Di Grassi lamenta problemas em “pior ano da carreira”: “Tudo que podia dar errado deu”
Lucas Di Grassi conversou com o GRANDE PRÊMIO nesta terça-feira (10) e lamentou as dificuldades vividas na temporada 2023/24 da Fórmula E — classificada por ele como a pior da carreira. Brasileiro, porém, demonstrou confiança no futuro da ABT
No evento de lançamento do eP de São Paulo da Fórmula E, nesta terça-feira (10), em apresentação da etapa que vai abrir a temporada 2024/25 da categoria em dezembro, Lucas Di Grassi conversou com o GRANDE PRÊMIO sobre a edição que se passou. Definido por ele como “o pior da carreira por muito”, o campeonato terminou com apenas quatro pontos somados pelo brasileiro, que não teve uma trajetória tranquila com o carro da ABT Cupra.
Segundo Di Grassi, tudo que poderia dar errado na temporada realmente deu. O piloto lamentou os erros nas escolhas de estratégia, mas disse que o desempenho pessoal foi melhor do que em 2023. Além disso, o campeão de 2016/17 ressaltou a importância de aprender com o que aconteceu.
“Basicamente, na temporada passada, o que podia dar errado deu”, admitiu Di Grassi em entrevista exclusiva ao GP. “Descobrimos falhas no carro depois de algumas corridas, e quando escolhíamos a estratégia ‘A’, a ‘B’ era melhor. Quando escolhíamos a ‘B’, a vantagem era da ‘A’. Foi um ano muito ruim, mas não por causa da minha performance”, destacou.
“Se comparar minha performance com o ano passado, foi melhor, mas os pontos, os resultados, foram muito piores. É um ano para aprender, mais do que esquecer, e levar esse conhecimento para o ano que vem”, disse.
Para a temporada 2024/25, que começa em dezembro, Di Grassi terá um novo desafio. A ABT vai contar com o trem de força Lola-Yamaha, que estreia na Fórmula E na próxima edição. O desafio, segundo ele, é tentar evoluir o máximo possível, já que há uma defasagem em relação aos concorrentes. Lucas, porém, demonstrou confiança em concluir o objetivo.
“A dificuldade é realmente acelerar esse desenvolvimento de uma equipe totalmente nova. Entra a Yamaha, a Lola, e já conheço o pessoal da ABT. É tentar ser competitivo desde a primeira etapa. Vai ser difícil, mas estou confiante de que vamos conseguir fazer bem melhor do que no ano passado”, finalizou Di Grassi.
A Fórmula E retorna com atividades de pista somente entre os dias 4 e 7 de novembro, com os testes coletivos de pré-temporada na pista de Valência, na Espanha. A temporada 2024/25 começa aqui no Brasil, com o eP de São Paulo, marcado para o fim de semana do dia 7 de dezembro.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Formula E direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.