ABT com motor Lola-Yamaha em Calafat

Lucas Di Grassi foi à pista de Calafat, na Espanha, para testar as novidades da ABT para a próxima temporada da Fórmula E. Além do Gen3Evo, equipe terá a estreia do trem de força Lola-Yamaha, que vai substituir o da Mahindra

Lucas Di Grassi saiu satisfeito após as primeiras experiências com o novo carro que terá na Fórmula E a partir da temporada 2024/25. A ABT foi ao Circuito de Calafat, na Espanha, para testar o Gen3Evo, e o brasileiro destacou a evolução do novo monoposto — que, no caso do time alemão, ainda terá o estreante trem de força Lola-Yamaha. No total, foram mais de 1.600 km registrados.

“Três parceiros, uma equipe e mais de 1.600 km cobertos nos testes da última semana, feitos com sucesso pelo carro ABT-Lola em Calafat”, divulgou o brasileiro em suas redes sociais.

Feliz com a evolução de um carro para o outro, Di Grassi aproveitou para descrever a experiência de pilotar o Gen3Evo, que vai permanecer na Fórmula E por duas temporadas até a chegada do Gen4.

“O carro é 4s mais rápido do que o desse ano, tem tração integral e acelera de 0 a 100 km/h em 1s86. Não há carro de corrida capaz de acelerar assim, nem mesmo um carro de Fórmula 1. Tá demais”, ressaltou Di Grassi.

Um dos grandes destaques do Gen3Evo é o alto poder de aceleração, que vai de 0 a 96 km/h em apenas 1s82 — 30% mais rápido que os carros atuais da Fórmula 1. As melhorias de performance também significam um aumento de 2% em comparação com o Gen3. O novo desenho foi feito para ser mais forte, mais robusto e com mais aerodinâmica, aproximando as batalhas roda a roda da categoria.

A ABT terá uma nova fornecedora de motores a partir da próxima temporada (Foto: Reprodução)

Passa também a ser o carro mais rápido da história da Fórmula E, podendo bater a velocidade de 320 km/h. Traz a frenagem regenerativa de 600 kW, que gera quase 50% da energia necessária para uma corrida durante o próprio eP.

As atualizações de desempenho serão feitas por meio de engenharia de software, e o carro é o mais eficiente de todos os tempos: motor elétrico com 90% de eficiência, superando os 40% dos carros com potência a combustão interna.

Depois de dois anos andando no fundo do grid com o trem de força Mahindra, primeiro na equipe indiana e depois na ABT, Di Grassi espera que o nível de competitividade suba com os motores Lola-Yamaha, que estrearão na categoria na próxima temporada.

Fórmula E entra de férias e retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.

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